Cloud quem? #1 — Modelo Cliente-Servidor e conceitos sobre Cloud Computing.

Inspirado no módulo 1 do curso AWS Cloud Practitioner Essentials disponibilizado pela AWS Skill Builder.

dalfinha
3 min readApr 16, 2023

Você conhece o modelo cliente-servidor?

Imagina só: você tá em casa com fome e sem nenhuma ideia do que fazer pro almoço. Aí, você corre pro Google e digita “o que fazer com o que tem na geladeira?”. Esse é um exemplo simples do modelo cliente-servidor, que tá presente em toda a internet.

Você usa o seu navegador pra fazer a pesquisa, e o servidor responde com o site que tem as informações que você precisa. Tipo um jogo de perguntas e respostas! O servidor analisa o que você digitou e manda a resposta de volta pro cliente (no caso, o seu navegador). Fácil, né?

Modelo Cliente/Servidor — Reproduzido pela Techenter

Construindo meu sistema de servidores distribuído, o tal do onprimeses.

Para criar uma arquitetura de servidores precisamos pensar em seus recursos, ferramentas de gerenciamento e pré requisitos necessários.

Por exemplo, ao implementar um servidor de banco de dados, é necessário no mínimo 8GB de RAM, um sistema operacional compatível, como Windows ou Linux, conectividade de rede ideal, disco com pelo menos 100GB e um processador de 4 núcleos.

Tudo isso deve ser considerado ao implementar uma arquitetura local, especialmente no que se refere ao local de armazenamento do servidor, já que servidores precisam ser armazenados em ambientes com temperatura personalizada.

Se pensarmos em um servidor de banco de dados hipotético, concorda que realizar manutenções frequentes e expandir seus recursos seria caro? É aí que entra a cloud pública como uma alternativa mais acessível.

Computação em nuvem tem diferença?

Quando falamos de modelos de implantação de computação em nuvem, existem três principais estratégias que podemos adotar: local, híbrida e nuvem.

Local

O exemplo do nosso servidor de banco de dados hipotético é uma implementação local que utiliza ferramentas de virtualização e gerenciamento de recursos, conhecida como cloud privada. Com o auxílio de ferramentas como o VMware, podemos gerenciar nossas máquinas virtuais localmente.

Híbrida

Uma implementação híbrida é aquela que combina tanto a cloud pública quanto a privada para oferecer uma solução mais flexível e escalável.

Um cenário frequente do uso da implementação hibrida são soluções de backup em nuvem de um servidor local. Uma instituição pode armazenar seus arquivos em um servidor de arquivos compartilhado e realizar seus backups em instancias na cloud pública.

Nuvem

Voltando ao nosso servidor de banco de dados hipotético, com a cloud publica e implementação baseada em nuvem você pode criar este mesmo servidor em uma instancia totalmente virtualizada, onde o provedor que te oferece os recursos e cuida da parte física do data center. Não só servidores, mas a cloud pública fornece muitos outros serviços que são constuituidos totalmente na nuvem.

Lembre-se: seja para arquitetura de servidores ou para aplicativos, o servidor que responde ao cliente precisa estar baseado em um desses três modelos de implementação!

Benefícios de usar um provedor de cloud publica.

Ainda em relação ao nosso servidor de banco de dados hipotético, se o implementássemos diretamente na nuvem, poderíamos citar alguns dos muitos benefícios que ela proporciona:

  1. Despesas variáveis — O investimento que você usaria ao implementar um servidor localmente pode ser utilizado para aumentar seus recursos na nuvem, tornando seus gastos mais flexíveis e escaláveis.
  2. Infraestrutura física não é necessária — O data center é gerenciado pela provedora de serviços em nuvem, o que elimina a necessidade de infraestrutura física própria.
  3. Escalabilidade — É possível aumentar ou diminuir seus recursos de acordo com as demandas do negócio, permitindo um uso mais eficiente dos recursos e uma resposta mais rápida a picos de tráfego, por exemplo.

Referências e Inspiração

Amazon Web Services. Cloud Practitioner Essentials. Módulo 1: Cloud Computing. Disponível em: https://aws.amazon.com/pt/training/course-descriptions/cloud-practitioner-essentials/. Acesso em: 16 abr. 2023.

TECHENTER. Quiz: Modelo Cliente-Servidor. Disponível em: https://techenter.com.br/quiz-modelo-cliente-servidor/. Acesso em: 16 abr. 2023.

COSTA NORTE. O que é e quando contratar serviços de cloud computing. Costanorte.com.br, 16 set. 2021. Disponível em: https://costanorte.com.br/colunas/detudoumpouco/o-que-s-o-e-quando-contratar-servicos-de-cloud-computing-1.416082. Acesso em: 16 abr. 2023.

Até a próxima! 👋

--

--

dalfinha

Aspirante a escritora de artigos técnicos falando sobre o básico do básico, DevOps, SRE, Cloud Computing, Segurança da Informação e PowerShell