This story is unavailable.

Marcelo, acho que você tocou em dois pontos cruciais nessa história toda: profissionalismo e respeito, e acho que foi isso que faltou, nos dois lados, e ao mesmo tempo.

É falta de profissionalismo e respeito trazer para o público uma discussão interna e por consequência "manchar" uma empresa. Isso pra uma empresa (o podcast) que depende do público e da imagem perante ele é quase uma punhalada. Certas coisas, por mais que doam, não precisam ser divulgadas, em respeito não àquela pessoa da qual a inimizade surgiu, mas em respeito ao trabalho e ao aspecto profissional.

É falta de profissionalismo e respeito também ao tentar fazer as coisas acontecerem sendo "curto e grosso". Eu entendo perfeitamente que tem horas que não dá pra ser "político", mas dá sempre pra manter o respeito com o próximo. Digo isso por experiência própria: meus pais trabalham num ambiente estressante o suficiente para querer mandar todo mundo (com perdão da palavra) à merda. Mas é o foco no trabalho e no profissionalismo (ainda que não explicitamente colocado assim) que fazem eles serem respeitados e admirados por sua "calma" (spoiler: eles não são calmos) diante de algumas situações.

Aparte disso, outro ponto interessante que tocou foi com relação à falta de ceticismo nessa história toda por parte de seguidores e ouvintes do podcast. Em minha opinião, entendível, pois não é pelo simples ouvir/falar que se muda uma forma de entendimento do mundo hoje consequência, em grande parte, de um ensino baseado naquele velho padrão da "cadeia de produção" de alunos com pouco (ou em alguns casos nenhum) momento de reflexão ou questionamento sobre o aprendido. Eu sonho com o dia em que formaremos questionadores, e não meras 'máquinas de aprender'. Porém esse caminho não é curto, vão-se aí algumas gerações para de fato termos uma população que reflita, mais que aceite.

De coração, espero que esse episódio não venha a prejudicar esse projeto que acho tão interessante (embora não consiga contribuir com muito ainda — sim, sou o cara do $1,84 :P ).

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Cleyton’s story.