Eleições 2018: Bolsonaro apresenta plano de governo

Daniel Jacobsen
Aug 31, 2018 · 2 min read

por Daniel Jacobsen | 31 de agosto de 2018

Ocupando o segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, Bolsonaro (PSL) lança Plano de Governo.

“O Caminho da Prosperidade” é o título do Plano de Governo do candidato à presidência do Brasil pelo PSL, Jair Bolsonaro. Com uma proposta de liberalismo democrata e “tolerância zero” para o crime, Bolsonaro espera conquistar votos para superar o atual líder nas pesquisas, o ex-presidente Lula (PT) que soma 37% das intenções contra 18% do candidato do PSL.

O Plano de Governo defende liberdade de opinião, seja religiosa ou de escolhas pessoais. Este discurso no entanto é destoante de alguns pontos do próprio Plano, a começar com o slogan de campanha “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, com explícito teor religioso cristão, além de divergir de conhecidos e frequentes ataques do candidato aos grupos LGBTQ+ e outras minorias sociais.

Bolsonaro defende a redução do número de ministérios que, de acordo com ele, são ineficientes e não atendem os interesses da nação, além de serem resultado de “política corrupta”.

Veja no infográfico as principais propostas de governo de Bolsonaro.

O Plano de Governo completo pode ser consultado aqui.


Pouco esclarecedor em entrevista no JN

Entrevistado na última terça-feira (28) por William Bonner e Renata Vasconcellos no Jornal Nacional da Globo, Bolsonaro foi impreciso em diversas respostas, preferindo fugir das perguntas e criticar os governos anteriores.

Bolsonaro e Renata Vasconcellos discutem sobre desigualdade salarial

A internet não se conteve durante uma fala da jornalista Renata Vasconcellos que, ao fazer uma pergunta sobre desigualdade salarial entre homens e mulheres, ouviu do candidato à presidência que o salário dela provavelmente é inferior ao de Bonner numa função semelhante. Renata interrompeu a fala e afirmou que ela como cidadã ajuda a pagar o salário do parlamentar, e completa: “O meu salário não diz respeito a ninguém. E eu posso garantir ao senhor, como mulher, que jamais aceitaria receber um salário menor do que de um homem que exercesse as mesmas funções que eu”.

A hashtag #BolsonaroNoJornalNacional estourou, e Bolsonaro não conseguiu escapar de críticas e memes no Twitter:

Na entrevista Bolsonaro também defendeu o armamento como solução para a violência, criticou a discussão das temáticas sexuais e de gênero nas escolas e defende Vice, General Mourão. Confira a entrevista completa no Globoplay:

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade