PROCRASTINAR É UMA ARTE,

dablihu
6 min readAug 21, 2015

DEIXAR PRA DEPOIS FAZ PARTE

Procrastinar é o comportamento de se adia tarefas que deveriam ser concluídas num prazo determinado. É um hábito comum entre as pessoas. Adoramos interrupções. Estamos sempre parando para conferir whatsapp, instagram, facebook, conversar com a vizinha. Até mesmo paramos de ler algo importante para assaltar a geladeira. Mas em que momento este adiamento de responsabilidades vira um comportamento danoso a saúde?

Procrastinação — Entenda para Combater

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social. Ou seja, não se trata de um espectro apenas de ausência de doença. Envolve conceitos como perfeição, bem estar e a tríade físico, mental e social.

Vamos evitar o conceito de perfeição por ser muito subjetivo e vamos focar no “bem estar” físico, mental e social. Num mundo te cobra produtividade e te da prazos tão curtos, de que forma deixar para depois é saudável ou não?

De acordo com o dicionário Michaelis, entende-se por bem estar 1) Situação agradável do corpo ou do espírito; conforto, tranquilidade. 2) Haveres suficientes para a comodidade da vida.

Nesse sentido, quando se procrastina afeta-se diretamente o bem estar e a saúde uma vez que a angústia gerada pela dificuldade de atender o prazo gera repercussão somática maior ou menor e traz o homem para uma condição de sofrimento. O sentimento de culpa e frustração acompanha essa angustia.

Não raro, a procrastinação, gera ansiedade por medo da cobrança e das consequências negativas que a perda de prazo trás. A vergonha por não conseguir ser competente ao cumprir uma atividade determinada abala a auto-estima e afeta toda a vida daquele ser humano.

Essa condição de stress quando se torna frequente abala o psicológico e pode levar a depressão. É comum verificar uma diminuição da imunidade do indivíduo, dando abertura para diversos outros problemas de saúde.

“Deus, dai-me continência e castidade, mas não agora.”

Santo Agostinho

Por que as pessoas procrastinam ?

Alguns dos motivos mais comuns que conduzem à procrastinação constante são: a complexidade das tarefas ou a dificuldade de execução, a ideia de que a tarefa não gerará resultados produtivos, a ausência de informações necessárias para o cumprimento, a dependência de terceiros para a realização, a falta de motivação e o sentimento de impotência.

A desculpa mais usada “falta de tempo”

Todos nós temos as mesmas 24h. Porque então tantos alegam falta de tempo? A grande verdade é que existe uma falta de prioridades dentro dessas 24h e não obstante uma falta de motivação. Vivemos numa sociedade neurótica que estimula o consumo de experiência. Como não podemos vivenciar tudo, seja por limitações geográficas, ou financeiras, passamos a acompanhamos a vida dos famosos, dos amigos e tudo mais que possa nos estimular. O facebook lucra com a sua procrastinação. Lucra com o seu desânimo que procura compensar o vazio com compras. E o problema não para por aí. Ele realmente se instala quando a pessoa deixa o desânimo se instalar por completo e iniciar um quadro de depressão.

Top 5 motivos de procastinação:

1.Falta de prioridade

Tudo é mais importante que aquela atividade. Falta de ordenar aquilo que é prioridade.

2.Dúvida

Não resolvemos o que não sabemos. Em vez de procurar ajuda para resolver logo muda-se o foco e o que é preciso ser resolvido fica para trás.

3.Receio

Atividades mal completadas que exigem que após serem completadas podem não atender um certo nível de expectativa.

4.Dificuldade de focar

Atividades demandam tempo e dedicação. A complexidade leva a falta de foco que não se consegue manter por muito tempo.

5. Desequilíbrio emocional

Falta de energia, indisposição, excesso de trabalho, stress, problema na saúde e desmotivação no trabalho, são fatores emocionais que acabam alimentando a procrastinação.

Afinal, o que fazer para evitar a procastinação?

  1. Diminua os motivos de distração
  2. Estabeleça intervalos de descanso
  3. Organize prioridades
  4. Divida as tarefas em etapas
  5. Monitorize o tempo
  6. Procure um ambiente organizado
  7. Elimine o sentimento de culpa
  8. Alterne as tarefas
  9. Evite pensamentos negativos e improdutivos
  10. Respeite seu ritmo
  11. Delegue
  12. Peça ajuda

Em caso crônico de procastinação, não procastine mais e procure imediatamente um psicólogo da saúde

O conceito psicologia da saúde resulta da contribuição de de diversas áreas de conhecimento psicológico tanto na promoção e manutenção da saúde como prevenção e tratamento das doenças (Simon, 1993).

A finalidade principal da psicologia da saúde é compreender como é possível, através de intervenções psicológicas contribuir para a melhoria do bem-estar dos indivíduos e das comunidades. ( José A. Carvalho Teixeira, 2004)

Esse profissional estará apto a promover a saúde e reduzir seu risco de adoecer disponibilizando serviços clínicos que investigaram a real causa da procrastinação crônica e proporão medidas para melhorar seu bem-estar e qualidade de vida.

De acordo com o artigo Psicologia da Saúde Crítica: Breve revisão (Teixeira, 2008), cabe ao psicólogo da saúde investigar como é que diferentes situações de ameaça para a saúde/comportamentos de risco, doenças e/ou deficiências se podem constituir como eventuais limitações ao desenvolvimento do projeto existencial e quais são as modalidades de construção do discurso nessas situações. E investigar como é que essas situações se podem constituir como uma oportunidade e desafio para que o indivíduo possa questionar-se e conferir maior autenticidade e sentido à sua existência. Ou seja, ele será uma espécie de mentor para que o indivíduo em crise encontre sentido na vida e retome suas atividades.

FOCA no bem-estar

Podemos caracterizar o bem estar como um conjunto de práticas que contribuem para sua saúde. Definitivamente parar de procrastinar e começar a cuidar de você é o real foco.

Se pensarmos na definição da OMS sobre saúde precisamos focar no equilíbrio das 3 esferas: físico, mental e social.

Bem-estar Físico

Bem-estar físico é a condição global do corpo em relação às patologias e ao vigor físico. Pode-se interpretar como a ausência de doenças associada a um bom funcionamento do metabolismo. A recomendação dada tanto pelos nossos avós quanto pelos médicos de ter uma boa nutrição, praticar exercícios físicos e descansar de forma compatível ainda vale.

Bem-estar Social

Bem-estar social não é sinônimo de qualidade de vida mas afeta diretamente uma vez que envolve o seu grau de liberdade e prazer. Qualidade de vida, de acordo com a OMS, é “a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Nesse sentido, para ter uma boa qualidade de vida não é necessário ter um bom poder financeiro e sim uma adequação dentro dos seus sistemas de valores. Por isso devemos cultivar bons relacionamentos pessoais, por exemplo. Eles não custam nenhum tostão mas valem muito.

Bem-estar Mental

Se entendermos bem estar mental por equilíbrio emocional entre o insights internos e as vivências externas. É preciso entender que quando o ambiente externo esta agitado é preciso cultivar a tranquilidade interna até tudo se acalme. Para isso é preciso estar bem consigo primeiramente e bem com os outros. Não exigir aquilo que não se pode entregar e viver a vida em sua plenitude, sempre respeitando os limites, tanto seu quanto dos outros.

--

--

dablihu
0 Followers

Diretório Acadêmico do Bacharelado e Licenciatura em Humanidades