Mudanças são necessárias.

Dane Danezoca
Aug 8, 2017 · 4 min read

Mudanças são necessárias, e por causa disso, infelizmente, o Laço do Vestido termina aqui.

Mas antes de tudo, preciso falar sobre o Grava & Vestido.

Em 2013, nasceu o Gravata & Vestido, uma parceria minha com o Lucas Souza. Um grande amigo que esteve presente nas mais variadas situações muito além da fotografia. A união de dois fotógrafos sonhadores, que compartilhavam das mesmas angustias e medos.

Lucas e Eu.
E como sempre, Lucas me fazendo passar vergonha.
Esse é o Lucas

Lembro muito bem do nosso primeiro trabalho em outra cidade, dois iniciantes na fotografia e com uma baita responsabilidade pela frente, fotografar um casamento!

Um casamento onde realmente realmente colocamos a mão na massa!

Na verdade o G&V sempre foi mais a cargo do Lucas do que eu, nunca me dei bem fotografando casais ou casamentos. Não estou dizendo que casais ou casamentos são ruins, longe de mim! Mas todo mundo tem o seu estilo favorito, e foi por isso que do G&V nasceu o Laço do Vestido, o meu cantinho de fotografias sem interferências do Lucas.

Foto minha, direção do Lucas.

Devido a minha volta pra São Paulo, desistimos do G&V. Não tinha como manter nossa parceria em consequência da distância que nos separava, mas a nossa amizade permace até hoje!

Durante os quatro anos de Laço do Vestido pude colocar no papel tudo aquilo que sempre sonhei. Descobri que sou uma fotógrafa retratista, que ama ouvir histórias de vida e ser muito mais do que uma fotógrafa na vida daqueles que passam diante dos meus olhos. Descobri também que independente de equipamento, o mais importante de tudo sou eu! Acreditem, meu equipamento continua o mesmo, uma simples Nikon D3100.

E você se pergunta: “mas Dane, você não vai comprar uma nova?”. Eu já tenho. Já até comentei algumas vezes, mas ainda sinto que não é a hora de mergulhar de cabeça em equipamento. Aliás, excluam esse pensamento da vida de vocês. Equipamento não faz diferença alguma, ao menos pra mim.

E hoje anuncio o fim do Laço do Vestido. Foram quatro anos intensos de descobertas, aprendizado, sorrisos, tristezas, tudo isso para que eu pudesse evoluir. Afinal, não existe evolução sem a gente dar a cara a tapa, não é mesmo? Fotografei moradores de rua, mãe de primeira viagem, câncer de mama, mulheres que sofreram algum tipo de relacionamento abusivo e muitas outras coisas.

Da mesma maneira que sentia que o Gravata & Vestido não era o meu lugar, o Laço do Vestido está chegando ao fim. Ele já não é mais a minha cara, sinto que posso evoluir ainda mais. E pra isso, preciso deixar vocês mais próximos de mim. Muita gente não sabe quem sou eu ou a forma que penso, apenas um nome empresarial.

NÃO, NÃO ESTOU ENCERRANDO MINHA CARREIRA NA FOTOGRAFIA!

Quero ser apenas eu mesma, a Dane que erra, que chora, brinca e fala algumas bobagens como qualquer outra pessoa normal.

Muito obrigada a todos aqueles que fizeram parte dessa caminhada até aqui e eu espero que continuem comigo nessa nova etapa. Uma fotografia bem mais autoral, sem medo de errar e ser feliz. Porque é errando que se aprende e evolui.

A evolução faz parte da nossa existência.

Dane Danezoca

Written by

Quantas vezes você já deixou de fazer alguma coisa porque não estava com o cabelo escovado?

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade