Unleash The Power Within

Daniel Vargas
8 min readNov 5, 2015

--

Imagine participar de um treinamento com o maior Life Coach Performance do mundo, Anthony Robbins em Los Angeles. Acrescente a isso a possibilidade de conhecer muita gente interessante em meio a dez mil pessoas, andar sobre as brasas, dançar, pular e gritar em alto e bom som. Com vocês mais um texto original de Daniel Vargas, direto da Califórnia.

Fonte: tonyrobbins.com

Tony Robbins dispensa apresentações, por isso não vou investir seu tempo e ser redundante ao dizer que esse cara é fora do comum! Caso você não saiba quem é Tony Robbins, por favor dê uma pausa nessa leitura e dê um Google agora mesmo! Dificilmente você voltará para esse texto caso você tenha dado um Google no maior Life Coach Performance da existência.

Assumindo que você tenha uma ideia de quem estou falando, imagine participar de um treinamento ministrado por ele. O resumo da ópera é que as pessoas saem do Unleash The Power Within achando que podem conquistar o mundo… E, de fato, podem!

Tony Robins mostra que não veio a esse mundo a passeio. Confira o vídeo que fiz com o meu celular e sinta a energia daquele ambiente logo no primeiro dia. Não, não é a igreja universal do reino de sei lá o que..

São quatro dias muito intensos, com muito conteúdo e atividades práticas para ajudar você a sair dali com a confiança de quem é capaz de conquistar qualquer coisa que venha a desejar. No primeiro dia você se torna um Firewalker! Esse é o cartão de visitas para mostrar a você que nada é impossível.

Dia #1 — Caminhando Sobre As Brasas

Porque você está aqui neste plano terrestre? Porque você está aqui e o que está fazendo aqui? Está fazendo valer a pena ou está apenas de passagem? Veio dar uma olhada em como são as coisas para depois, quem sabe, voltar? ACORDA!

Um dia inteiro de reflexões e perguntas que o Tony Robbins faz para ajudar as pessoas a se conhecerem melhor. É uma preparação intensa para que, no final do dia, você expurgue seus medos caminhando sobre as brasas. A metáfora das brasas reforçam a ideia de que você é capaz de realizar tudo aquilo que imaginar.

Tornar-se um Firewalker é muito mais do que caminhar descalços sobre aquelas brasas. Um Firewalker sabe o que quer da vida e enxerga ele próprio do outro lado do caminho das brasas, celebrando o fato de ter superado quaisquer adversidades para chegar lá!

Seja lá onde lá for, o lá de qualquer um pode ser alcançado, desde que a pessoa realmente queira e faça por onde.

Tony Robbins preparou dez mil pessoas para caminhar sobre as brasas! E ele conseguiu! Uma preparação mental incrível que leva as pessoas a atingirem um estado emocional de total confiança. O senso de realização ao chegar do outro lado é algo indescritível! E os pés? Algumas bolhas, nada mais.

Dia #2 — O Poder Das Crenças, 5 Passos Para Atingir Objetivos, Como Criar Um Futuro Melhor

Depois de um dia que começou a uma hora da tarde e encerrou a uma hora da madrugada, com dez mil pessoas expurgando seus medos e caminhando sobre as brasas, o que esperar do dia #2?

Apesar da triste surpresa de não ter o Tony Robbins ao vivo, fomos agraciados com a presença do Joseph McClendon que conduziu o segundo dia de forma brilhante. Em alguns momentos ele usou vídeos do Tony Robbins para passar alguns ensinamentos que só o Tony poderia passar.

O primeiro tema abordado foi o poder das crenças. Sim, todos nós temos crenças, limitantes ou não, que nos ajudam e nos prejudicam. Logicamente as crenças limitantes nos impedem de avançar em diversos aspectos da vida. Construídas no mais íntimo do nosso ser, ainda quando muito jovens, pré adolescentes, as crenças deveriam atuar a nosso favor, mas nem sempre ajudam.

