Leão de Ouro para a Igualdade de Gênero na Colômbia

A J. Walter Thompson Colômbia levou um merecido Leão de Ouro em Mídia no festival Cannes Lions 2017 com a simples, porém empoderadora, campanha “Equality Signs” para a Nike, realizada no último Dia Internacional da Mulher em Bogotá.

Antes de falar sobre a ação em si, vamos a alguns números sobre a paridade entre os sexos e a violência contra a mulher neste país que está entre os seis com mais casos registrados na região da América Latina. Segundo dados de 2015 do Colégio de Estudos Superiores em Administração (Cesa), a participação feminina no mercado de trabalho local é de 46,3%, destas apenas 34% ocupam cargos de alta gerência. A Colômbia ainda não teve uma presidente mulher. Quando o assunto são os salários, a diferença é em média de 11%, e apenas 29,8% das empresas do país tem políticas de incentivo à igualdade de gênero, sendo que somente 28,8% disse incluir homens e mulheres em sua comunicação (guarde este dado, tem tudo a ver com a campanha da Nike).

Foi só no ano de 2015 que o país começou a discutir o feminicídio em âmbito institucional, um ano após a Corte Constitucional (equivalente ao Supremo Tribunal Federal brasileiro) permitir o aumento da pena para crimes de violência contra a mulher. Uma estimativa da ONU Mulheres relata que a cada dois dias e meio uma mulher é assassinada por seu companheiro.

O país é muito tradicionalista, religioso e ainda é preciso de muitas mudanças na sociedade colombiana para que as mulheres e as minorias da república tenham seus direitos garantidos e se sintam em paridade com os homens em todos os setores do país.

Foi pensando em todo esse conjunto de fatores que a Nike junto à J.W.T Colômbia decidiram celebrar o Dia Internacional da Mulher levando igualdade de gênero às placas de sinalização da cidade. Em Bogotá, assim na maioria das cidades do mundo, toda a comunicação de trânsito é representada por homens. Pode parecer algo irrelevante, mas revela uma séria disparidade de gênero que cultivamos sem nos darmos conta. A ativação foi feita por meio de um simples adesivo capaz de transformar as placas da cidade e fazer com que as mulheres se sentissem representadas. Em parceria com a Secretaria de Governo da prefeitura de Bogotá, a marca também produziu placas trazendo homens e mulheres praticando esportes — mostrando que pequenos sinais fazem sim toda a diferença. Confira o vídeo da ação:

Peça vencedora do Leão de Ouro em Mídia no festival Cannes Lions 2017 — J. Walter Thompson | Nike