Minimalismo aplicado ao celular

Remova o desnecessário, foque-se no que realmente importa. Mantenha-se mais concentrado em suas atividades e evite interrupções.

Daniela Amadeu

Um celular minimalista, por mais difícil de conceber que possa ser, é um celular que vai contra a ideia que temos a respeito de celulares inteligentes.

The root problem is that cell phones are designed as if multitasking is a virtue. Notifications, badges, banners, games, inboxes and social media all work to create an environment of interruption and task switching. (Tony Stubblebine)

É necessário ter em mente que se nós, seres humanos, não funcionamos bem como multitarefa e ainda comprometemos a qualidade do nosso trabalho quando tentamos sê-lo, nossas extensões também não devem se comportar de modo multitarefa.

Ou seja, se você não é multitarefa, não configure o seu celular para ser.

Celulares e aplicativos são codependentes. Aplicações para celular são desenvolvidas para utilizarem todos os recursos que os celulares oferecem e os celulares são cada vez mais aprimorados para que as aplicações possam consumir mais e mais recursos.

Uma palavra resume bem essa relação de codependência: notificação.

Se as aplicações são o software da notificação, o celular é o hardware da notificação.

Habit-forming technologies start by alerting users with external triggers like an email, a link on a website, or the app icon on a phone. By cycling continuously through these hooks, users begin to form associations with internal triggers, which become attached to existing behaviors and emotions. Soon users are internally triggered every time they feel a certain way. The internal trigger becomes part of their routine behavior, and the habit is formed.
Nir Eyal

E tornar o celular minimalista é justamente ir contra o propósito fundamental dos aplicativos e do celular, que é o de te encher de notificações desnecessárias.

Então vamos começar nos perguntando sobre a finalidade das notificações: pra que elas servem? Elas te notificam do quê? Existe alguma notificação que seja pertinente?

Notificações geram ansiedade e criam expectativas. E sabendo dessa fraqueza humana, todos os aplicativos hoje em dia emitem notificações e em sua maioria elas são desnecessárias.

Tela inicial

Tudo começa pela tela inicial do seu celular: ela deve ser limpa ou então conter os ícones mais importantes para você, como telefone, SMS, IM, E-mail e o ícone de configurações do celular.

Um atalho para as configurações é uma abordagem realmente pratica, caso você esteja constantemente mexendo nas configurações do seu dispositivo.

Não crie múltiplas telas para pendurar uma infinidade de ícones. Há uma diferença entre informação e confusão; praticidade e transtorno. Uma segunda tela com vários ícones “essenciais” vai fazer com que você deslize, arraste e solte ícones por mais tempo. Se optar em colocar alguns ícones essenciais, coloque-os na tela principal mas não crie uma segunda tela.

Tela inicial bloqueada

Seguramente você tem alguma forma de bloquear o acesso ao seu celular, seja por PIN, padrão ou senha. Se estivermos falando em Android, por padrão, a tela quando bloqueada exibe notificações como as da imagem acima. Ligar a tela e ver uma infinidade de notificações gera ansiedade e tira o foco. Desabilite as notificações da tela quando estiver bloqueada. Uma tela isenta de notificações penduradas é muito mais bonita e não tem o inconveniente de notificações que te geram expectativa para visualizar.

Mas se for muito importante que as notificações sejam exibidas enquanto a tela estiver bloqueada, clique em “Esconder conteúdo sensível” — isso significa que quando alguém mandar-lhe uma mensagem, haverá notificação mas sem exibir o conteúdo da mensagem e nem quem a mandou. Sobre esconder conteúdo sensível, ao meu ver, já falamos mais em privacidade do que em minimalismo. Não é confiável que um terceiro possa mexer no seu telefone e visualizar suas mensagens.

Wallpaper

É uma parte que envolve preferência pessoal, evidente, mas deixo minha dica caso ela venha a ser útil.

Utilize um aplicativo de wallpaper e o configure para mudar o wallpaper diariamente quando conectado a Wi-Fi.

Eu utilizo o app de wallpaper da Google e escolhi a opção Arte. Todos os dias, pela manhã, o wallpaper é modificado sem eu ter trabalho algum.

A mensagem principal aqui é: configure os aplicativos de acordo com a sua preferência e deixe que eles trabalhem por você. O app de wallpaper é um excelente exemplo: eu instalo, configuro para mudar de wallpaper diariamente e depois eu não mexo mais.

