Qual é o futuro da Internet? Parte 1/2

CryptoDicasOficial
3 min readMar 13, 2018

--

As 3 Eras da Internet…

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre a importância da descentralização tanto no ambiente da internet, quanto no das criptomoedas. Para analisar o presente e projetar o futuro precisamos entender como chegamos aqui. Vamos então falar um pouco das eras da internet.

A PRIMEIRA ERA DA INTERNET (De 1980 ao início de 2000)

O ambiente era desenvolvido através de protocolos abertos e eram controlados pela comunidade da internet. Isso significa que pessoas e empresas poderiam fazer sua presença na internet crescer sabendo que as regras do jogo não mudariam de repente. Grandes empresas foram constituídas durante esse período, tais como: Yahoo, Google, Amazon, Facebook, LinkedIn, and YouTube. E o valor de empresas com plataformas centralizadoras como AOL derreteram. Após o estouro da Bolha das .COM e a consolidação das empresas sólidas, veio a segunda era.

A SEGUNDA ERA DA INTERNET (Do início de 2000 até hoje)

Nessa segunda era algumas empresas ganharam notoriedade e se tornaram as empresas mais valiozas do mundo. São elas Google, Apple, Facebook, and Amazon (GAFA) —tais empresas desenvolveram melhorias em seus softwares a ponto de inviabilizar a competição com plataformas descentralizadas. Com o crescimento acelerado e baixa no custo dos smartphones, vieram os apps móveis, que hoje contemplam a maioria do uso da internet. Ou seja, os usuários migraram de plataformas descentralizadas para as centralizadas, com melhor interface, melhor funcionamento e conectividade.

O lado bom é que o número de usuários da internet atingiu bilhões e esses conseguem ter acesso a diversas tecnologias que melhoras suas vidas. O lado ruim é que tornou-se mais difícil para startups, inovadores individuais e outros grupos conseguirem participar desse mercado. Acabou que isso sufocou a inovação, fazendo a internet menos dinâmica. Além disso, a Centralização levou a um cenário de tensões como privacidade, direitos individuais, fake news, leis restritivas e fake profiles. Todo esse debate deve se intensificar muito nos próximos anos.

A TERCEIRA ERA DA INTERNET

A Blockchain do Ethereum pode se tornar a maior força de descentralização.

A resposta a toda essa centralização nessas Majors da tecnologia tem sido regulação por parte dos governos. Os governos partem do pressuposto de que a internet é um meio de comunicação como eram o telefone, o rádio e TV. Mas a capacidade de metamorfose dessas mídias antigas era limitada a seus hardwares. Essa limitação não existe mais, pois a base da inovação de hoje são os softwares. Qualquer regulamentação compete com a força do mercado e a capacidade de ajustes no desenvolvimento dessas mídias.

A Internet ainda está eu seu estágio inicial de evolução. A internet, como conhecemos hoje, mudará completamente nas próximas décadas. Essa mudança será viável devido a revolução das criptomoedas (Bitcoin) e a evolução dessa rede através de Smart Contracts (Ethereum). Criptorredes combinadas com os melhores pontos das duas primeiras eras da internet vão revolucionar o mundo. Será possível que as grandes empresas de tecnologia tenham que entrar no jogo das plataformas descentralizadas. Senão podem se tornar a Blockbuster da Netflix.

Como será o futuro da Internet?

Falaremos disso na Parte 2 desse artigo.

Até breve.

ATENÇÃO:

ESSE ARTIGO NÃO ESTÁ SUGERINDO NENHUM INVESTIMENTO. TRATA-SE APENAS DE UMA OPINIÃO E DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES. SEJA SEMPRE RESPONSÁVEL EM SEUS INVESTIMENTOS.

Alex Perim — Colunista e Editor Chefe

Engenheiro Formado no Instituto Militar de Engenharia (IME). Analista de Comercialização de Commodities.

Engineer graduated from the Military Institute of Engineering. Commodities Marketing Analyst.

--

--