Pense fora da caixa e fique lá.

Faz um tempo que observo a expressão “pensar fora da caixa” ser cada vez mais valorizada principalmente no ambiente corporativo onde a cobrança por resultados incríveis à prazos insanos é cada vez mais aceita como normal. O pessoal de RH tenta cada vez mais vender a sensação de que você irá trabalhar em um oásis temático hi-tech quando na verdade é apenas mais uma empresa operando no modo contábil convencional, mais lucro e menos custo. Para você isso significa mais horas de trabalho e menos horas da sua vida. Não é culpa das pessoas do RH nem das empresas, estão operando de acordo com a forma como foram concebidas para operar. E você?

Você se sente bacana por considerar que pensa fora da caixa? Qual o sentido disso? Não faria mais sentido sair da caixa? Pois se pensar fora da caixa é tão valorizado e cobiçado concorda que deve haver algo errado com essa “caixa”? O que existe fora da caixa? Empreendedores malucos que abandonaram tudo para viver uma vida utópica e surreal nas montanhas? Pode ser mas não precisa ser assim, com um pouco de organização e colaboração entre pessoas que estejam na mesma “frequência” é possível empreender de forma consciente e sustentável.

No final empresas são apenas CNPJs, apenas um número, o erro é pensar que você é apenas um RG. Empresas são feitas de pessoas e sendo assim o mínimo que podemos fazer é conversar e uns com os outros e juntos pensar sobre como viver fora dessa caixa. Não se trata de sair de uma zona de conforto, a caixa não é confortável e você já sente isso faz tempo e tenta compensar sua frustração se alimentando mal e consumindo produtos e serviços gerados pela própria caixa. Isso não parece estranho?


Originally published at www.danielbertini.com.