Ana Carolina, um ícone bissexual
Por Julia Cosceli
Nascida em Juiz de Fora em 9 de setembro de 1974, Ana Carolina de Souza iniciou sua carreira como cantora em 2001, inspirando-se em clássicas vozes brasileiras como Chico Buarque e Caetano Veloso.
Seus maiores sucessos são as músicas “É isso aí ”, “Para a rua me levar” (na qual fez parceria com o grande ícone Maria Bethânia), “Chatterton” e “Eu sei que vou te amar”. Ana consolidou-se com uma forte voz e personalidade na nova geração da MPB.
Desde sua adolescência é assumidamente bissexual, sendo uma das maiores figuras dentro da música brasileira a ser um ícone para os bissexuais, o que há tempos seria um assunto tratado como tabu.
Ana foi uma grande incentivadora de jovens bissexuais, justamente por ser uma mulher forte e bem resolvida. “Falo porque, se tem uma pessoa que também gosta e não tem coragem, já que as pessoas ficam griladas com o que os outros vão dizer, aquela bobagem toda, de repente elas se libertam, saem daquela eterna prisão”, disse a cantora para a revista CARAS em 2005.
Em 2017, ela assumiu um relacionamento com a atriz Letícia Lima, a qual também apoia a namorada na luta LGBT. E, em vídeo publicado no perfil de Letícia, o casal comemora o Dia dos Namorados com um discurso apoiando o amor livre e falando sobre o preconceito que sofrem por namorar pessoas do mesmo sexo.