Foto: Hypeness/Stephanie Bevilaqua

Espaço vegano na Vila Madalena une historias emocionantes e comida boa

Por Mariana Mestiço e Talitha Arruda

A Vila Madalena é um dos bairros mais agitados da cidade de São Paulo, cheio de passeios, lugares e novidades interessantes para conhecer, além de muitos bares e restaurantes. Um deles em especial nos chama a atenção, um agradável lugar na Rua Fradique Coutinho chamado Fradinho.

O Fradinho é um restaurante de cozinha vegana e macrobiótica. Lá é servido almoço, salgados, doces, cafés orgânicos, sucos e cervejas especiais, e tudo com um valor bem acessível. Mas é a história desse lugar e do proprietário que nos motivou a fazer essa matéria.

Fotos: Pagina oficial do Facebook

Rodolfo Penteado é joalheiro, cientista social e chef. Aos 44 anos, após uma tentativa de assalto por um menino de cerca de 11 anos, foi atingido por uma bala no rosto. Passou meses se recuperando, além de perder por completo a audição do ouvido esquerdo e parte dos movimentos do rosto, desenvolveu síndrome do pânico e pressão alta. Mesmo sofrendo todos esses problemas, resolveu perdoar esse menino, seguir em frente e ajudar essas crianças e jovens a saírem do crime.

Em 2010, Rodolfo fundou uma ONG que oferece alternativas de trabalho e renda a jovens infratores da região do Vale do Ribeira, na cidade de Sete barras. A Agrisol Vale — Associação de Agricultura Familiar e Sustentável do Vale do Ribeira, produz doces naturais de frutas e tem compromisso com a preservação ambiental. Em sua sede há um viveiro para o cultivo de mudas de Palmito Juçara, que está em extinção, com o intuito de repovoar a mata com essa espécie.

Com alguma ajuda e com seu próprio dinheiro conseguiu manter a ONG por algum tempo, mas os recursos foram se acabando, então em 2015 Rodolfo abriu o restaurante Fradinho com a intenção de arrecadar fundos para ONG.

No andar de cima do restaurante, onde ele mora, também está seu atelier de jóias. Ele confecciona e expõe suas peças exclusivas nas paredes do aconchegante restaurante.

Foto: Alessandra Haro
Foto: Hypeness/ Stephanie bevilaqua

Para saber mais informações sobre o restaurante Fradinho e a ONG Agrisol Vale acesse as páginas do Facebook.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.