Como melhorar de verdade em League of Legends (não apenas dicas)

Isto é uma tradução de um artigo do Reddit, de autoria do usuário burdluver90. Link do artigo original: https://redd.it/2mlzuy


Pra começar, eu quero enfatizar que League é um jogo incrivelmente complexo. É multidimensional e multiaxial em termos de habilidade. O problema que muitas pessoas encaram com os “Essas 7 dicas vão te ajudar a chegar no Diamond”, “Esse macete me levou ao Gold”, “Apenas faça essas três coisas para melhorar” é que eles só funcionam com a pessoa que o escreveu ou com pessoas muito similares.

Deixe-me explicar minha lógica:

O jogo pode ser dividido em dois componentes: noção de jogo e mecânica. Essas são as grandes categorias gerais, mas muitas habilidades entram em uma, ambas ou nenhuma.

  1. Kiting — mecânica
  2. Power spikes — noção de jogo
  3. Map awareness — ambas (você precisa ser capaz de olhar o mapa frequente e rapidamente e de entendê-lo)
  4. Atitude — nenhum

Melhorar em qualquer uma dessas capacidades terá um impacto positivo no jogo, então não é que uma ou outra é mais importante.

Ademais, é mais fácil fazer ganhos enormes com habilidades que você não tinha antes e ver esses ganhos mais rápido do que aperfeiçoar algo que você já era bom.


Por exemplo:

Alguém que nunca ouviu falar de last hit e que normalmente não tinha mais de 30 de farm aos 15 minutos começa a tentar dar last hit. Ele pula para 70 de farm aos 15 minutos. Isso pode acontecer em um dia. Agora, vai levar vários dias ou até mesmo semanas para chegar aos 100 de farm aos 15 minutos, o que é considerado um bom farm. Pode levar meses para atingir um farm perfeito. Isso é uma escala logarítmica. Os ganhos iniciais são os mais rápidos e, depois de certo ponto, é o estágio onde você parece não estar fazendo progresso (apesar de você ainda estar melhorando realmente). É muito mais difícil ver resultados depois desse ponto. Isso é também o motivo pelo qual as pessoas dizem que a diferença de habilidade entre um Challenger e um Diamante é tão grande ou maior que a diferença de habilidade entre um Diamante e um Bronze. É preciso um esforço gigante para ir do ótimo a próximo do perfeito em qualquer habilidade.

Então, como isso pode me ajudar? Bom, vamos dividir esse progresso numa hierarquia de habilidades. Sua pontuação nela é a média de todas as suas habilidades, numa escala de 0 (nem sabe que isso existe) a 100 (o mais perto possível do perfeito).


  • Bronze: 0–50
  • Prata: 51–75
  • Gold: 76–87
  • Platina: 88–94
  • Diamante: 94–96
  • Master: 97–98
  • Challenger: 99 e 100

A diferença de pontos entre os níveis é cada vez menor, mas se você pensar no que eu disse sobre o quão difícil é melhorar uma habilidade depois de um certo ponto, você pode ver onde que o intervalo real entre os níveis se torna maior e maior.

Aliás, se você pensar sobre isso, você pode ver como alguém pode ser ruim com uma certa habilidade ou duas e ainda sim ser Platina ou Diamante, se eles são muito bons em outras coisas. Da mesma forma, você pode ser formidável com uma ou duas habilidades e ainda ser para-sempre-Bronze, visto que há muitas outras que nem passaram pela sua cabeça. Uma vez que é tudo uma média, você deve melhorar em todos os aspectos do jogo pra ser bom de verdade nele.

Vamos ainda mais fundo nesse desmembramento da minha ideia de pontuação: é multiaxial, o que significa que várias coisas entram no cálculo. Geralmente são dois eixos: Aptidão e Consistência.


Alguns exemplos:

O Jogador A pode kitar como um deus — sério. Num 1x1, ele sempre joga melhor que seu oponente. Ele tem 48 pontos (de 50) na sua aptidão em kiting. Contudo, nas teamfights ou em fights ao redor de objetivos, ele tende a congelar e a esquecer de kitar. Ele só consegue 30 pontos no quão consistente ele kita. Isso o coloca num total de 78 pontos da habilidade de kiting — que cai no baixo Gold.

O Jogador B warda a todo momento e está constantemente carregando no mínimo uma control ward na partida inteira. Se você olhar a sua pontuação em warding, é melhor que 98% dos jogadores em qualquer função que ele for jogar. Entretanto, ele só coloca aleatoriamente as wards nas bushes. Não há uma lógica que ele use para colocar as wards ou em como ele mantém o controle de visão baseado numa estratégia. Ele tem 47 pontos pra consistência, mas apenas 10 pra aptidão em wardar. Isso lhe dá 57 pontos — ou baixo Prata em warding.

