Estudando mais do que Design

Dicas de livros para ampliar seu repertório

Daniel Furtado
9 min readSep 19, 2018

Sempre entendi que o design, como disciplina e prática, pega emprestado conceitos de outros lugares como a arte, a engenharia, a psicologia, a antropologia, o método científico, a comunicação, a fotografia, etc, etc. etc. E outro etc.

Eu entendo também que, para sermos melhores designers, precisamos continuar sempre fazendo esse empréstimo e assim aumentarmos nossa bagagem cultural — o famoso repertório cognitivo.

Incentivado pelo desejo de incentivar as pessoas, publiquei um vídeo no UXNOW falando sobre o tema e a receptividade foi ótima.

Estude mais do que Design! Repita o mantra.

Caso tenham perdido, aqui está o primeiro vídeo da série. :)

No vídeo o meu recado foi:

  1. Leiam livros que não sejam de design;
  2. Faça cursos que não sejam de design;
  3. Assista filmes que não sejam de design.

Recomendei, em outro vídeo, um livro que é MARAVILHOSO e que tudo mundo deveria ler: O Mundo Assombrado pelos Demônios, do Carl Sagan.
Esse livro é uma ‘homenagem’ à ciência e ao pensamento cético e é muito útil para quem trabalha com design.

Sempre desconfie! :)

Recomende um Livro

Fiz uma pequena campanha com os assinantes do UXNOW para que recomendassem livros diversos. O resultado foi lindo ❤ e compartilho com vocês a lista e observações do pessoal. Li alguns deles e outros ainda não conhecia. Adorei!

Espero que a lista sirva para criar uma nova bagagem ou, pelo menos, servir de assunto para uma conversa no Uber.

Livros Recomendados pelos assinantes do UXNOW

Coloquei a lista por ordem de “chegada”. Está ali também o nome de quem recomendou o livro e qual a mensagem principal contida (na opinião de quem fez a sugestão).

Obrigado de verdade. Vocês são incríveis!

Anjos e Demônios
Existe muito mais a se apreciar do que a “aparência” de tudo. Arte, pessoas, conhecimento ou crenças.
Anderson, de Belo Horizonte

Sapiens — Yuval Noah Harari
Aprender com nossos ancestrais. O autor não conta apenas a história de macacos, mas mostra como nossa cultura atual foi moldada com o passar de tempos com a criação de mitos, por exemplo.
Jorge Ferreira, de Curitiba

Prepare as crianças para o mundo
Estratégias para uma sociedade ética e mais humana
Rodrigo Pitorri, de São Paulo

Como fazer amigos e influenciar pessoas
Como se envolver com pessoas através do discurso positivo para alcançar os seus mais sinceros sonhos
Desirée Clair Graf Nyári, de Manaus

Como A Música Ficou Grátis — Stephen Witt
Como a imprevisibilidade humana pode acabar com uma indústria poderosa, no caso das gravadoras de discos.
Ricardo dos Santos, de São Paulo

O Homem Que Sabia Demais
É uma biografia sobre Alan Turing, que além de nos revelar sua história mostra diversos pensamentos e detalhes íntimos de sua vida. A cereja do bolo com certeza é que você se torna um grande amante da matemática e todas as suas vertentes. É um grande estímulo para buscar conhecimento ou uma nova área do conhecimento.
Eliel Pereira, de São Paulo

Jack Definitivo
É a autobiografia de Jack Welch, CEO da General Electric.. Participou junto com engenheiros no processo de criação da lâmpada incandescente, onde a GE investiu fortemente, teve total envolvimento na criação do ecommerce no início dos anos 2000. Acredito ser muito interessante principalmente para quem gosta de empreendedorismo.
Patrick Isidoro, de Santos

Emotions Revealed — Paul Ekman
Nesse livro Ekman apresenta o FACS, que de forma geral e bem simplificada, é uma metodologia que pode ser aplicada para identificar emoções através de expressões faciais, isso é muito interessante quando pensamos em softwares que baseados nessa metodologia fazem reconhecimento facial de um indivíduo e assim identificam a emoção estampada em seu rosto.

Me faz pensar em como o uso de uma ferramenta desse tipo seria relevante se aplicada a UX, de forma a gerar informações precisas do estado emocional de um usuário quando em contato com determinado produto.

Óbvio, que mesmo se coletadas de forma cronológica a visualização do produto, as emoções coletadas não devem propósito necessariamente a ele, mas quando em uma convergência massiva a um mesmo item, há ai uma justificativa para ao menos uma análise mais detalhada do mesmo.

