Caos, sentido e amor

Daniellebarros
9 min readFeb 7, 2024

--

Dias antes de chegar a Bridge House Mulheres da Terra aconteceram coisas desafiadoras como meu carro quebrar, não conseguir sublocar o meu aparamento, eu a pensar que ECCO estava me dizendo para não vir, eu estava criando todo o tipo de tensão a minha volta e dentro de mim, porque meu medo de deixar de viver sozinha e estar vivendo com outras mulheres era enorme.Dias antes de chegar a Bridge House Mulheres da Terra aconteceram coisas desafiadoras como meu carro quebrar, não conseguir sublocar o meu aparamento, eu cheguei a pensar que ECCO estava me dizendo para não vir, eu estava criando todo o tipo de tensão a minha volta e dentro de mim, porque meu medo sobre deixar de viver sozinha e estar vivendo com outras mulheres era enorme.

Eu queria muito estar aqui, depois de ficar cinco meses viajando e fazendo treinos com outras mulheres, voltar a morar em São Paulo sozinha foi frustrante, então quando Vera me telefonou falando sobre a Bridge House Mulheres da Terra, eu disse sim de imediato e pulei de alegria!Eu queria muito estar aqui, depois de ficar cinco meses viajando e fazendo treinos com outras mulheres, voltar a morar em São Paulo sozinha foi frustrante, então quando Vera me telefonou dizendo sobre a Bridge House Mulheres da Terra, eu disse sim de imediato e pulei de alegria!

Eu cheguei a Brigde House tão iluminada, a casa onde morarmos é cercada de natureza, da janela do quarto é possível ver uma grande lagoa, diversos lindos pássaros sobrevoam a casa todos os dias, um dia estava fazendo EHP no jardim da casa e um grande lagarto apareceu, acho que ele ficou curioso com o que estava acontecendo.Eu cheguei a Brigde House tão entusiasmada, a casa onde morarmos é cercada de natureza, da janela do quarto é possível ver uma grande lagoa, diversos lindos pássaros sobrevoam a casa todos os dias, um dia estava fazendo EHP no jardim da casa e um grande lagarto apareceu, acho que que ele ficou curioso com o que estava acontecendo.

Estar vivendo dentro da natureza tem sido curador para mim. Quando olho pela janela o que sinto é que eu pertenço a esse lugar. Um amigo me disse que viver no plano é uma invenção humana, que a natureza não existe plano, penso nisso e vejo pela janela uma aranha “voar” pelos ares enquanto sobe pela sua teia, acho que ele tinha razão! Estar no meio da natureza, exceto com as baratas, é excitante!Estar vivendo dentro da natureza tem sido curador para mim. Quando olho pela janela o que sinto é eu pertenço a esse lugar. Um amigo me disse que viver no plano é uma invenção humana, que a natureza não existe plano, penso nisso e vejo pela janela uma aranha “voar” pelos ares enquanto sobe pela sua teia, acho que ele tinha razão! Estar no meio da natureza, exceto com as baratas, é excitante!

E tudo poderia ser um paraíso se não fosse a enorme pressão interna que carrego comigo.E tudo poderia ser um paraíso se não fosse a enorme pressão interna que carrego comigo.

Nos primeiros dias eu queria apenas estar aqui. Nadar no mar, olhar as árvores balançando, descobrir quem são os vizinhos, conversar com outras mulheres da casa. Eu descobri que Alice é tão engraçada e companheira, ela é completamente apaixonada pelo café e pelo silêncio das manhãs. Sônia sabe mais de músicas brasileiras do que eu, ela ama dançar, fazer magia e apreciar Tucanos, ela tem desenvolvido o dom de se comunicar com animais. Vera gosta de filmes de ficção científica, apresentar frutas tropicais, como jaca e caju, para outras mulheres, de pesquisar sobre a criação e de falar inglês comigo.Nos primeiros dias eu queria apenas estar aqui. Nadar no mar, olhar as árvores balançando, descobrir quem são os vizinhos, conversar com outras mulheres da casa. Eu descobri que Alice é tão engraçada e companheira, ela é completamente apaixonada por café e pelo silencio das manhãs. Sônia sabe mais de músicas brasileiras do que eu, ela ama dançar, fazer magia e apreciar Tucanos, ela tem desenvolvido o dom de se comunicar com animais. Vera gosta de filmes de ficção cientifica, apresentar frutas tropicais, como jaca e caju, para outras mulheres, de pesquisar sobre a criação e de falar inglês comigo.

