Como se tornar um pizzaiolo profissional

César Augusto
Sep 1, 2018 · 4 min read

Como se tornar um pizzaiolo profissional? O pizzaiolo deve ter treinamento de qualidade e conhecimento sobre produção de pizzas, para atender as exigências do mercado. CLIQUE AQUI para conhecer o Curso de Pizzaiolo Profissional.

A Pizza consiste basicamente em um disco de massa fermentada de farinha de trigo, regado de molho de tomate e coberto por diversos ingredientes, que tradicionalmente incluem algum tipo de queijo, frios, ervas, carnes, devendo ser tudo levado ao forno por um pizzaiolo.

As receitas de pizza devem proporcionar maciez, suavidade, e elasticidade. As bordas devem ser bem douradas e a massa de pão bem fermentado, misturando-se à acidez do tomate.

Hoje em dia é difícil encontrar um profissional que consiga ser um mestre na arte da pizza, de forma a atender a todos os quesitos fundamentais, sabendo verdadeiramente como fazer pizza com excelência. A realidade demonstra que é grande a carência por profissionais bem treinados para exercer a função, fato este que pode ser constatado pelos níveis de salários que são pagos aos profissionais que se destacam e que rapidamente são recrutados no mercado pelas melhores pizzarias do país.

Os clientes estão cada vez mais exigentes, e tem buscado estabelecimentos que atendam suas expectativas, englobando bom produto, atendimento eficiente e rápido, ótimas condições de higiene, variedade e qualidade do produto, entre outros.

É preciso reconhecer as preocupações e responsabilidade dos donos de pizzarias, que buscam deixar seus estabelecimentos sempre no topo, visando o atendimento com excelência e encantamento do cliente, dessa forma enfrentando em igualdade a grande concorrência que aumenta a cada dia mais.

“O pizzaiolo é o principal responsável pela receita de pizza de forma profissional, por conduzir as etapas na área de produção e por viabilizar o atendimento aos clientes de forma satisfatória, afirma o professor Wilson Ferreira, do Curso Profissionalizante de Pizzaiolo CLIQUE AQUI.

É necessário que o profissional pizzaiolo possua treinamento de qualidade em algum curso de pizzaiolo, além de ter conhecimento teórico e prático sobre a produção de pizzas, que o colocará em condições de exercer a profissão com a qualificação exigida pelo mercado.

Para ser um pizzaiolo bem qualificado, não basta conhecer várias receitas de produtos e saber elaborá-los com eficiência. É preciso, antes de tudo, possuir conhecimentos de relações humanas, de ética profissional, de administração das etapas do trabalho e saber realizar seu trabalho mantendo as melhores condições de higiene, além de saber preservar a qualidade da matéria-prima a ser utilizada na elaboração dos produtos.

Dicas para aprender a ser um pizzaiolo profissional e ter sucesso na carreira:

Postura profissional

Devido à grande competitividade do mercado, as pizzarias buscam cada vez mais colaboradores que possuam conhecimentos técnicos avançados, e também características essenciais para exercerem suas profissões.

É necessário ter ética, carisma, iniciativa, liderança, perseverança, autocontrole e também criatividade, sendo uma pessoa que busca inovações.

O Pizzaiolo

Na pizzaria, o pizzaiolo é apontado como o principal responsável pelo sucesso do negócio. Ao escolher uma pizza, o cliente está depositando toda a confiança no responsável pela elaboração do produto, que é o pizzaiolo. Caso o cliente fique insatisfeito, poderá ser propagada uma imagem negativa da pizzaria.

Apresentação pessoal

O profissional pizzaiolo deve sempre cuidar do seu visual, estando com as vestimentas adequadas, uniforme de cor clara, passando imagem de boas condições de higiene e limpeza. O fato de se trabalhar diretamente em contato com o forno não deve ser desculpa para estar com uniforme em péssimas condições. O ideal é também utilizar cabelos sempre presos ou bem aparados e também não utilizar aparatos de uso pessoal como anéis, pulseiras, relógios, brincos e correntes. É importante procurar estar sempre bem apresentável, em excelentes condições de higiene pessoal.

Pontualidade

O pizzaiolo deve estar sempre presente no local de trabalho, em condições de iniciar suas atividades no horário combinado. Ele deve ser responsável pelos seus atos e nunca mudar o seu comportamento, em função de atitudes incorretas de outros colaboradores, caso isso venha ocorrer no ambiente de trabalho. Não é correto priorizar afazeres pessoais e sacrificar a jornada no trabalho.

Cordialidade

Um verdadeiro profissional pizzaiolo devem sempre ser cordial com os colegas de trabalho, procurando manter sempre uma atmosfera de respeito no ambiente em que se trabalha. Deve ouvir as reclamações e procurar tirar proveito. Dificilmente alguém fará uma reclamação sem algum fundamento, mesmo que isso possa parecer exagero. As reclamações devem ser um momento de aprendizado e melhoria. Se alguém alterar a voz, é preciso manter a calma, a serenidade e a segurança para que eventuais conflitos, mesmo que pequenos, não se transformem em um problema maior;

Falar pouco

O pizzaiolo deve evitar conversas desnecessárias e concentrar a atenção em seu trabalho. Ainda mais que, no caso de pizzarias, ele terá de ser ágil e bastante atento, pois qualquer deslize comprometerá a qualidade do produto final;

Aprimoramentos

É necessário que o pizzaiolo esteja sempre “antenado” para com as novidades do mercado. Achar que sabe tudo é um erro muito comum e que compromete o trabalho das pessoas. Não deve-se esquecer que enquanto se está trabalhando, outras pessoas estão aprimorando métodos, desenvolvendo fórmulas, gerando resultados. É dever estar sempre atualizado, pois se hoje você sabe muito, amanhã seu conhecimento poderá estar ultrapassado e se tornar insuficiente, diante das constantes mudanças e aprimoramentos pelos quais o mercado vem passando.

Competência

Você, que pretende se qualificar para exercer a profissão de pizzaiolo, ou que já é um profissional desse ramo, não pode esquecer que o desenvolvimento humano, pessoal e profissional faz parte das pessoas que desempenham papel importante em uma sociedade moderna e evoluída. O Curso de Pizzaiolo Profissional ensina todos os aspectos da profissão de forma completa. CLIQUE AQUI para conhecer o curso.

Harmonia no trabalho

O pizzaiolo é o responsável pela área de produção de uma pizzaria e, por isso, ele deverá conduzir o trabalho com responsabilidade e harmonia. Por menor que seja a pizzaria, ele deverá contar com assistentes que lhe darão suporte na elaboração e na montagem dos produtos. Manter a tranquilidade e o bom relacionamento com as pessoas no ambiente de trabalho é fundamental para a realização dos serviços e para a melhor qualidade dos alimentos preparados.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade