O que nos faz confiáveis?
O que nos faz confiáveis? Eis a pergunta que permeia meus últimos dias. Tenho conversado com pessoas de quem não sou íntima, e elas me confessam segredos, narram histórias e sentimentos bem particulares, como se soubessem poder confiar em mim sem dificuldade.
Sinto-me agradecida e lisonjeada. Ao mesmo tempo, me pergunto o que em mim diz a essas pessoas que podem se abrir comigo.
Será a postura corporal? Um (novo) amigo me disse que se sentiu confiante para me contar algo porque quando fui lhe falar me aproximei bastante dele — “Você invadia meu espaço, mas também me dizia estar aberta para que eu invadisse o seu.”, foi o modo como me explicou a razão pela qual me tornei confiável.
Quanto de nós traduzimos em nosso corpo? Quanto nossos gestos nos delatam? Quanta energia liberamos ao nos aproximarmos de quem quer que seja? Como as pessoas afins entendem sinais que nem sabemos emitir?
Ando maravilhada com a vida, com a dinâmica dos dias. Sinto-me mais leve, é verdade, mais disposta a risos e abraços. Sinto-me como tirada pra dançar. E tenho agradecido a oportunidade de entrar em contato com tantas pessoas que me ajudam a não errar o passo, além de me acompanharem na dança.
Por que será que há música em tudo? Por que há momentos em que ouvimos uma melodia silenciosa? Seriam os astros os responsáveis?
O que nos faz confiáveis?
Originally published at desafiandoosilencio.wordpress.com on August 29, 2017.