Refletindo sobre isso, você pode ver como em algumas vezes você pensa consigo mesmo “Todos esses posts dizem pra eu fazer X para subir de elo, e eu faço X, mas eu ainda tô preso no meu elo!”

Se você não faz X correta e consistentemente, você não vai conseguir subir além do Prata ou do Gold na sua pontuação, e se você não considerar todas as outras capacidades possíveis, sua média não vai ser maior que Bronze.


Outra forma de ver a pontuação é por uma escala. Vamos dar uma olhada em map awareness.

  • 0 — O que é um minimapa?
  • 10 — Olho o minimapa quando estou morto/indo para a lane.
  • 20 — Olho o minimapa quando alguém pinga, normalmente.
  • 30 — Tento planejar minhas jogadas levando em conta o que eu vejo no minimapa.
  • 40 — Olho o minimapa ao menos uma vez por minuto, mesmo que ninguém tenha pingado.
  • 50 — Uso o minimapa para decidir se eu deveria trocar com o laner oponente ou não.
  • 60 — Olho o minimapa várias vezes por minuto.
  • 70 — Fico de olho no minimapa e digo ao meu time (pings ou chat) o que fazer baseado nessa informação.
  • 80 — Olho o minimapa a cada vários segundos.
  • 90 — Uso informações como a última vez que vi um campeão e a sua direção para ler a movimentação inimiga no meio do breu da batalha e para prever ganks/localização.
  • 100 — Olho o minimapa a cada last hit.

Nesse exemplo, cada camada é edificada sobre a anterior, então a pessoa com 60 pontos olha o minimapa várias vezes por minuto e usa essa informação para decidir se ela deveria trocar. Você pode ver como não levaria muito tempo para alguém ir de 0 para 40 pontos com uma pequena quantidade de determinação e prática, porém ir de 70 para 80 pode ser muito mais difícil (lembre-se: isso deve ser consistente também, então não conta se for só em um jogo quando você está de suporte e não tem que farmar).


(Aviso: eu vou postar o que se segue assumindo que todas as habilidades têm pesos iguais — isso é irrealista, mas é subjetivo demais tentar chegar a qualquer tipo de ponderação precisa).


Nota do tradutor¹: a grande maioria dos itens a seguir são abordados na Checklist de Aperfeiçoamento, também traduzida por mim e, da mesma forma, vindo de um artigo no Reddit. Se você ainda não viu, confere lá.

Nota do tradutor²: os links que estão em alguns dos itens a seguir são de mais de dois anos e podem ou não estar desatualizados. Cheque a nota acima para fontes possivelmente mais recentes.


Dessa forma, quais são as diferentes habilidades que se pode trabalhar em League? (Isso não é necessariamente uma lista completa, mas é a melhor que eu consegui no momento. Sugestões são bem-vindas).

  1. Warding
  2. Kiting
  3. Map awaraness
  4. Atitude
  5. Powerspikes Parte 1 e Parte 2
  6. Informações das skills (dano, CD, custo, efeito) do seu campeão
  7. Informações das skills dos campeões dos seus companheiros de equipe
  8. Informações das skills dos campeões do(s) laner(s) oponente(s)
  9. Informações das skills dos campeões do time inimigo (esses 4 são separados de propósito)
  10. Saber por quais paredes é possível flashar/usar skills de dash ou teleporte e outras dicas no mapa (wardar através de paredes, suspeita de visão nas bushes etc.)
  11. Farm
  12. Controlar a jungle
  13. Ganking (sendo tanto aquele que ganka como o laner sendo gankado)
  14. Trocas
  15. Composição de time baseada em estratégia (i.e. uma comp de late game não deveria dar /ff aos 20 minutos se eles estão com 8 kills a menos que o time inimigo)
  16. Itens essenciais
  17. Triângulo Poke — Sustain — Kill (primeiros 10 minutos, pro resto também é bom)
  18. Comunicação
  19. Trabalho em equipe
  20. Builds situacionais (antigo, mas as ideias básicas permanecem)
  21. Controle de wave (especificamente no top, mas a mesma ideia funciona em qualquer lane)
  22. Conservar recursos (normalmente mana, mas também CD, cargas etc.)
  23. Counters de champions/itens (i.e. tinha um Corki com Zhonya, e nosso Zed estava feedado, mas não podia mais dar um instakill no Corki, então Corki nos destruiu)
  24. Iniciação (como e quando)
  25. Disengage (como e quando)
  26. Split push (sendo tanto aquele que puxa como o resto do time)
  27. Comprando/usando itens ativáveis
  28. Como finalizar um jogo
  29. Como se recuperar de um jogo perdido
  30. Análise (aprender de outros jogadores e ver seus próprios erros)
  31. Runas/Talentos/Spells
  32. Roaming
  33. Cerco (sieging)
  34. Prioridade de objetivo
  35. Estar no lugar certo e na hora certa
  36. Peel
  37. Foco (em uma teamfight)
  38. Teamfighting (no geral)

