O que aprender com o meme “Gloria Pires”

Se você é daqueles que quando ouve “eu sou Relações Públicas” diz “hummm” ou “legal, mas me explica mais uma vez o que você faz?” pode entender um pouquinho das atribuições desse profissional com o caso da Gloria Pires no Oscar 2016 (ou com o que faltou nele).

Primeiro, pra quem não viu, a atriz foi comentarista durante a exibição do programa (ao vivo!) pela Globo, realizou alguns comentários vazios ou então apenas dizia que não havia assistido determinado filme, ou como ela mesma disse em seu vídeo caseiro, publicado algumas horas depois “estava ali dando a minha opinião como se estivesse na minha casa, com os meus amigos”. É claro que isso foi um prato cheio para a internet que não poupa ninguém e fez da Gloria Pires um dos memes do ano.

Imagem retirada do Google

Voltamos então às atribuições do profissional de RP. Lembrando que um Relações Públicas é formado, não apenas para trabalhar com grandes corporações, mas também com pessoas públicas, como é o caso.

Uma crise de imagem, pode ocorrer com qualquer pessoa ou empresa e para administrá-la é necessário um profissional experiente que saiba o que está fazendo e principalmente, saiba da importância do relacionamento que a pessoa pública ou organização deve ter com seus públicos.

É claro que nada disso precisaria ser gerenciado caso a atriz tivesse sido orientada e preparada para participar como convidada na transmissão do programa e esta é uma das funções do RP, orientar, preparar e assessorar a pessoa pública ou representante para qualquer ocasião.

Mas como isso não ocorreu, foi necessário gerenciar a crise e mais uma vez, faltou a orientação de um profissional. É claro que na atualidade estamos cada vez mais “próximos” da rotina e dia a dia dos ídolos e famosos, mas lembramo-nos que ela não estava “em casa com os amigos” estava em um programa internacional, transmitido ao vivo, trabalhando e expondo sua imagem pública como atriz.

Em uma tentativa de administrar a crise, a posição que a Gloria tomou, foi gravar um vídeo caseiro, justificando apenas, a falta de preparação por ter sido “convidada” e por ser “atriz, não comentarista”, não admitindo exatamente, a falta de preparação.

Percebemos que a estratégia da equipe que assessora a atriz é mesmo apenas justificar a falta de preparação e não admiti-la com o lançamento de camisetas com as frases dos memes utilizando #sinceridade e #objetividade.

http://revistadonna.clicrbs.com.br/gente/gloria-pires-entra-na-brincadeira-e-lanca-camisetas-com-memes-do-oscar/

Com isso exposto, fica a dica a todas as pessoas públicas, principalmente do nosso Brasil, que cada vez mais, têm suas vidas expostas na internet e estão sempre correndo o risco de ‘cair na boca do povo’, seja por um comentário polêmico ou então um nem tão polêmico assim.

O profissional de Relações Públicas pode até servir ‘cafézinho’ na visão de algumas pessoas, mas posso garantir que ele trará muito mais que um pouco de cafeína para sua reputação e imagem.