Hortiescolha

Em 2014, a convite do Centro de Qualidade em Horticultura da CEAGESP, participamos do processo de otimização e digitalização do Hortiescolha: um programa de apoio à tomada de decisão na escolha das frutas e hortaliças frescas para o serviço de alimentação escolar.

Todos os dias jovens e crianças de milhares de escolas públicas espalhadas pelo Brasil recebem uma merenda escolar. Parece simples, mas o desafio e a complexidade por trás dessa fundamental atividade é inimaginável para a maioria da população brasileira. Nós da D3 tivemos a oportunidade de conhecer de perto todo esse processo e contribuir para sua melhora. O objetivo era claro:

A D3 cuidou de todas as etapas de produção do projeto: da pesquisa aos testes e ajustes finais da plataforma online.

A etapa de pesquisa contou com entrevistas presenciais com nutricionistas e merendeiras de algumas cidades de São Paulo para entender de perto como funciona todo o processo de elaboração do cardápio, listagem dos alimentos, pedido de licitação e posteriormente a entrega e avaliação dos alimentos entregues à escola.

Depois da etapa de pesquisa pudemos mapear todo o ciclo do serviço de alimentação escolar:

Em cima do mapeamento de todo o processo e necessidades de cada etapa e pessoa envolvida, começamos o processo criativo para buscar soluções que otimizassem cada fase do ciclo e auxiliassem no objetivo principal: promover mais diversidade e qualidade de frutas e hortaliças nas merendas escolares.

Após o processo de aprovação da solução final junto ao cliente partimos para o design da plataforma:

A tela principal funciona como um dashboard para visualizar qual é a relação entre a cotação diária dos produtos e sua sazonalidade, além de apresentar sugestões de substituições para cada alimento. O dashboard serve para que a nutricionista possa fazer a melhor escolha na hora de realizar seu pedido semanal, selecionando produtos sempre frescos e com o melhor preço.

A tela para criação de lista é a ferramenta utilizada pela nutricionista para listar todas as frutas e hortaliças que ela precisará no seu cardápio anual ou semestral. Aqui ela pode verificar o quão diversificada e nutricionalmente balanceada esta sua lista, quantos produtos podem ser comprados na agricultura local de sua região, além de verificar e antever os meses em que faltará alimentos em boa sazonalidade e com isso já incluir produtos para sanar esse problema no mês apontado.

Ao incluir um alimento em sua lista a nutricionista também recebe sugestões pontuais para balancear melhor o pedido e promover maior diversidade no cardápio.

Quando a lista é finalizada, são gerados três arquivos automaticamente: o memorial descritivo pronto para incluir na licitação, um guia para o fornecedor seguir as normas de qualidade de cada alimento da lista e um documento para chamada pública dos alimentos que estão disponíveis na agricultura local da região.

O Hortipedia é uma enorme biblioteca da horticultura. Uma boa ferramenta para a merendeira poder avaliar a qualidade dos produtos que chegam às escolas.

No administrador da plataforma, além de todos os mecanismos para atualização dos dados, criamos um visualizador da utilização do sistema pelos usuários.

Gostou do projeto?

Dá uma olhada em www.hortiescolha.com.br

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.