Quando você pergunta o que sua filha ou seu filho fazem eles respondem — “trabalho com UX” e você pensa — “humm, tá bom, então”?
Esse texto é para explicar o que faz um designer de produtos digitais e essa tal de UX.
Meu nome é Daniel Furtado, tenho 42 anos e sou designer. Além de trabalhar com isso há mais de 20 anos, criei um canal de Youtube, o UXNOW, para contar o que é essa tal de UX.
Como eu disse, sou designer faz bastante tempo e atualmente me intitulo “Designer de Interação”. Mas já vamos falar dessas diferenças de nomes e cargos. …
Um conto de início de ano sobre tecnologia, desespero e angústia
Nesse começo de 2020 aconteceu algo inusitado com meu celular — de uma hora para a outra a tela ficou piscando em verde, <modo balada on>.
Como o aparelho está na garantia eu levei na assistência na quinta-feira, dia 2. Tive uma ótima descoberta pois o pessoal faz a troca dos componentes na hora. :)
Tudo que eu tinha que fazer era esperar 1h30.
Próximo da assistência técnica existe uma padaria e resolvi esperar por lá para tomar uma vitamina. Então percebi que não tinha relógio para saber o horário. …
Sempre entendi que o design, como disciplina e prática, pega emprestado conceitos de outros lugares como a arte, a engenharia, a psicologia, a antropologia, o método científico, a comunicação, a fotografia, etc, etc. etc. E outro etc.
Eu entendo também que, para sermos melhores designers, precisamos continuar sempre fazendo esse empréstimo e assim aumentarmos nossa bagagem cultural — o famoso repertório cognitivo.
Incentivado pelo desejo de incentivar as pessoas, publiquei um vídeo no UXNOW falando sobre o tema e a receptividade foi ótima.
Estude mais do que Design! Repita o mantra.
Interessante que o Medium começa o documento em branco com um “conte sua história”. Aqui vai uma parte da minha. :)
Desde sempre quis ser professor. Minha mãe é professora. Minha avó era professora. Meus irmãos e irmãs são professores. Cada um é professor de uma coisa na família — dança, física, tai chi chuan, música, pedagogia e eu, design.
A primeira vez que comecei a trabalha com design tinha 17 para 18 anos. Acabei conseguindo um estágio numa agência de publicidade e propaganda pois havia feito uma montagem com um amigo (no Photoshop 2!) …
Nesse vídeo vou deixar meu lado bonzinho para lá e ensinar como fazer uma interface difícil e cheia de erros. Atrapalhar o usuário MESMO, de propósito.
É dia de fazer maldades. HOHOHOHOHO!
Para atrapalhar o usuário vamos seguir essas 10 regrinhas:
1 — O USUÁRIO NÃO PODE SABER O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O SISTEMA
2 — UTILIZE PALAVRAS COMPLETAMENTE DIFÍCEIS DE ENTENDER
3 — NÃO DEIXAR O USUÁRIO SEGURO AO REALIZAR AÇÕES
4 — NUNCA UTILIZE PADRÕES E FAÇA O SISTEMA SE COMPORTAR CADA HORA DE UM JEITO
5 — NÃO SE PREOCUPE COM ERROS E DESLIZES DO USUÁRIO
6 — NÃO UTILIZE ITENS RECONHECÍVEIS PELO…
Por que gostamos de alguns produtos e não gostamos de outros? 🤔
Donald Norman escreveu, em 2004, um livro muito legal chamado Design Emocional para explicar como nossas emoções são ‘ativadas’ ao utilizar um novo produto ou serviço.
As engrenagens de design e desenvolvimento são de tipos diferentes, então como fazer funcionar o seu projeto de software?
Metodologias ágeis são comuns no desenvolvimento de sistemas e o seu uso já é praticado em muitas empresas e times há vários anos.
Porém, muitas vezes, é complicado encaixar design nesse tipo de metodologia de trabalho. Que horas entra o ‘design’? No começo? No fim? No meio? Em vários momentos?
Para responder à essa pergunta, e algumas outras, conversei com o Rodrigo Giaffredo, catalisador de inovação na IBM e do canal Inovação Possível, sobre metodologias ágeis e como isso se mistura com design e UX. …
No novo vídeo do UXNOW vou falar de algumas diferenças e semelhanças entre UX de Jogos e UX de aplicativos e sistemas.
Motivações, narrativas, mecânica e recompensas são características que podemos observar em jogos e inspirar nossos projetos do dia-a-dia.
O que faz você ficar horas dentro de um jogo nem sempre tem uma resposta simples — o que te motiva pode não ser a mesma coisa que motiva outro jogador.
Assim como a relação esforço/recompensa — cada jogo tem uma proporção e um nível de dificuldade diferente (e cada jogador tem um limite para apanhar num jogo antes de vencer!). …
Dessa vez o vídeo do UXNOW fala sobre Consistência e uso de Padrões. Essa é mais uma das heurísticas do Nielsen e serve para ajudar a melhorar a experiência de uso de interfaces de sistemas.
Em que momento devemos adotar padrões conhecidos para facilitar a vida dos usuários e em que momento devemos abandonar esses padrões? E porque as pessoas gostam e dependem de padrões para tomar decisões melhores?
Assistam ao vídeo, superem o quadro torto e utilizem padrões para ajudar designers, desenvolvedores e usuários.
Para conhecer todas as heurísticas, veja no próprio site do Nielsen Norman Group o artigo…
Para encontrar esse artigo você deve ter seguido alguma pista — um link que um amigo compartilhou, uma lista que você segue, uma imagem que te chamou a atenção ou um título com palavras importantes para você.
De qualquer maneira você seguiu algum tipo de rastro de informação — pistas que te trouxeram até aqui.
About