A motivação não irá te levar para lugar algum. Conheça o que realmente irá te mover

Daniela Amadeu
4 min readAug 24, 2017

--

Pexels

Acredito que o maior dos mitos disseminados acerca da mudança de hábitos e da força de vontade diz respeito a motivação. Mudar não envolve motivação. Aliás, mudar em nada se relaciona com motivação.

A motivação é o desejo de realizar ou alcançar um sonho ou uma meta, mas sem pensar objetivamente no caminho que você deverá percorrer para alcançar o tão sonhado objetivo.

Motivação é você imaginar sua vida em um outro país sem sequer saber falar Olá em outro idioma.

Motivação é o deslumbre que ocorre quando você se imagina com o objetivo realizado. Motivação é a expectativa de que com a meta alcançada, sua vida automagicamente se transformará em uma vida nova e melhor.

A motivação olha somente o resultado e não o percurso.

A motivação foca somente na conquista e não nos sacrifícios que você terá que fazer para conquistar.

A motivação não gosta de fazer análises e nem planos sobre a melhor maneira de atingir suas metas ou sonhos.

Sendo assim, digo que a motivação não irá te levar para lugar algum. Enquanto você desejar ser movido pela motivação, você será uma pessoa de atividades incompletas, planos adiados e de imensa frustração.

Planejamento, consistência e disciplina

Para alcançar o que quer que seja, você precisa se planejar. Você precisa organizar um passo-a-passo, fragmentar a sua meta em atividades menores e fazer um roteiro sobre como você deverá agir nos dias seguintes.

O planejamento antecede a execução. Nessa etapa você senta, estuda, investiga, questiona e duvida. Sim, você duvida.

Você organiza as etapas necessárias e cria um plano de ação para caso uma das etapas deem errado. Por isso a dúvida é importante. E se der errado? E se nesse dia eu não quiser fazer? E se eu não obter o resultado no tempo esperado? Para todas as condições desfavoráveis, você precisa de um novo roteiro para evitar que as adversidades da vida te atrapalhem e evitar também que você procrastine e adie a execução dos seus planos.

Você vai querer desistir ou postergar. É aí que entra a consistência. Você quer a meta, certo? Vença a preguiça ou a insegurança e prossiga. Nesse momento entra a motivação. Pegue a visão que você tem da sua meta alcançada, procure por alguém que já tem uma vida semelhante a vida que você sonha em ter e observe. Observar o sucesso do outro é motivador. Quando você estiver motivado, você vai querer imediatamente retomar a execução dos seus planos.

A disciplina vai te auxiliar no roteiro. Todos os dias você irá fazer um pouquinho para conquistar seu objetivo, esse é o ritual. Esse ritual precisará ser executado com muita disciplina. Faça bem feito, se empenhe, seja aplicado e dedicado. Principalmente, comece e termine. Nunca faça uma parte da sua atividade pensando em terminá-la em outro momento. Sempre comece com o intuito de fazer até o fim.

Me deixe saber que gostou do texto clicando em 👏

A consistência atrai a motivação

Pautar suas mudanças pela motivação é um erro. Suas mudanças devem ser pautadas na consistência, no racional. Porém o seu empenho diário em alcançar algo te traz a motivação necessária para prosseguir. Prosseguir numa tarefa motivado é muito melhor do que prosseguir apenas com a razão.

A motivação é um motor fundamental na aquisição de metas e sonhos.

Quando eu comecei a escrever no Medium, eu estava cansada de sempre me comprometer a escrever toda a semana e nunca cumprir. A sensação de que eu não era empenhada estava minando muito a minha confiança. Então eu comecei a ler textos de pessoas que escreviam diariamente e que explicavam como conseguiram publicar diariamente, ler 200 livros em um ano, aprender um novo idioma e afins e eu percebi que essas pessoas tinham algo que eu não tinha: consistência.

Observar pessoas consistentes me motivou a também querer ser consistente. Então eu me planejei: primeiro me comprometo a publicar 1x por semana, quando eu adquirir a confiança e a habilidade necessárias, eu publico 2x e 3x na semana e quando minha criatividade e disciplina estiverem suficientemente amadurecidas, eu vou me propor a escrever diariamente. Eu comecei em janeiro. Oito meses se passaram e aqui estou eu. :)

Se eu quero escrever diariamente, eu preciso sentar e escrever. Não importa se eu não estou inspirada ou motivada para tal. Eu não devo esperar a motivação aparecer para que eu escreva. Eu devo, racionalmente, fazer todo o ritual de escrita e por a mão na massa. Sempre que eu faço isso a motivação surge e aí é muito mais fácil escrever.

Mas independentemente da motivação aparecer ou não, você deve fazer o que se propôs com consistência e disciplina. E se você sentir que está saindo do caminho, se inspire nos grandes. Se inspire naqueles que já conquistaram ou já chegaram no objetivo que você está caminhando.

Me deixe saber que gostou do texto clicando em 👏

--

--