Um exemplo: Um app de celular faz uso da câmera frontal de seus usuários para coletar suas emoções enquanto navegam e assim gerar relatórios aos UX Designers. Digamos que houve o relato de uma expressão de tristeza no momento em que determinada imagem apareceu na tela, isso por si só não quer dizer nada, pois essa emoção pode ter sido proferida quando o usuário lembrou-se de que é domingo e segunda tem que retornar ao trabalho, porém caso hajam inúmeros casos da mesma emoção em convergência com o mesmo item, ai sim, podemos analisa-lo e até altera-lo para ter confirmação se a emoção é respectiva a ele.
Eduardo Pinheiro, vulgo The King of mimimi (não resisti e deixei seu apelido!), de São Paulo

Sapiens — Yuval Noah Harari
Uma compreensão e reflexão profunda sobre nós, seres humanos. O que fizemos, o que fazemos e o que iremos fazer.
Pedro Thiago da Silva, de Manaus

Perdido em marte
Se você já trabalhou num projeto com poucos recursos vai se identificar. Com restrições precisamos ser criativos, há mais em nós mesmos do que nossa especialidade.
Renato, de Campinas

Subliminar, como o inconsciente influencia nossas vidas.
Esse Livro é fenomenal. Basicamente ele fala das ações e como seu subconsciente influencia nelas. É Neurosciência escrita de uma maneira simples e didática.
Renato, de Campinas

O Poder do Agora — Eckhart Tolle
Ele mostra e ensina como as pessoas podem melhorar sua vida simplesmente dando mais importância e aproveitando o momento que estão vivendo no Agora, não com o que vão viver no futuro ou aquilo viveram no passado.
Claudio Gomes, de São Paulo

De gênio e louco todo mundo tem um pouco
É um romance comédia do Augusto Cury. Apesar de acharem que o autor só fala de auto ajuda, achei o livro muito gostoso de ler e engraçado. Inclusive li toda a saga do vendedor de sonhos que é um paralelo da história.
Denis Piaia, de Campinas

Para Ler o Pato Donald
Como funciona o universo Disney e as comunicações de massa.
Gabriel Bassino, de São Paulo

O Poderoso Chefão Corporativo — Louis Ferrante
Ensinar lições que um ex-mafioso aprendeu na máfia e que podem ser usadas na vida.
Rafael Frota 🤖, de São Paulo

A Incrível Viagem de Shackleton
Trabalho em equipe e superação de limites.
Sandrix, de São Paulo

O Herói de Mil Faces — Joseph Campbell
Joseph Campbell discute a Jornada do Herói, método usado desde as mitologias antigas até recentemente dentro do cinema e na publicidade, algo que é muito eficiente para causar engajamento com o seu público.
Alex Soares, de Cravinhos

O Homem E Seus Símbolos — Carl Jung
Arquétipos, Simbologia e memória coletiva.
Gabriela Batarra, de Ribeirão Preto

Poderoso chefão
O livro nos ensina alguns pontos importantes sobre liderança.
Phellipe Rodrigues, de Vargem Grande do Sul

Musashi
Em uma época de adolescência e buscas por epopeias fantásticas foi o primeiro livro que me impactou com a visão de um cenário histórico do Japão e da origem da construção do pensamento por trás do livro dos cinco anéis.
Glauco Carneiro, de Campinas

Poder do Hábito
Entender como os hábitos são formados na nossa mente, o que nos permite entender como nos proteger de maus hábitos e como, da mesma forma, induzir bons hábitos, inclusive em aplicando características em nossos produtos.
Stéfano Girardelli, de Lavras

Paciência — Daniel Clowes
Resumir a mensagem desse livro em duas linhas não dá. Ele basicamente nos mostra o quanto somos insignificantes em nossa existência e o único motivo pelo qual vale a pena continuar seguindo em frente é o amor. ❤️
André Gongra, de Campinas

Psicologia Cognitiva
Esse livro é sobre psicologia cognitiva e é bem interessante para nós Designers, o livro traz uma abordagem sobre como a cognição funciona e os processos mentais que estão por detrás do comportamento humano. Muita coisa que nós designers fazemos é baseado na cognição e a psicologia desempenha um papel importantíssimo no Design. Vale muito ter um livro desse em casa.
Filipe Losoft Samuel, de São Paulo

Apanhador de Sonhos
Stephen King….preciso mesmo escrever? 👻
Julio Cesar Domingos, de Santo André

