Monitorando o consumo de bebida alcoólica com Arduíno

Como já disse aqui uma vez, acredito que há duas formas de você interagir com alguém que está tendo um comportamento pouco saudável. Evidenciar as óbvias consequências ruins deste comportamento, prática que na grande parte das vezes, só causa irritação. Ou tentar ajudá-la a buscar as causas e apontar soluções.

Muitos de nós brasileiros, possuem uma relação de amor e ódio com a bebida. Ela geralmente está presente em bons e maus momentos da nossa vida.

Uma vez que os pontos altos de festas e comemorações, vão acontecendo de forma gradativa (a música começa leve e vai ficando agitada…as pessoas chegam tímidas e vão ficando mais soltas…) as vezes é difícil resistir a tentação de beber no mesmo ritmo do ambiente que você está.

Conselhos de pessoas próximas, para você maneirar no consumo, podem até ser eficientes. Mas…e se estivemos sozinhos ou com pessoas que não tenham tanta intimidade ou “tato” para dizer algo tão desagradável?

Estive pensando nisso esses dias, em como seria interessante ter a tecnologia para ajudar as pessoas a controlarem o consumo de bebida alcoólica e acabei brincando um pouco no Arduíno para construir um “Dispositivo Contador de Goles“. Gostei tanto do resultado que acho que vou ir até aprimorando o projeto!

Como componentes, utilizei um sensor Ultra Sônico, um Led, algumas peças de Lego e um Arduíno Uno. O funcionamento ficou bem simples: depois de tirar o copo da base por 4 vezes (valor para deixar o vídeo curto), o Led se acende. Veja o vídeo abaixo:

Antropologicamente é bem bizarro criar um dispositivo para contar quantas vezes você levantou um copo e te avisar quando você chegou numa quantidade x de goles.

Mas como experiência tecnológica, vou te confessar…é uma delicia. Conforme for fazendo aprimoramentos no projeto, vou postando aqui…Seria legal se conseguisse transformar isso numa daquelas bolachas de bar, mas isso é com o tempo… :)

Originally published at cezarantsouza.wordpress.com on October 31, 2016.