Nuvens

Foto: Daniela Amadeu verão 2016

Constantemente eu falo sobre meu gosto por nuvens em meus textos e inspirada no Cloud Index (confira abaixo) eu decidi compartilhar minhas fotos de nuvens e algumas informações a respeito.

As nuvens nos dizem mais do que imaginamos. Mudança de tempo (de quente pra frio, de frio pra quente), presença de chuvas (tempestades com vento ou sem vento, com relâmpagos ou tornados) mas se o observador não quiser se atentar para absolutamente nada disso, ele pode apenas contemplá-las. Eu particularmente gosto mais de alguns tipos de nuvens do que de outros. Nas fotos vocês verão de quais nuvens eu gosto mais e o porquê.

Cumulus congestus

Foto: Daniela Amadeu verão 2016

São nuvens que antecedem ou sucedem a cumulonimbus — nuvens verticais que costumam ter um formato de bigorna no topo — são difíceis de serem encontradas em minhas observações. Eu as considero muito bonitas justamente pela dificuldade que tenho em encontrá-las. As cumulonimbus são nuvens baixas — pairam a 1 ou 2km — mas podem ter até 12000m de altura.

Foto: Daniela Amadeu outono 2014

Acima algumas congestus no horizonte. Esta foi tirada no pôr do sol com os raios solares aparecendo. É possível perceber nessa imagem como as nuvens dessa categoria são altas. Lindo!!

Foto: Daniela Amadeu inverno de 2017

Uma cumulonimbus no horizonte. Ao anoitecer foi possível observar os relâmpagos dentro dela. Estas são sem duvida as minhas nuvens favoritas.

Altocumulos

Todas as categorias de nuvens têm características diferentes. E suas subcategorias têm nomes em latim. As altocumulos são conhecidas por formarem um lençol descontinuo no céu. São tufos de algodão que se unem e fecham o céu. Em minhas observações é mais comum vê-las pela manhã. Altocumulos pela manhã pode ser índicio de chuva à tarde ou de mudança de temperatura.

Foto: Daniela Amadeu inverno 2017

São nuvens de altura média. Elas costumam ter um lado claro e o outro acinzentado. Esta abaixo fez uma divisão no céu muito bonita.

Foto: Daniela Amadeu inverno 2014
Foto: Daniela Amadeu verão 2015

Como é possível ver, as altocumulos são bem comuns. Deveriam se chamar altocomuns (lol), os formatos mais bonitos ocorrem com tempos atípicos ou logo ao amanhecer.

Altocumulos + cirrus

Foto: Daniela Amadeu inverno 2016

E as vezes categorias diferentes de nuvens aparecem no céu. Eu não estou plenamente certa, mas arrisco que esta imagem tenha sido formada pela combinação de uma altocumulos com uma cirrus. Mas, definitivamente, eu não estou certa a respeito.

Cirrus

Foto: Daniela Amadeu inverno 2015

Cirrus são nuvens altas que formam desenhos de acordo com o sentido do vento lá em cima. As cirrus se formam a 10km de altura e contém cristais de gelo (curiosidade óbvia: a temperatura na altitude destas nuvens é inferior a 0ºC)

Foto: Daniela Amadeu inverno 2014

Cirrustratus indicam tempo bom e geralmente estão acompanhadas de uma frente de calor.

Stratus

Foto: Daniela Amadeu outono 2014

Stratus são nuvens de altura média e tem essa cor acinzentada. As stratus impedem a passagem da luz solar. São as nuvens que vemos em períodos de chuva, e como é possível ver, são nuvens sem um formato específico, de formação horizontal. São bem sem graça. A nuvem da imagem se chama nimbostratus. Nimbus são todas as nuvens de chuva.

O motivo

Eu gosto de olhar para o céu, o gosto pelas nuvens começou em 2013. Eu não sei exatamente o que ocorreu, mas acho que de tanto eu olhar para o céu, eu comecei a perceber que nuvens não são todas iguais, nuvens têm diferenças. E então eu comecei a olhar para o céu em 2014 procurando por nuvens diferentes. Eu gosto de contemplar, não tem um objetivo técnico ou algo do tipo, é apenas contemplação. E nuvens diferentes — como algumas que eu postei aqui — são muito bonitas e duram poucos minutos, é tempo de começar a observá-las e perceber que rapidamente a forma delas já mudou.

Foto: Daniela Amadeu inverno 2013

Eu também gosto muito de olhar para o céu no fim de tarde, é o momento que mais tem nuvens e algumas refletem a luz solar e formam um pôr do sol tão bonito.

Foto: Daniela Amadeu inverno 2015

Eu tenho mais um montão de fotos, já são 4 anos tirando fotos de nuvens. As minhas favoritas são as cumulonimbus e as cirrus. As nuvens mais comuns no céu são as que eu mais tenho fotos, porém são as que eu tenho menos interesse. Nesse post eu compartilhei as nuvens mais incomuns em minhas observações, espero que tenham gostado e que o post tenha fornecido algum nível de informação acerca das nuvens. :)

E você, gosta de nuvens?

Like what you read? Give Daniela a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.