Em meio a todas essas maravilhas e descobertas, tenho carregado comigo um caderninho de fazer, é horrível eu sei, uma lista de tudo o que tenho que fazer. Responder e-mails, traduzir sites, escrever newsletter, falar com tal pessoa. Penso, se eu estivesse em São Paulo tudo estria inverno, eu me trancaria no quarto e depois de tudo passar poderia “viver”, o que muitas vezes fez assistir séries na televisão.Em meio a todas essas maravilhas e descobertas, tenho carregado comigo um caderninho de fazeres, é horrível eu sei, uma lista de tudo o que tenho que fazer. Responder e-mails, traduzir sites, escrever newsletter, falar com tal pessoa. Penso, se eu estivesse em São Paulo tudo estria terminado, eu me trancaria no quarto e depois de tudo terminado poderia “viver”, o que muitas vezes significava assistir séries na televisão.

Aqui a vida pulsa, eu penso: — Não tenho tempo, aqui as horas passam depressa demais, vou acordar mais cedo amanhã para ter tempo de fazer tudo. Na verdade, não é sobre tempo, é sobre estar viva de verdade.Aqui a vida pulsa, eu penso: — Não tenho tempo, aqui as horas passam depressa demais, vou acordar mais cedo amanhã para ter tempo de fazer tudo. Na verdade, não é sobre tempo, é sobre estar viva de verdade.

Ainda quando me deito na cama o meu medo cresce, tenho frases como eu não fiz isso, amanhã tenho que fazer aquilo, sinto medo de que se eu deixar de fazer toda essa pressão em mim, se eu abandonar o caderninho com a lista de fazeres ir Virar uma pessoa irresponsável, me dou conta que acredito que ser adulto é ser assim, é ter essas listas do que tenho que fazer.Ainda quando me deito na cama o meu medo cresce, tenho frases como eu não fiz isso, amanhã tenho que fazer aquilo, sinto medo que se eu deixar de fazer toda essa pressão em mim, se eu abandonar o caderninho com a lista de fazeres irei virar uma pessoa irresponsável, me dou conta que acredito que ser adulto é ser assim, é ter essas listas do que tenho que fazer.

Enquanto escrevo essas palavras me pergunto como é viver sem pressão? Eu ainda não tenho uma resposta para isso, tenho algumas faixas, e esses são meus próximos passos. Enquanto escrevo essas palavras me pergunto como é viver sem pressão? Eu ainda não tenho uma resposta para isso, tenho algumas pistas, e esses são meus próximos passos.

Eu havia planejado começar esse artigo falando do mar, eu não sabia muito bem o porquê, mas em uma certa manhã o porquê falar do mar enquanto quero dizer sobre pressão ficou evidente.Eu havia planejado começar esse artigo falando do mar, eu não sabia muito bem o porquê, mas em um acerta manhã o porquê falar do mar enquanto quero dizer sobre pressão ficou evidente.

Eu e Alice decidiram suas juntas hoje cedo na praia entregar o Menu de Possibilidades e fazer raiva em pé. Eu estava tão animado com isso, no dia anterior eu, Alice, Vera e Sônia tínhamos entregue o Menu e isso me deixou tão inspirado que quis fazer na manhã seguinte.Eu e Alice decidimos ir juntas hoje cedo a praia entregar o Menu de Possibilidades e fazer raiva em pé. Eu estava tão animada com isso, no dia anterior eu, Alice, Vera e Sônia havíamos entregado o Menu e isso me deixou tão inspirada que quis fazer na manhã seguinte.

Saímos as 7h de casa e equipados com cadeiras e um pequeno cartaz com nossas ofertas.Saímos as 7h de casa e equipadas com cadeiras e um pequeno cartaz com nossas ofertas.

Não tivemos muito tempo até o primeiro compromisso do dia, minha proposta era entregar o Menu para pelo menos uma pessoa, fazer raiva em pé, pular no mar e voltar para casa.Nós não tínhamos muito tempo até o primeiro compromisso do dia, minha proposta era entregar o Menu para pelo menos uma pessoa, fazer raiva em pé, pular no mar e voltar para casa.

