Como eu comecei a minha jornada fitness & 5 dicas para você que está começando

Dafne Sartorio
6 min readNov 3, 2019

--

Disclaimer: este artigo é para você se você estiver iniciando sua jornada fitness. Caso você seja mais avançado, talvez algumas dicas não sejam tão úteis para você. No entanto, fique atento! Uma série de artigos virá em breve :)

Antes de começarmos … o contexto.

Como muitas pessoas nesse mundo, luto com meu peso e aparência desde a adolescência. Mesmo que eu nunca tenha sido obesa, tentei muitas dietas e estratégias loucas para ficar em forma e tive muitos altos e baixos. Apesar de ter frequentado a academia de vez em quando, eu fui criada com mais estímulos intelectuais (estudando muito, lendo livros, etc.) do que com estímulos esportivos. Eu certamente nunca fui o tipo de pessoa que passava o dia ao ar livre e praticava esportes.

Em 2012, viajei para a China, para uma experiência de intercâmbio. Eu morei três meses em um albergue — que nem cozinha tinha! É claro que eu queria aproveitar a experiência, e comer fora era divertido e cheio de novidades, então não me importei muito com hábitos alimentares. Eu, que já havia viajado para a China acima do peso, voltei 12kg mais pesada que na minha partida.

O momento da realização

O momento em que percebi que algo precisava mudar aconteceu alguns meses depois que eu voltei da China. Fui convidada para fazer uma trilha na Urca (RJ) com meus amigos e, durante essa experiência, simplesmente não consegui acompanhá-los. Eu ficava atrás o tempo todo e precisei de ajuda para chegar ao topo. Nesse momento, percebi que eu realmente já não estava me sentindo bem há tempos, que minhas roupas não cabiam mais, eu me sentia cansada o tempo todo. Então decidi que era hora de fazer algo em relação a isso.

Como começar?

Essa foi a Fase que chamo de “Fase I — Início da jornada”,que durou uns dois anos, de meados de 2012 até meados de 2014. Falaremos sobre as outra fases mais tarde ;)

As principais alterações que fiz na minha vida nesse período foram:

  • Me exercitar mais (média de 3 a 4 vezes por semana)
  • Fazer melhores escolhas alimentares durante a semana

Com essas duas mudanças, perdi o peso que havia ganho na China e alguns kg a mais. Também comecei a trabalhar na minha mentalidade, mas, para ser sincera, isso levou mais tempo.

Então, aqui estão minhas dicas se você está começando agora:

Dica #1: Comece pelo porquê

Como Simon Sinek alega, você precisa começar com um propósito. Por que você quer fazer isso em primeiro lugar? Qual é a motivação por trás dessa mudança? Além disso, qual é sua própria definição de saúde? Meu objetivo naquela época era simplesmente me sentir melhor comigo mesma e me tornar mais ativa, perdendo de volta todo o peso que ganhei. Qual o seu?

Dica # 2: Mapeie seus objetivos e trace metas realistas
Você tem que saber o que é que você deseja alcançar. Meu conselho é que você comece com metas que serão realizadas em um prazo de 6 meses.

Onde você quer estar daqui a 6 meses? Certifique-se de definir metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e com prazos). Caso você precise de mais informações sobre isso, fique à vontade para conferir este artigo.
Depois disso, divida essas metas em etapas menores. Por exemplo, se seu objetivo é correr 10 km daqui a seis meses, quanto você gostaria de correr daqui a um mês? E com base nisso, o que você precisa fazer toda semana para chegar lá? Assim, você será capaz de acompanhar seu progresso, saber o que precisa fazer e permanecer motivado.

