Vila Mariana tru — feat Ana Rosa — onde o top não tem vez
Muita gente que não é de SP me escreve com a pergunta clássica: o que tem de bom pra fazer em SP fora do circuito turístico?

Porque é isso, né, depois da décima vez que você vem pra SP ninguém aguenta mais MASP Pinacoteca MIS Beco do Batman Bella Paulista Liberdade.
Como 90% das pessoas que fazem esta pergunta se hospedam na minha casa, eu costumo responder o que é mais prático: COISAS PARA FAZER PERTO DA MINHA CASA MESMO.
E eu moro na Vila Mariana. Cabe aqui um breve parênteses romântico para dizer que eu escolhi este bairro e ele me acolheu muito bem. Sou de Carapicuíba (aqui é Caracas, mano) com muito orgulho, minha cidade do coração, mas a vida em uma cidade dormitório é complicada. Vim para essa SP louca no início dos anos 2000 e sempre quis morar na Vila Mariana porque, quando pequena, minha avó era empregada doméstica, dessas que dormiam na casa da patroa, numa linda casa com jardim na Vila Mariana. Eu era apaixonada por aquela casa. E cresci com essa obsessão. Quando tive oportunidade, pá, é nóis na dominação.
Aí que Vila Mariana é sinônimo do que, pessoal? Parque Ibirapuera e Veloso, o bar da coxinha. Também é perto do Jaber, um cultuado restaurante árabe na região. Mas eu vou te mostrar, caro leitor, a Vila Mariana tru. A Vila Mariana moleque.
Vamos começar pelo que é bom, que é comer. Uns árabes abriram uma portinha na R. Vergueiro, em frente ao Etapa, ao lado do Prime Dog, aquele rolê dos vegetarianos e veganos. Se você curte árabe, pode ir na tranquilidade que a comida é boa. Esquema cadeira de plástico na rua, umas 3 ou 4 mesas no mááááximo. Eles falam em português com você e ficam falando enrolado entre eles e você se sente meio perdido, mas aí a comida chega e você nem tenta mais adivinhar o diálogo. Chama-se Al Hoda (vamos abrir a roda, enlarguecer…) esquina com a R. Tamoio.
Terminou de comer cê pega essa Tamoio. Aí você vira à direita na R. Olga Abujamra. Pronto. Você acabou de entrar no nosso Beco do Batman. Não tem flash não, mozão, é só os grafite do bom sem lustre pra imprensa. Vale muito a pena ir com calma para fotografar. Quem curte arte de rua vai pirar.
Aí você volta, sobe a Tamoio e cai na Domingos de Morais. Eu moro na Domingos de Morais. Ela é meio que a maior rua do mundo, então se alguém te disser “fica ali na Domingos de Morais” a próxima pergunta tem que ser “qual altura?”. Mas voltando na Domingos, sentido metrô Ana Rosa, você vai se deparar com um lugar meio arrumadinho chamado Jazz Restô & Burgers. Assim… como vou explicar isso… é um lugar com uma decoração super bonita, tem show de jazz, vende hamburguer, mas NÃO vende bebida alcoólica nem abre às sextas. Por que? Não sei. Mas eu vou falar uma coisa importante: eles abrem durante o dia para servir almoço e a comida é bem boa. Como os quilos da região são meio caídos, este Jazz aí com certeza é a melhor opção. E o preço para almoçar é bem bom e justo.
Agora se você quiser comer um hamburguer bonzão vá ao Ypê. Sabe o Jazz? É só atravessar a R. Vergueiro sentido Aclimação. Hamburguer ótimo, porção de bolinho de bacalhau muito ótima (eu amo, sério) e cerveja sempre gelada. É aquele bar tradicional do bairro que se autodenomina sorveteria, não sei por que, acho que antigamente sorveteria era o nome que se dava para despistar os pais (eu não sei essa regra do “por que”, só sei quando é junto e separado, dsclp).