Agora, para você melhorar, você vai querer primeiro focar nas coisas dessa lista que você não entende de fato. Diga que você nunca ouviu falar do triângulo poke-sustain-kill. Vá procurar, leia sobre isso, tente entender para então usar esse conhecimento. Você vai de 0 a 40/50 quando você for dormir hoje à noite.

Não foque nas coisas nas quais você já é muito bom (consigo 90 de farm aos 15 minutos, como posso conseguir 100?).

Além disso, perceba que há coisas em que você é muito ruim e que isso é difícil de aceitar. Muitas pessoas provavelmente nunca vão admitir que elas tem um problema de atitude no jogo.

Você não precisa ser tóxico — mas você imediatamente para de escutar alguém se ele critica sua build ou decisão? Você apenas dá /mute all e se recusa a se comunicar (comunicação é uma habilidade)? Você fica defensivo e discute com uma pessoa que disse que você estava errado ao invés de se focar no jogo? Você nota que você joga pior depois de cometer um erro? Todos esses são sintomas de um problema de atitude. Para conseguir 100 pontos em atitude, você precisa ser um mestre zen budista quando joga. Você precisa saber o que seu time está dizendo sem deixar que isso tenha qualquer efeito no seu jogo.

Do mesmo modo, muitas pessoas não percebem que há muita tomada de decisão envolvida numa iniciação. Apenas dar dive e CC no time inimigo não é uma boa iniciação. Essa é uma daquelas coisas que são bem fáceis de julgar a partir da consequência. Se você perde a fight resultante, foi uma iniciação ruim. Sem desculpas, nem culpe seus companheiros de equipe — nada. Foi uma iniciação.


Lembre-se, se seu objetivo é melhorar, você deve estar aberto a toda crítica construtiva. Pergunte a um amigo com elo alto (ou alguém com o mesmo elo ou de elo baixo, porém melhor em determinada coisa) perguntas específicas: “De Amumu, eu sempre tento fazer minha ult pegar no máximo de pessoas possível, numa teamfight, usando o Q e então ultando, mas parece que eu sempre morro e nós perdemos a luta. Como posso trabalhar nisso?”
Você vai conseguir respostas melhores se fizer perguntas assim, ao contrário de “Como inicio de Amumu?”

Se seu colega de equipe diz “Amumu, pare de dar dive e de morrer” não fique irritado com ele, porém tente pensar sobre isso. O que ele quer que você faça ao invés disso? Pergunte a ele (com educação). “Estou tentando iniciar mas não está funcionando, o que você quer que eu faça em vez disso?”

Entenda, igualmente, que atrás de cada comentário ruim que alguém te faça pode ter alguma verdade. Alguém te disse que sua build é uma merda? Talvez ela não seja a ideal para seu campeão. Uma pessoa te disse que você é um bronze noob que precisa ser carregado pro gold? Você provavelmente tem uma pontuação bronze em algumas habilidades nas quais você deveria realmente trabalhar. Alguém te disse que você não sabe jogar de Fizz? Talvez você esteja fazendo jogadas erradas em teamfights/1v1's/fights em geral. De novo: seja um mestre zen. Tente aprender com esses comentários desagradáveis e a pensar sobre a razão verdadeira por trás deles.

Tente aproveitar qualquer oportunidade que você tenha de trabalhar nas suas habilidades e lembre-se que as coisas que mais estão te segurando são as aquelas que estão no 0 (você nem mesmo sabe que elas existem). Você nunca vai melhorar suas capacidades a menos que esteja disposto a escutar o que as pessoas tem a dizer sobre elas.


Por último, se dê crédito por aquilo que você é bom. Muitas pessoas focam onde lhes falta habilidade e você começa a ver coisas como “Sou ruim e estou no Diamante”, “Não é difícil chegar no Platina, eu cheguei” etc. Isso não é honesto porque esses jogadores são incríveis em muitas coisas — mesmo se eles forem apenas meh em outras. Se você sabe que é incrível em alguma coisa da lista, deixe um comentário explicando para aqueles que não tem a mínima ideia sobre isso. Compartilhe seu conhecimento. Coloque links de guias, vídeos, artigos etc.