Rap Box abre as portas para o rap nacional

Por Octávio Bezerra do Nascimento

Na última sexta, 16/09, o canal Rap Box lançou uma série de 27 vídeos, cada um referente à um estado do país, com o intuito de conhecer os raps do Brasil.

Tudo começou com a polêmica na internet com o lançamento da música sulicídio, dos rappers Baco Exu do Blues e Diomedes Chinaski, em que questionam a falta de espaço no rap para grupos que não são da região sul ou sudeste como São Paulo e Rio de Janeiro.

O canal do youtube que produz quinzenalmente vídeos para promover e fomentar a cultura Hip-Hop trazendo artistas novos e outros já consagrados do rap nacional lançou um vídeo para cada estado do país e um para o distrito federal, onde nos comentários, os fãs podem postar o link dos sons dos grupos e mc’s de suas regiões, nos vídeos o rap box pede para colocar a cidade do grupo ou rapper.

Não foi divulgado se será feita alguma ação com grupos de cada estado ou se é só uma pesquisa mesmo para eles e os inscritos do canal conhecerem mais do cenário do rap nacional, porém de qualquer forma ele abriu uma porta para os mc’s de todo o país. E pensando nisso resolvi fazer uma breve análise do estilo de rap e trazer também alguns destaques de cada região do país.

Sudeste:

Espírito Santo — Um estilo de rap que se destaca pela originalidade e pelas excelentes produções.
Destaques: TH RAP / Cesar Mc

Sul:

Rio Grande do Sul — Uma escola de rap que chega colocando o dedo na ferida, muito questionadora nas suas letras com relação aos padrões de vida na nossa sociedade atual.
 Destaques: ZERO51 RAP / Causo Beats

Norte:

Amazonas e Tocantins — Talvez os dois estados que mais se destacaram, o rap amazonense pelas ótimas letras, com idéias e batidas pesadas. Já no Tocantins se destaca a musicalidade que foge do comum na cena atual do rap, trazendo influências da música africana, do jazz e dos rap mais old school, junto com ótimas letras e batidas também.
Destaques: Expresso Submundo / Mr Braga /SHÁR — Amazonas
 RAPTO / Vickman / ReggaeInddor — Tocantins

Nordeste:

Maranhão e Alagoas — Enquanto o rap no maranhão segue um estilo mais old school também, a escola alagoana de traz várias pegadas diferentes e com suas batidas tenta fugir do comum do cenário do rap nacional também.
 Destaques: MC Raposo / Catch a Fire / Gíria Vermelha — Maranhão
 Bruno Jr / Família Anti Stress / Fantasma — Alagoas

Centro-Oeste:

Mato Grosso do Sul — Trazendo letras cheias de protesto e até influência da cultura indígena a escola do rap sul-mato-grossense se mostrou mais uma grata surpresa. E o rap mais uma vez da voz à quem normalmente não é ouvido na nossa sociedade.
 Destaque: Bro Mc’s

Para conhecer mais artistas, basta acessar o canal do Rap Box no youtube e conferir nos comentários dos vídeos de cada estado os grupos e mc’s postados pelos fãs.