A mulher que foi criada escutando da sua mãe que os homens não são confiáveis, terá sérias dificuldades de relaciomamento, pois passará a vida inteira comprovando essa crença. Mesmo que conscientemente a pessoa não tenha essa crença, não adianta, a crença foi gravada num lugar de difícil acesso.

Do contrário, a criança que foi criada tendo bons exemplos e ouvindo de seus pais coisas positivas e de valor, passará a vida comprovando as crenças positivas. Se você ouviu dos seus pais que você é inteligente, as suas atitudes ao longo da vida comprovarão essa crença.

Mudar uma crença não é fácil. Opa! Essa última frase não seria uma crença limitante? Reescrevendo… Mudar uma crença requer disciplina. Ufa, melhorou! Perceba como as crenças fazem parte do nosso cotidiano e o quanto elas podem limitar uma pessoa.

Quer mudar suas crenças limitantes? Primeiro descubra quais são elas e depois mude com consistência. Crie crenças positivas, crie atitudes que reforcem essas crenças e torne elas um hábito. Fácil escrever aqui. Melhor ainda é exterminar as crenças com a ajuda de Tony Robbins e sua equipe.

Os cinco passos para atingir quaisquer objetivos, ou a força motriz são os seguintes:

  • Passo 1: Coloque-se num estado emocional de energia positiva;
  • Passo 2: Encontre a sua paixão;
  • Passo 3: Decida, comprometa-se e resolva;
  • Passo 4: Aja imediatamente, inteligentemente, consistentemente e tenha ações sólidas;
  • Passo 5: Seja Esperto e seja honesto consigo mesmo.

Se seguir esses passos as chances são de que você alcançará o sucesso em quaisquer papéis da sua vida: marido, mulher, mãe, pai, filho, filha, profissional, empreendedor, dona de casa, executivo etc.

O Joseph soube retratar muito bem quais são as coisas que criam nossos estados emocionais. Quando você muda o estado emocional você cria ferramentas para dar os passos que precisam ser dados. O estado emocional é criado ou alterado a partir de três elementos:

  1. Fisiologia — A fundação de todas as mudanças. Aqui você deve mudar o seu estado físico. Quantas vezes você já ouviu falar que deve fazer uma atividade física? A boa notícia é que pode-se mudar um estado emocional muito rapidamente. A dica é: mexa-se! Coloque uma música inspiradora em alto e bom som, cante, dance, mexa-se e mude a sua fisiologia.
  2. Foco — Você está dando foco e direcionando seus pensamentos para as coisas que você não tem controle? Vai condicionar o cérebro a não ter controle sobre as coisas! Ao invés disso, invista energia em mudar aquilo que está ao seu alcance e zona de controle.
  3. Significado — Emoção é vida! Dependendo do significado que você dá para as coisas, sua vida pode ser rica ou pobre. Se continuar se vitimizando e sofrendo com os problemas, assim o será para todo e sempre. Mude o significado das coisas! Perdeu o emprego? Avalie qual foi o aprendizado! Encare como aprendizado e não fracasso. Mude o significado e você mudará as emoções.

Dia #3 — A Transformação

Depois de caminhar sobre as brasas e se dar conta de que você é capaz de atingir qualquer objetivo e depois de entender como as emoções funcionam e como você reage (ou deve reagir) aos problemas do dia-a-dia, chegou o dia da Transformação.

De volta ao palco, Tony Robbins levou as pessoas a um estado emocional único. Usou de todos os seus recursos pessoais (que não são poucos) e dos recursos de sua produção audio visual. Resultado: criou um ambiente fantástico de êxtase total, de paixão, confiança, energia e vibração!

O dia da Transformação não pode ser descrito, deve ser sentido. Talvez exista uma sequência exata de palavras que me permitiriam descrever o que foi aquele dia, mas infelizmente as desconheço.

Para ajudar você a entender o que foi o dia da Transformação, dá uma olhada nesse vídeo…

Um dos recursos que achei mais fantásticos do terceiro dia foi a sequência de afirmações que transcrevo a seguir. Algo como mandamentos, palavras para gerar energia, movimento, estado de espírito, progresso…

Now I am the Voice.

I will lead, not follow.

I will believe, not doubt.

I will create, not destroy.

I am a Force of Good.

I am a Leader.

Defy the odds!

Set a new standard!

Step up!

Dia #4 — Os Princípios De Uma Vida Cheia De Vitalidade

Último e não menos importante dia, volta ao palco Joseph McClendon para conduzir ensinamentos sobre como ter uma vida saudável e cheia de energia.

Não bastasse toda a transformação emocional causada pelos três dias, como a descoberta do eu, e do futuro eu, o quarto dia foi de lições voltadas a alimentação. Muitos paradigmas foram quebrados nesse dia e muitas reflexões sobre o que estamos fazendo com o nosso corpo através do alimento que estamos consumindo.

Incrível ver o tamanho do prejuízo dos alimentos processados, das carnes, leite, café, álcool e muitas outras coisas que nos fazem mal. É impressionante como a nossa alimentação foi estragada ao longo do tempo. A quantidade de toxinas que estamos ingerindo diariamente só ajudam a alimentar a indústria farmacêutica.

Quem não conhece alguém que está tomando um remédio para curar o efeito colateral criado por outro remédio? É um clico vicioso e sem fim… Na verdade tem fim, um fim triste e melancólico.

Ou nos atentamos e mudamos o comportamento diante da comida, ou a comida acaba com nós. Se não encurtar a vida, isso tudo que consumimos hoje, torna a vida quimicamente dependente e sem energia. Ninguém quer ter que tomar 18 comprimidos por dia onde cada um deles cura o mal causado por outro.

Conheça as Sete Regras Para Uma Alimentação Saudável

  1. Beba água antes e depois das refeições, não durante.
  2. Combine adequadamente seus alimentos.
  3. Coma em um estado de tranquilidade.
  4. Coma quantidades confortáveis de alimentos.
  5. Coma comida orgânica.
  6. Tempo é tudo: coma pequenas quantidades a cada três horas.
  7. Adicione suplementos a sua dieta, conforme necessidade.

Quanto ao tipo de alimento a ser inserido, falou-se muito em ingerir “live foods”, ou seja, “alimentos vivos”. Calma, a ideia não é comer um frango vivo! A ideia dos alimentos vivos é comer vegetais e frutas. O ideal é que 70% da sua alimentação seja composta por “live foods” e dentro disso, divida em 80% para vegetais e 20% para frutas.

Ainda restam 30% para ser consumidos, então saiba que 10% da alimentação deve vir de proteínas do peixe e alimentos como nozes, amêndoa, pinhão, lentilha, abóbora etc.

Faltam 20% e esses devem ser divididos da seguinte forma: 10% para carboidratos complexos como grãos, pois eles fornecem fibras; os outros 10% devem ser de óleos essenciais como óleo de oliva, ômega 3 & 6 etc.

Não tenho a pretensão de reeducar a sua alimentação apenas com um texto onde estou compartilhando algumas lições do que aprendi no treinamento. A intenção aqui é que você ao menos reflita sobre o tema e, conforme for, procure ajuda para encontrar melhores hábitos alimentares que possam proporcionar mais energia e vitalidade para encarar essa tal vida.

Conclusão

Wow! Foram quatro dias incríveis, inesquecíveis e transformadores. Algo que jamais esquecerei e recomendo a todos que querem dar uma chacoalhada em suas vidas. Confesso que não fui com essa expectativa para o treinamento do Tony Robbins, pois acreditava que seria algo como técnicas de coaching e tals… Foi muito melhor que isso, foi um profundo mergulho no meu eu… Gostei do que vi e gosto ainda mais do que vem pela frente ;-).

--

--