Dualboot no raspberry com berryboot
Existem vários sistemas legais para rodar no raspberry, e muitos deles são extremamente leves e cabem bem num SD de 4GB+.
Porém é muito chato e cansativo instalar em cada cartão sd ou pen-drive um sistema operacional diferente para rodar no seu raspberry. Neste caso, explicarei como configurar um sistema gerenciador de boot muito foda, chamado BerryBoot, que vai permitir instalar múltiplos sistemas em um único cartão SD.

Se você é novo no Raspberry, com certeza já deve ter ouvido falar do NOOBS, que é também, um sistema gerenciador de boot que permite facilmente baixar e instalar múltiplos sistemas operacionais no seu raspberry, porém nele você terá poucas opções de sistemas para instalar, e caso queira incluir um novo sistema por conta própria, você terá um trabalho um pouco chato para incluir uma distro não oficial para o NOOBS.
Neste caso, na minha opinião, o BerryBoot se destacou melhor, visto que é muito fácil incluir um novo sistema nele, e ele conta com uma lista grande de sistemas pronto para baixar e instalar. E caso você queria instalar um sistema que não consta na sua lista oficial, você pode facilmente baixar uma imagem do site BerryBoot Images que conta com +80 distribuições linux compatíveis com Raspberry Pi Zero, 1, 2 e 3.
Para instalar o berryboot, basta seguir as dicas desse link: http://www.berryterminal.com/doku.php/berryboot
Nele explica onde baixar a última versão do berryboot compatível com seu raspberry, além de explicar em detalhes como formatar o cartão de memória, incluir um sistema pela internet ou via entrada usb.
Para exemplificar na prática, vou explicar como instalar um sistema operacional via berryboot.
- Formate o cartão SD para FAT32, baixe a versão do berryboot compatível com seu Raspberry e extraia o conteúdo do berryboot.zip na raíz do cartão SD.
- Coloque o cartão SD no Raspberry PI, e inicie o sistema.
- Será apresentado a tela inicial do berryboot para você configurar conexão internet, timezone, layout do keyboard e outros detalhes, veja imagem abaixo:

- Clique em OK após configurar o setup inicial para acessar a próxima tela, que será sobre como instalar o berryboot no cartão SD.

- Nesta tela, escolha o próprio cartão SD para formatar e instalar o berryboot nele, para que permita fazer boot inicial no raspberry pi. (Opcional: Você pode configurar boot via pendrive no lugar do cartão SD, basta selecionar a opção referente ao seu pendrive)
- Em seguida, aparecerá a tela para escolher qual sistema operacional baixar e instalar.

- Você pode escolher vários sistemas (vai depender da capacidade do seu cartão SD né!), que ele vai se encarregar de baixar, instalar e incluir no menu de boot do berryboot, veja o menu na próxima imagem.

- Caso você queria baixar e instalar um sistema operacional que não existe na listagem oficial, você pode acessar esse site: http://berryboot.alexgoldcheidt.com/images que contém +80 sistemas compatíveis, você terá que baixar, descompactar e mandar para um pendrive formatado em FAT32, em seguida, você liga o raspberry já com berryboot rodando, e acessa essa tela do Menu Editor, nesta tela você poderá restaurar o sistema, fazer backups, e principalmente baixar e instalar uma nova distro.
- Para incluir um novo sistema, já na tela de Menu Editor (a tela do screenshot anterior), CLIQUE E SEGURE na opção Add OS para aparecer a opção de instalação via USB Stick. Em seguida acesse a pasta do pendrive e selecione a imagem do sistema que deseja instalar.
O legal do BerryBoot é que conta com muito mais sistemas operacionais fáceis de instalar do que o NOOBS, e permite facilmente instalar sistemas em um pendrive (algo que é pouco mais difícil de fazer com NOOBS ou sem NOOBS).
Fontes:
+ http://www.berryterminal.com/doku.php/berryboot
+ http://berryboot.alexgoldcheidt.com/images