Sobre startups disruptivas e cripto moedas.

Crypto Machine
4 min readMar 27, 2018

--

Quando pensamos em tecnologia e como nossa vida mudou, geralmente não nos atentamos para velocidade que isso tudo ocorreu. Se você estava aí na época do modem de 56 kbps e se lembra do som que ele produzia na hora de se conectar à internet você provavelmente vê com um pouco mais de clareza o quão rápido as coisas mudaram… e para melhor.

Som do modem Dial Up 56 kbps

Não é só no ramo da tecnologia da informação que vemos as evoluções, a indústria automobilística e de aviação vem passando constantemente por mudanças que trazem benefícios não só para grandes empresários, mas para cada usuário que se beneficia do conforto e facilidades que são proporcionados. O setor de telefonia que o diga, a alguns anos não se imaginava nem de brincadeira ter um celular capaz de efetuar tantas funções no seu bolso. Quem imaginaria que veríamos carros elétricos sem motorista nos levando ao nosso objetivo (Tesla Motors),

Passageiros se divertindo tranquilamente sem motorista dentro do Tesla

ou mesmo drones entregando mercadorias a quilômetros de distância de forma totalmente automatizada como vem ocorrendo na Amazon.

Primeira entrega feita por Drone pela Amazon

Ou que um foguete levaria um carro no espaço e voltaria praticamente intactos pra terra, economizando bilhões de dólares e tornando a viagem espacial uma possibilidade muito mais sustentável como vem fazendo a Space X?!

Lançamento da Falcon Heavy (SpaceX) com um Tesla Roadster para Marte

No ramo financeiro as tão aclamadas Fintechs tentam desburocratizar o conceito de banco, facilitando o acesso das pessoas a contas e cartões de crédito. Outras permitem que qualquer pessoa faça investimentos de todos os tipos através da tela do celular ou tablet.

Atualizamos nossas necessidades e com elas geramos formas mais simples de lidar com a informação que temos, e é nesse ponto que o termo Startup vem a nossa mente.

O termo startup é conhecido a anos nos Estados Unidos, porém só na chamada bolha-ponto-com o termo passou a ser amplamente utilizado aqui no Brasil. Muitas pessoas do meio diriam que startup é qualquer pequena empresa no seu período inicial, outras defendem que startup é uma empresa com custo de manutenção baixo que pode gerar muito lucro. Porém há uma definição mais atual, que parece satisfazer a vários especialistas e investidores: startup é um grupo de pessoas a procura de um modelo de negócio repetível e escalável, que trabalhando em condições de extrema incerteza buscam maximizar os ganhos e escalar rapidamente.

Mas o que as startups tem a ver com o mundo de cripto moedas? E como isso pode ser disruptivo ou mesmo sustentável?

O termo “disruptivo” vem sendo aplicado a várias décadas quando o sentido é mostrar alguma inovação, em especial quando esta é uma nova tecnologia, produto ou serviço que chega ao mercado derrubando uma tecnologia ou método dominante, algo que revoluciona o status quo. Podemos citar vários exemplos como o Uber, Airbnb , Dropbox, Udacity … entre outros, cada um dos citados acima conseguiu da sua forma quebrar um paradigma até então não ultrapassado, a tão conhecida economia colaborativa ou compartilhada. E todos eles surgiram como startups.

E como não poderiam ficar de fora a grande indústria vem se utilizando do potencial das startups de solucionar problemas e trabalhar com várias tecnologias, um exemplo claro disso é o empresário Elon Musk (dono da Tesla, SpaceX e SolarCity) que investiu bilhões de dólares na startup OpenAi, responsável pelo sistema que conseguiu derrotar o mestre de Go Lee Sedol com seu programa AlphaGo.

AlphaGo ( software desenvolvido pela OpenAi ) Vs Lee Sedol ( Jogador profissional de Go )

A startup tem mentes trabalhando no desenvolvimento e pesquisa nos ramos de machine learning e inteligência artificial. Elon é mais um dos que acreditam no poder da inteligência artificial para solucionar problemas em vários setores no futuro.

E é nesse ponto que entram as criptos e o poder dos Smart-contracts ou Contratos Inteligentes. A facilidade de conseguir investimentos com ICOs sem depender de crowdfunding ou Venture Capitals permite que a cada dia surjam mais e mais startups se utilizando da tecnologia da blockchain para conseguir fundos de investimento. Os exemplos bem sucedidos são muitos, então vou me ater a alguns: Elastos, WePower, VeChain, 0xProject, FarmaTrust todas se utilizando da facilidade e imutabilidade da blockchain para disruptar em suas áreas.

Com a descentralização possibilitada pelo Bitcoin / Ethereum e outros smart-contracts estamos caminhando para um mundo com mais possibilidades. Um

mundo onde a inovação não está mais nas mãos dos grandes empresários do Vale do Silício e Wall Street, mas sim na capacidade das empresas de desenvolverem uma tecnologia que interesse ao público, este que tem total liberdade para investir nessas empresas se utilizando de cripto moedas sem a tradicional burocracia do mercado de investimentos.

A ideia final que fica é clara, o mundo está passando por uma mudança/descentralização de informação sem volta, e isso é ótimo . Amanhã nossos filhos e netos terão acesso a tecnologias e facilidades jamais imaginadas, graças a vontade de vários empreendedores e a facilidade de acesso de chegar até eles.

Se você gostou desse post, por favor, compartilhe e deixe seu like.

Para mais posts do tipo me siga nas redes sociais abaixo:

Obrigado!

--

--

Crypto Machine

Desbravando tecnologias, entendendo cryptos e fazendo trades incansavelmente! Binance Exchange: https://www.binance.com/?ref=13312535