Eu sou Gaia

Daniellebarros
4 min readMay 7, 2024

--

Descemos por uma trilha estreita em direção à cachoeira. Num vão entre as árvores pude vislumbrar a paisagem que nos esperava. De repente estou diante de uma pedra enorme, ando sobre ela e vejo a cachoeira, meu coração se enche de amor, e tenho vontade de rir e chorar ao mesmo tempo. Esta cachoeira, em sua geografia, se assemelha a muitas outras que já estive, então por que essa conquistou tanto meu coração?

Enquanto as outras mulheres se preparam para nadar ou explorar, não quero esperar e me jogar naquela água fria e deixar meu corpo ser abraçado pela corrente.

Uma vez, quando estava em Burkina Faso, um mestre griô me disse para pedir permissão antes de entrar na água. Não entendi muito bem as palavras dele, ele misturou francês com Djeli, que é a língua falada naquela região. Mas energeticamente entendi que estávamos entrando em outro território, e que era preciso pedir licença antes de entrar. Faço isso indo devagar, deixando a água se acostumar com meu corpo, enquanto sou banhada por seu abraço frio.

Eu pulo na água e caminho lentamente. Do outro lado da margem vejo uma pedra, retangular, plana e quase do tamanho do meu corpo, parece que está me chamando. Estou louco? A pedra está falando comigo?

Sigo o impulso e nado em direção a ele. Em alguns segundos estou em cima disso. Me distraio olhando as outras Mulheres nadando, mas a pedra me chama novamente. Eu sinto seu chamado como um forte impulso para estar com ela. Tenho medo de tudo isso ser demais e penso: “será que vou ficar mesmo aqui conversando com a pedra? Não estou nem com meu bip book, vou esquecer depois…” e quando me dou conta já estou deitada de bruços abraçada à pedra, e chorando.

Sinto falta de outra vida em que conversar com pedras era normal. Sinto falta dessa natureza que vive dentro de mim, capaz de pertencer e sentir tudo o que está ao meu redor. Enquanto eu chorava, eu estava chamando essas partes de mim, Ou essas partes estavam chamando por mim?

Como esqueci que as pedras, as águas, as árvores são minhas irmãs? Como poderíamos esquecer isso como humanidade? Quero acreditar que levará tempo, que os humanos mudarão a sua relação com Gaia. Mas ali, abraçado naquela pedra, ouvindo a cachoeira, não há espaço para fantasias. Aquela vida que vivi não pode mais existir novamente. Eu choro mais uma vez.

Minha conversa continua, percebo que para ouvir a natureza preciso relaxar, renunciar a pensamentos pré-concebidos de como deveria ser, de certo e errado, e até abrir mão das palavras. É um processo de abandonar o conhecido. Neste ponto, minha barra de dormência está baixa e minha mente está em silêncio. E mais uma vez começo a chorar.

A pedra me pergunta se esqueci o que sou. Havia tanto amor nisso, que essa pergunta era um chamado. Não tenho respostas, apenas uma sequência de imagens na minha cabeça e sensações no meu corpo. A vida na cidade, crescer indo para a escola, adaptando-se para se enquadrar na vida cultural moderna. Todas essas minhas decisões me afastaram do que sou, porque me afastaram da minha comunhão com algo maior que eu. Percebo que ao me afastar da natureza me afastei da minha própria natureza, porque também sou Gaia.

Ao deixar o amor da pedra abraçar todos os meus corpos, olho para as outras Mulheres da Terra na cachoeira. Vera escalou uma parte escorregadia das pedras, ela está bem perto da cachoeira fazendo exercícios, sinto alegria e vejo o corpo dela em movimento como se ela também fosse a cachoeira. Laura está no topo da rocha mais alta, abre os braços, olha a imensidão, vejo ela se desdobrando enquanto o sol banha seu corpo, ela está tão radiante. Levanto-me para olhar as outras Mulheres e também Kristoffer, que veio passar uma semana conosco em casa. Cada um deles está explorando a cachoeira. Eithne se joga na água, algo acontece com ela, não sei o que é, não entendo as palavras. O que testemunhei é que ela está expandindo seus limites e sendo selvagem enquanto bate os braços na água.

Ouço um chamado para uma reunião. É hora de dizer adeus à pedra, mas percebo que não é um adeus porque estou conectado com ela, e ao fazê-lo criamos um espaço de amor, ao qual ambos pertencemos. Mesmo agora, enquanto escrevo estas palavras, posso sentir sua presença. A telepatia acontece nestes espaços de Amor, onde dois ou mais corações se encontram.

Encontro-me com as outras Mulheres em cima de outra pedra. Lisa-Maria se propõe a encontrar um personagem para ampliar nossas possibilidades de estar no mundo, mudando o Thoughtware sobre a Realidade , e percebo que era isso que eu estava fazendo enquanto conversava com a pedra.

O personagem que me sugerem e que estou experimentando é: sou rainha e tenho tudo na palma das mãos. E o que eu quero, como rainha, é viver em um mundo onde cada mulher sinta seu corpo como Gaia, e toda a força, poder, criação e vulnerabilidade que possuem dentro dele.

Quero ser uma rainha que reserva espaço para algo maior e além da sua Caixa e da sua mente e decido: a explosão total do meu potencial pode passar por mim agora!

--

--