Quem falou que aplicações simples precisam de um super back-end?

Image for post
Image for post

E chegamos ao último post da série sobre Database! Estamos felizes pelo conteúdo compartilhado e um pouco tristes por já estarmos acabando… Se você chegou agora e quer ler os dois primeiros posts da série é só clicar nos links abaixo, relacionados aos outros dois tipos de armazenamentos existentes hoje em dia no Firebase:

Cloud Firestore

Storage

Nos primeiros posts desta série, nós introduzimos um conteúdo prévio sobre como o dado seria armazenado. Não diferente deles, o post de hoje também precisa de uma introdução à estrutura que vai ser utilizada para armazenar esses dados.

Assim como os demais, aqui eu também consigo criar regras de armazenamento. É possível inclusive criar backups (até o momento esta opção é exclusiva para o plano Blaze) e também relatórios de uso. …


Quem falou que aplicações simples precisam de um super backend?

Image for post
Image for post

Já falamos aqui no Blog sobre as formas de salvar dados no Firebase com o Cloud Firestore. Se você ainda não viu, clique aqui para ver a estrutura do projeto que estamos usando como exemplo. Hoje, vamos dar continuidade a este conteúdo, mostrando como salvar arquivos com o Storage.

E para que usamos o Storage? Basicamente, para armazenamento de arquivos, sejam esses arquivos imagens, vídeos, áudio, etc. Quando existe a necessidade de salvar arquivos, temos como opção o storage, que funciona da seguinte forma:

O usuário quer salvar um determinado tipo de arquivo. O desenvolvedor, por sua vez, vai utilizar o SDK do Firebase para realizar o upload, download ou delete do arquivo. Nos casos de upload o Firebase já retorna uma referência do arquivo que será utilizado, e com essa referência podemos fazer as operações citadas anteriormente. …


Quem falou que aplicações simples precisam de um super backend?

Image for post
Image for post

Quem falou que aplicações simples precisam de um super backend, e que os dados vão ficar desorganizados se não fizermos o backend do “jeito certo”?

Ao desenvolver uma aplicação Android, eu tenho convicção de que você já precisou persistir alguns dados que não eram necessariamente sensíveis, mas dos quais você precisou extrair informações e recuperá-los rapidamente para fazer uma análise.

Quando pensamos em exibir ao usuário informações sobre eventos em um calendário ou quantidade de likes de uma foto, por exemplo, sempre queremos que nossa aplicação seja resiliente a erros. Queremos também que nossos dados sejam sincronizados o mais rápido possível, sem precisar identificar qual foi o último dado salvo, gerenciando um banco de dados local utilizando a Room Database Android ou outra lib de preferência e um banco de dados externo consumindo uma API qualquer. …


Image for post
Image for post

Um jeito mais fácil de gerenciar logins e usuários no seu app.

Em algum momento, as aplicações que criamos vão precisar de um serviço de autenticação, principalmente se necessitarmos de um controle de usuários. Além disso, para que um usuário não “fuja” do nosso aplicativo à primeira vista, queremos sempre dar a possibilidade de várias opções de login. Certo?

O Firebase nos dá uma lista de possibilidades de auth para que possamos criar nossa estrutura de usuário em um único local, além de facilitar bastante a criação de novos métodos de Login. Imagine poder gerenciar usuários que utilizam Google, Facebook, Twitter e outros em um único local, sem se preocupar com o tratamento do servidor, novos contratos com a API, tokens diferentes ou outros problemas que encontramos com a preparação de um ambiente que possibilite vários logins? …

About

Daivid Vasconcelos Leal

Currently Master Student at UFRPE in Applied Computer Science with the field Quantum Computer, and Android Developer at Concrete Solutions.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store