Chegamos na praia e a maioria das pessoas que estavam lá jogavam futebol, e rapidamente vimos duas mulheres deitadas em uma canga. Me aproximei das apresentações do Menu e ambas quiseram fazer, foi maravilhoso, elas disseram que tinham ido à praia aquele dia conversando exatamente sobre novas possibilidades, e que eram especiais nos encontrar.Chegamos na praia e a maioria das pessoas que estavam lá jogavam futebol, e nós rapidamente vimos duas mulheres deitadas em uma canga. Me aproximei delas apresentei o Menu e ambas quiseram fazer, foi maravilhoso, elas disseram que haviam ido à praia aquele dia conversando exatamente sobre novas possibilidades, e que era coincidência nos encontrar.

Depois fomos à beira do mar e raiva em pé. Alice gritava dizendo o que bastava, colocando limites, ela gritava tão alto e furiosa, algumas pessoas gritavam de volta, não olhamos, era apenas nós duas naquele momento.Depois fomos à beira do mar e fizemos raiva em pé. Alice gritava dizendo o que bastava, colocando limites, ela gritava tão alto e furiosa, algumas pessoas gritaram de volta, não olhamos, era apenas nós duas naquele momento.

Antes de voltar para casa para tomar café, e por encomenda, escolhemos ao acaso justamente um café no qual a proprietária era uma mulher Alemã, Alice nasceu na Alemanha, elas falaram em alemão alguma coisa que não entendi, pegamos o café, sentamos na e Alice começou a me dizer sobre o experimento que ela estava fazendo sobre usar a cadeira tristeza para se comunicar com a pessoa, para ter conexão, então antes de irmos embora Alice voltou para dentro do café e começou a falar em alemão para a dona do café, ela disse: — Sabe, estou morando aqui porque tenho um projeto com outras mulheres e comecei a dizer sobre a Bridge House. A dona do café não mostrou tanto interesse, nos despedimos e quando nos aproximávamos para entrar no carro para finalmente ir embora para casa, veio uma outra mulher correndo atrás de nós, e por acaso ou não era uma outra mulher alemã que disse: — Eu não pude deixar de ouvir uma conversa de vocês, e minha filha também tem um projeto de mulheres e talvez vocês gostem de conhecê-la, e ficamos uns quinze minutos conversando com ela, trocamos telefone, e enquanto escrevo essas palavras, Alice no quarto ao lado me envia uma mensagem, dizendo que a filha da Mulher que nós conhecemos no café, quer nos conhecer no sábado. Foram apenas duas horas e tanta vida aconteceu. E enquanto a vida acontecia não havia o depois, não havia pressão, não havia o que fazer era apenas uma explosão de caos, sentido e amor.Antes de voltar para casa paramos para tomar café, e por coincidência, escolhemos ao acaso justamente um café no qual a proprietária era uma mulher Alemã, Alice nasceu na Alemanha, elas falaram em alemão alguma coisa que não entendi, pegamos o café, sentamos na cadeira e Alice começou a me dizer sobre o experimento que ela estava fazendo sobre usar a tristeza para se comunicar com as pessoa, para ter conexão, então antes de irmos embora Alice voltou para dentro do café e começou a falar em alemão para a dona do café, ela disse: — Sabe, estou morando aqui porque tenho um projeto com outras mulheres e começou a dizer sobre a Bridge House. A dona do café não mostrou tanto interesse, nos despedimos e quando nos aproximávamos para entrar no carro para finalmente ir embora para casa, veio uma outra mulher correndo atrás de nós, e por coincidência ou não era uma outra mulher alemã que disse: — Eu não pude deixar de ouvir a conversa de vocês, e minha filha também tem um projeto de mulheres e talvez vocês gostem de conhecer ela, e ficamos uns quinze minutos conversando com ela, trocamos telefone, e enquanto escrevo essas palavras, Alice no quarto ao lado me envia uma mensagem, dizendo que a filha da Mulher que nós conhecemos no café, quer nos conhecer no sábado. Foram apenas duas horas e tanta vida aconteceu. E enquanto a vida acontecia não havia o depois, não havia pressão, não havia o que fazer era apenas uma explosão de caos, sentido e amor.

Danielle Barros

--

--