A cabana
Entender o porque das coisas na visão de Deus.
Diego, de Curitiba

O Oceano No Fim do Caminho — Neil Gaiman
Nail Gaiman é incrível… já li muitas crônicas dele. Em especial este livro por se tratar de um mergulho nas Memórias (e/ou fantasias) da infância, nos leva a ir remexer no baú também. O que nos faz inspecionar os fundamentos das estruturas que nos edificam como adultos hoje. Obs: não é uma resenha é minha opinião/memória associativa que o livro me trouxe, e me marcou.
Daniela Nogueira, de Cascavél

A Estrutura das Revoluções Científicas — Thomas S. Kuhn
O livro aborda as mudanças de paradigmas nas ciências, sob a perspectiva relativista. Segundo o autor, a superação de um paradigma estabelecido é o fruto de um disputa retórica. Portanto, não se trataria de um processo racional, através de experimentos e análises metodológicas, mas do quão hábil forem os cientistas para estabelecer seus modelos.
Flávia, de São José do Rio Preto

Princípios universais do Design
Reflexões sobre técnicas que são usadas no design para vários segmentos.
Edd Martins, de São Paulo

A Redoma de vidro — Sylvia Plath
Pra mim, é um livro pesado mas necessário pq o assunto principal é depressão e suicídio. Eu não sabia muito o assunto e acho me ajudou a entender a mente humana e como é conviver com a doença.
Jennefer Silva, de São Paulo

Essencialismo — Gred McKeown
Como as coisas essenciais tem mais valor do que aquelas que consideramos importantes ou urgentes.
Paulo Gomes, de Goiânia

Tudo É Óbvio — Desde Que Você Saiba a Resposta
Como o nosso senso comum nos engana — situações e eventos têm significados diferentes dependendo da cultura e sociedade.
“O Senso Comum é predominantemente prático, significa que ele se concentra mais em encontrar respostas para perguntas do que investigar como se chegou a essas respostas. O senso comum apenas “sabe” o que é apropriado fazer em cada situação em particular, sem saber como sabe disso.”
Eduardo Pereira, de Munique

A estratégia da inovação radical
O design organizacional pode favorecer a inovação dentro do seu negócio!
Édy Marcozzi, de Florianópolis

Valerian e a Cidade dos Mil Planetas
Sua imaginação pode ir onde e criar o que você quiser.
Rick, de São Paulo

Sapiens — Yuval Noah Harari
Nós devemos nossa evolução ao nosso poder de compartilhar, compartilhar histórias, espaços e conhecimento
Greg Lopes, de Campinas

Para sair do século XX — Edgar Morin
Voltar a repensar a tríade filosófica clássica -> Quem somos, de onde viemos e para onde vamos?
Leandro Biciato, de Americana

O Andar do Bêbado
Como o acaso determina nossas vidas (ou algo assim)
Luiz Resende, de São Paulo

Leonardo Da Vinci — Walter Issacson
Observe, muito. Ouça, mais ainda. Respeite visões diversas e conviva com pessoas diferentes do seu modo de viver. Assim era Da Vinci, segundo essa biografia. Por isso ele tinha tantos insights.
Cibele, de São Paulo

A Guerra do Velho
Sobre aventuras e ficção, amizade e amor
Caroline, de Manaus

Um, Nenhum e Cem Mil — Luigi Pirandello
O como você se vê, nem sempre é o mesmo “eu” ao olhar de outro.
Matheus Hass, de Jaguariúna

Da lista incrível do pessoal o destaque foi o livro Sapiens. Três pessoas recomendaram o livro e faço questão de recomendar também. É um livro incrível — fiquei quase 6 meses lendo pois, a cada nova página, era uma bomba para o meu cérebro processar. Recomendo muito!

Espero que vocês gostem dessa lista e escrevam se já leram algum dos livros. :)

👏👏👏👏👏👏👏👏

Gostou? Que tal Aplaudir e Compartilhar com os amigos!

👏👏👏👏👏👏👏👏

Aliás, o UXNOW é um canal de Youtube sobre UX que tem como principal objetivo levar informações sobre Experiência do Usuário para quem é novo na área. Aproveite e envie alguns vídeos para aquele parente que você já se cansou de explicar o que faz da vida. ;)

FACEBOOK ➽ http://facebook.com/uxnow /
INSTAGRAM ➽ @daniel_uxnow
E TAMBÉM ➽ WWW.UXNOW.COM.BR /

--

--

Daniel Furtado

Designer de Interação na Wezen e youtuber/evangelizador de UX no canal UXNOW. . ;)