O que fazer com óleo e gordura residual?

Óleo x Gordura

De acordo com a RDC nº 270 de 2005 da ANVISA, a diferença de óleos e gorduras é independente de sua fonte oleaginosa, apenas depende do seu estado físico a 25°C, sendo esse líquido, sólido ou pastoso. O óleo é líquido a essa temperatura e a gordura sólida ou pastosa.

O que fazer com o óleo e gordura residual em casa?

Óleos e Gorduras são substâncias altamente poluentes quando entram em contato com rios e lagos e mares.

1 gota pode contaminar 1 litro de água

É muito importante ter um local adequado para seu descarte após seu uso. Essa coleta deve ser realizada em recipientes plásticos, pois esse tipo de material evita problemas com corrosão, sendo a garrafa PET a mais utilizada.

Além disso, o uso da caixa de gordura é imprescindível, ela consiste em um dispositivo de uso obrigatório que recebe todos os resíduos provenientes da pia da cozinha e lava-louças que impede que a gordura, óleo e resíduos sólidos entrem na rede de esgoto. Através de um descarte correto dos resíduos sua manutenção é muito menor.

Existem outras alternativas?

Além da importância ambiental do reaproveitamento dessa matéria-prima, ela pode ser uma alternativa para geração de renda, podendo ser usada na fabricação de sabão ou de biocombustíveis como biodiesel e bióleo.

Quer saber mais?

Para mais informações entre em contato com a empresa responsável pelo tratamento de águas e efluentes da sua cidade. E nós da CSTQ Jr. fazemos minicurso de produção de sabão por meio de óleo residual, palestras e campanhas de conscientização. Quer fazer algo assim no seu condomínio? Na sua escola? Entre em contato com a gente!

Nossas redes sociais: Facebook| Youtube |LinkedIn |Instagram
Nosso email: contato@cstqjr.com.br

Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br