Aí você vai ficar uns dias aqui e descosturou uma calça, descolou a sola de um sapato, vai usar o bilhete único para se locomover, enfim, precisa de SERVIÇOS. Vá na galeria onde eu moro. Galeria Paraíso, R. Domingos de Morais, 770 (esquina com a R. Joaquim Távora). Galerias são bem comuns no bairro e não tão comuns na cidade de São Paulo, então acaba sendo um passeio também. Tem de tudo: sapateiro, costureira, lotérica, mercadinho, salão (me lembrem de voltar a este assunto), loja de discos, papelaria, casa de câmbio, barbeiro (me lembrem de voltar neste assunto também), loja esotérica, sebo, loja de lingerie com sex shop e um cinema desativado. Também tem uma casa de massagem erótica em um dos blocos e eu descobri porque as mulheres comentavam isso no salão. Elas deram um Google e acharam. Fica a dica, mores.
Tem um salão oriental cujo público é sempre oriental e eu por mais que tenha cara de oriental nunca fui. Mas uma amiga foi lá e disse que ele não quis cortar o cabelo dela porque o cabelo era muito lindo. Então sei lá, né? Só indo pra saber. O cartaz do salão na fachada é show show show. E tem um barbeiro também que está sempre pescando e ele deixa um sulfite colado na porta de vidro com o aviso FUI PESCAR VOLTO DIA XX e a data é sempre atualizada à caneta com corretivo acima de corretivo, tem uma massa insana de corretivo mesmo.
Na frente da Galeria Paraíso tem um hostel chamado THE HOSTEL e é bem lindo, vale a pena entrar. É um castelo de 1900 e pouco com uma decoração árabe, cheia de vitrais, é bem bonito mesmo, parece que você voltou no tempo, mudou de país, é tipo o Meia-Noite em Paris do Woody Allen quando ele entra no carro à meia-noite. Lá no último andar rolam várias festas e tem uma vista bem legal porque fica num ponto alto do bairro. Então de lá você vê a R. Vergueiro e uma parte da Aclimação, que é o próximo bairro pra baixo (bem legal também, com casinhas incríveis e um parque super charmoso).
Olha, neste ponto da leitura eu acho que você deveria ir ao Veloso, irmão. Sabe, é que a coxinha é boa mesmo. E porque tem uma rua meio praça, não sei explicar, mas é um lugar aconchegante. Do hostel pro Veloso dá uns 10 minutos andando. De carro dá 2 minutos. Mas vá a pé e aproveite a cidade. Você vai passar por um monumento enorme de cimento no meio da cidade chamado CAIXA D’ÁGUA. Porque é isso que é.
E pra fechar você não pode ir a SP e não tomar um café, né? Todo paulista que se preze fala “claro, vamos marcar um café pra botar o papo em dia”. E aí cê vai e marca mêmo que é pros paulista largar de ser trouxa, né não? O Quinto Pecado é um café mega bonitinho e descoladinho e antiguinho e Amelie Poulanzinho pra você levar o mozão. A localização é meio complicada. Na Av. Rodrigues Alves, lá em cima, chegando no metro Ana Rosa, você desce a rua do Habibs, atravessa uma praça e pronto. Fica em frente ao Consulado da Bolívia. Tem doces maravilhosos e o ambiente é mega charmoso e bucólico. É tipo a Europa sqn. A rua é arborizada e cheia de casas fofas, você vai querer morar em todas quando for bem sucedido e falar top. Também rolam uns shows intimistas, até o Jair Naves já tocou lá (❤). É bom segui-los no Facebook para ver a programação.
Bom, acho que fiz o meu papel de guia turístico e tenho um lugarzinho no céu. Agora toda vez que alguém me pedir indicações de lugares na Vila Mariana eu mando este link. BRINKS.
Um grande beijo a todos e até a próxima porque A PRAÇA É NOSSA ELA É MUITO NOSSA TCHAU.
