Image for post
Image for post

Eu imagino que não deva ser fácil sentir-se parte de uma comunidade de fé. Não são poucas as pessoas que, mesmo desejando estabelecer interações significativas, sentem-se desconectadas do grupo.

É como se houvesse uma barreira entre as cadeiras, entre as fileiras, entre os olhares.
Não se trata de ser mal tratado, mas de não ser acolhido com afetividade. Parece que não conseguem se misturar, se envolver e se abraçar com o que acontece no dia a dia da igreja.

Em outras épocas, eram ativas, empolgadas, felizes, mas agora mal conseguem trocar duas palavras com quem está sentado ao lado. …


Image for post
Image for post

Eu ainda me lembro! Aquele domingo, 01 de maio de 1994. Dia do meu aniversário! Mas não quis saber… Acordei num pulo, vencendo a preguiça, e fui correndo ligar a televisão! Eu estava atrasado, e não queria perder o que estava por vir. …


Image for post
Image for post

Já tinha um tempo que queria escrever sobre isso, e depois do ápice de uma notícia muito triste recebida hoje, não consegui pensar em outra coisa que não fosse escrever esse texto.

Acontece que nós jovens não somos levados a sério. Nosso cansaço não é levado a sério. Nossas crises não são levadas a sério.

Estamos esgotados. Essa é a palavra: esgotados. Foi a palavra que mais usei nos últimos tempos. Eu achava que estava sofrendo dos sintomas sozinha, mas de uns tempos pra cá, entre uma conversa e outra com amigos universitários, descobri que isso é mais comum do que esperava. O cansaço mental é tão grande que o corpo não suporta, de tão igualmente cansado. Crises de choro, crises de ansiedade e de pânico tornam-se recorrentes. O estresse vai afetando nossa capacidade cognitiva e começamos a ter dificuldade de achar palavras pra completar frases, e vamos nos cansando de fazer esforço pra explicar as coisas. …

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store