Contas de e-mail

Por termos a concepção errada de praticidade, acabamos por inserir todas as contas de e-mail que possuímos no celular. Quer dizer, eu tenho o acesso aos e-mails a minha disposição e todas as vezes que um novo e-mail chega, eu sou notificada. Prático, certo? Errado. Eu tenho 3 contas de e-mail conectadas e estou há tempos me planejando para removê-las e ficar apenas com uma conta. Enfim. Não faça como a coleguinha aqui. Uma infinidade de contas vinculadas ao celular não é praticidade, é transtorno. Você vai receber um monte de notificação de e-mail e provavelmente poucas dessas notificações serão pertinentes. Vincule apenas uma conta de e-mail ao celular e se você tiver mais contas, acesse-as pelo computador. Quando for passar o seu e-mail para alguém, lembre-se de passar o e-mail que está vinculado ao celular. Isso é praticidade. E se você tem vários e-mails, livre-se dos demais e mantenha apenas uma conta de e-mail.

Quantidade de aplicativos

Com celular cuja capacidade de armazenamento interna alcança 64GB, você consegue ter uma infinidade de apps instalados. Mas você precisa? Já que espaço de armazenamento insuficiente, hoje em dia, não é mais um parâmetro para limitar o número de apps instalados, utilize outro parâmetro.

Quantidade absoluta
Você pode definir um número de apps total que podem ser instalados. Algo entre 20 e 30 apps já é mais do que suficiente. Eu tenho 12 apps instalados e sempre limito a, no máximo, 20.

Quantidade por categoria
É possível delimitar pela categoria de aplicativo que será instalada. Por exemplo: 2 aplicativos de jogo, 4 aplicativos para leitura, 3 aplicativos para mídias (áudio e vídeo), etc..

Eu delimitei que só posso ter 2 jogos no celular. Se eu quiser instalar um outro jogo, preciso remover algum dos jogos que eu tenho instalado. É uma outra forma de reduzir o número de aplicativos instalados e sempre se perguntar se o app a ser instalado tem algum significado para você.

Delimitação de categorias
Esse é um parâmetro para que se avalie qual o propósito do seu celular. (O propósito do meu, já adianto, é ler e ouvir música.)

Quando você delimita que não vai instalar redes sociais mas que vai instalar aplicações para leitura, você está definindo qual o propósito do seu celular.

Redes sociais

Remova-as do celular. Sério. Você não precisa delas. Rede social vinculada ao celular é a pior combinação que pode existir. Você recebe um monte de notificação e nenhuma delas é produtiva. Você pode acessá-las pelo navegador do celular, se for necessário. E nem pense em instalar as versões lite dos apps porque eles também emitem notificações.

Configurar notificações

Pode-se configurar quais apps vão emitir notificações, a cor da notificação e se a notificação irá emitir um som, vibração ou ambos.

Por exemplo: um e-mail recebido pode emitir som, mas uma mensagem de IM deve emitir apenas uma vibração.

Remova o led como opção de notificação ou, se realmente for muito importante você ser notificado, altere o led para uma cor menos incomoda.

Leds piscando foram feitos para atrair a sua atenção, inclusive as cores padrões dos apps foram pensadas para que você, involuntariamente, pegue o celular e cheque as notificações.

Por exemplo: tudo que vem configurado para exibir luz azul (facebook, skype e telegram) eu altero a cor para tons de laranja. Aquele azul pipocando no meio da noite me faz querer jogar o celular pra bem longe.

Horários e a forma que o seu celular deve se comportar

Você sabe a sua rotina. Você sabe em quais momentos seu celular pode apitar e em quais ele deve ficar no silencioso. Configure para que ele se comporte de acordo com o que a situação exige.

Configure uma única vez e não fique se preocupando em configurá-lo toda vez que você estiver numa situação que ele precisa ficar no silencioso. Isso demanda tempo e te atrapalha.

Corte a internet a partir de um determinado horário

Se você ainda é muito viciado em ficar no celular entretendo-se, defina um horário para que o celular se desconecte da rede wireless e da rede móvel. Nada te impede de ir manualmente e ativar a rede, mas ao menos um gatilho dizendo que já está na hora de sair do celular será disparado em você.

Remova os apps padrões

Eu tendo a preferir marcas de celulares que trazem uma versão mais pura do Android. Eu detesto Android alterado pelo fabricante do celular porque eles jogam uma infinidade de apps inúteis consumindo espaço de armazenamento e capacidade de processamento.

Remova os apps padrões. 30 minutos de busca na internet e você descobre como removê-los. Se, na pior das hipóteses, você não conseguir remover, force a parada deles.

Me deixe saber que gostou do texto clicando em um montão de 👏