Dica # 3: encontre os hábitos danosos ​​que te impedem de chegar lá.
Muitos de nós temos hábitos que podem facilmente bloquear nosso progresso, como gastar muito tempo nas mídias sociais, dormir pouco ou consumir muito álcool. O ponto é realmente reconhecer que temos esses hábitos e entender quais são os gatilhos que os geram, para que possamos trabalhar na causa raíz e removê-los ou pelo menos reduzi-los.
Por exemplo, um dos hábitos pouco saudáveis ​​que estou tentando remover da minha vida é comer demais, o que geralmente acontece quando assisto netflix. Para isso, decidi tentar algumas estratégias:

  • comer antes de começar a assistir TV
  • manter lanches e bebidas saudáveis ​​ao meu redor
  • reduzir a quantidade de netflix que eu assisto

Dica # 4: encontre o que funciona para você — você é unico(a)!
Eu vejo muitas pessoas se sacrificando para ir à academia, porque elas simplesmente odeiam ficar em um ambiente fechado. Ou algumas pessoas que tentam começar a correr, mesmo que não gostem, mas acreditam que isso os ajudará a perder peso.
Eu acredito profundamente que, quando fazemos algo que gostamos, as coisas ficam mais fáceis. Portanto, encontrar o tipo de atividade e nutrição que melhor combina com você é o melhor caminho a seguir, e você só pode fazer isso experimentando diferentes modalidades. Ninguém é o mesmo, e temos que entender que não há receita para o sucesso que se adapte a todos.
Caso você precise de mais criatividade, aqui estão alguns aplicativos de saúde que incluem diferentes modalidades.

Dica #5: aplique a regra da“melhor escolha possível”
Uma das maiores mudanças para mim foi perceber que começar pequeno pode causar um grande impacto. Por isso, adotei a regra que chamo de “a melhor escolha possível”: sempre fazendo o melhor que posso, dada a situação em que estou.
Por exemplo, se você estiver comendo fora, provavelmente não poderá contar todas as calorias. No entanto, em vez de desistir e fazer uma refeição terrível, você pode se perguntar: “qual é a melhor opção agora?”. Você pode fazer escolhas inteligentes, mudando seu pedido de um hambúrguer com batatas fritas para um hambúrguer com salada, por exemplo, ou talvez até mesmo uma salada em si.
Se você estiver viajando sem acesso a uma academia, que tal se movimentar mais? Isso pode ser tão simples quanto fazer uma caminhada mais longa ou fazer abdominais no seu quarto de hotel.
Se você está com desejo de comer algum tipo de comida, que tal fazê-la você mesmo (a)? O objetivo é incluir ingredientes mais naturais, em vez de comprar um alimento já preparado cheio de óleo ou até mesmo processadora. Ele não só terá um sabor melhor, mas também será mais saudável. A propósito, cozinhar em casa é sempre uma ótima ideia :). Para te ajudar, aqui está uma extensa lista de trocas saudáveis que você pode fazer.

Dica de bônus (# 6): Vá com calma!
Confie em mim, existirão momentos em que você vai sentir que nada disso vale a pena, e você duvidará de si mesmo. Estes são os momentos em que você precisa dar um passo atrás e ver o que você já alcançou.
Somos seres humanos, o que significa que cometemos erros, e tudo bem, desde que voltemos aos trilhos posteriormente. Seja paciente e trate-se com carinho :)

Conclusão: Este não é um processo linear, mas vai valer a pena!
No final, sua jornada de fitness envolverá uma mudança de mentalidade. E isso leva tempo. Além disso, essa jornada não é linear, e é por isso que precisamos nos lembrar de que o objetivo é melhorar a longo prazo, não buscar uma mudança radical e insustentável.
Meu último conselho? Aproveite a jornada e aceite os altos e baixos como um caminho para o crescimento.

Caso você tenha lido até aqui, quais outras dicas você daria para quem também está iniciando essa jornada? Por favor, compartilhe aqui embaixo!
Espero que você tenha gostado deste artigo. Nos próximos artigos, falarei sobre a preparação das refeições e como nos mantermos motivados quando a vida está corrida.

--

--

Dafne Sartorio

From 🇧🇷 to 🇧🇪 🚀 Inovação • Maromba • Saúde 🏋🏻‍♀️ Innovation • Fitness • Wellness 🧘🏻‍♀️