Image for post
Image for post

Eu imagino que não deva ser fácil sentir-se parte de uma comunidade de fé. Não são poucas as pessoas que, mesmo desejando estabelecer interações significativas, sentem-se desconectadas do grupo.

É como se houvesse uma barreira entre as cadeiras, entre as fileiras, entre os olhares.
Não se trata de ser mal tratado, mas de não ser acolhido com afetividade. Parece que não conseguem se misturar, se envolver e se abraçar com o que acontece no dia a dia da igreja.

Em outras épocas, eram ativas, empolgadas, felizes, mas agora mal conseguem trocar duas palavras com quem está sentado ao lado. …


Image for post
Image for post

Eu ainda me lembro! Aquele domingo, 01 de maio de 1994. Dia do meu aniversário! Mas não quis saber… Acordei num pulo, vencendo a preguiça, e fui correndo ligar a televisão! Eu estava atrasado, e não queria perder o que estava por vir. Eu estava esperando isso havia muito tempo! Eu ainda lembro de estar sentado quase colado na frente da minha antiga televisão, cuja imagem não era lá essas coisas, mas neste dia estava com a imagem incrivelmente boa. Eu estava compenetrado. Parecia que o mundo estava em silêncio ao meu redor! Nem havia reparado que minha mãe havia feito uma pergunta: “Daniel, hoje é seu aniversário! Vai ficar aí na frente da televisão?”, e eu respondi: “Mãe, hoje não perco por nada! …


Image for post
Image for post

Já tinha um tempo que queria escrever sobre isso, e depois do ápice de uma notícia muito triste recebida hoje, não consegui pensar em outra coisa que não fosse escrever esse texto.

Acontece que nós jovens não somos levados a sério. Nosso cansaço não é levado a sério. Nossas crises não são levadas a sério.

Estamos esgotados. Essa é a palavra: esgotados. Foi a palavra que mais usei nos últimos tempos. Eu achava que estava sofrendo dos sintomas sozinha, mas de uns tempos pra cá, entre uma conversa e outra com amigos universitários, descobri que isso é mais comum do que esperava. O cansaço mental é tão grande que o corpo não suporta, de tão igualmente cansado. Crises de choro, crises de ansiedade e de pânico tornam-se recorrentes. O estresse vai afetando nossa capacidade cognitiva e começamos a ter dificuldade de achar palavras pra completar frases, e vamos nos cansando de fazer esforço pra explicar as coisas. …


Image for post
Image for post

Ultimamente tenho pensado bastante a respeito de casamento, do amor e dos relacionamentos.

Não é novidade pra ninguém que estamos cada vez mais frios e distantes uns dos outros. Seja no trabalho, nas amizades, na família, com estranhos, etc. Mas, entre tantos contextos, eu não esperava que até as relações amorosas (inclui-se namoros, noivados, casamentos) estivessem inclusas nesta triste constatação. Pois é. Mas estão!

Enganadas

Vejo muita gente que acabou comprando gato por lebre. Acharam que estavam com “A” pessoa perfeita, porém estavam sendo enganadas. Infelizmente, muitas pessoas tiveram que chegar até ao casamento para descobrirem a verdade.

“Diferentonas”

Vejo também pessoas (principalmente homens) que se vendem sendo diferentes, pessoas à moda antiga, românticos, etc. Mas que no fundo só fazem isso para conquistar quem eles querem. Depois, acabam deixando todo o esforço e romantismo de lado e começam a tomar o rumo oposto. …


Image for post
Image for post

Às vezes a superficialidade humana me surpreende!! Sempre conseguem um motivo para te rotular de algo, mesmo que inconscientemente...

Se você é engraçado, você é bobo, infantil…

Se você é tímido, você é anti-social…

Se você é bondoso, você é trouxa…

Se você gosta de viver a vida de acordo com a sua idade, você é infantil…

Enfim, você sempre será julgado por aparentar ser algo. O pior é que a maioria das vezes não somos nada daquilo que as pessoas veem. …


Image for post
Image for post

Conversando com uma amiga hoje sobre relacionamentos pedi que ela me dissesse uma palavra que pudesse definir o que ela busca numa relação. Obviamente não vou dizer, mas me atentei que eu ando em busca de paz.

Sempre me envolvi em relações complicadas e sempre tentei dar o meu melhor. Mas, por mais que essas pessoas fossem boas, tinham suas intenções, infelizmente (bem) diferente das minhas. Elas buscavam a felicidade própria, não importando o sentimento alheio, desde que o delas estivesse saciado.

Como paz é algo bem abrangente, vou explorar melhor seu significado.

Amizade

É o início de tudo (e o que mais falta em relacionamentos). As pessoas têm a errônea visão de namorar só gente que não tem amizade, o que particularmente eu acho um grande erro. Preferem alguém que não a conhece direito, e isso geralmente não acaba bem. Se eu quero alguém pro resto da vida comigo, na boa, ela tem que ser minha melhor amiga!! …


Image for post
Image for post

Sabemos que é difícil decidir quais escolhas vamos fazer e quais rumos tomaremos nesta vida, mas, será que estamos pensando nelas antes de tomar?

A carreira que vou seguir, a pessoa que eu estou comprometido, meus relacionamentos, enfim, praticamente diariamente temos que fazer escolhas… A maioria muito difíceis!

Muitos de nós acabam agindo no impulso, ou seguindo o coração… Será que realmente dá certo? Será que não estamos buscando problemas?

O nosso coração é uma estrada escura… Segui-lo cegamente é pegar um caminho que você não sabe onde vai dar! A própria Bíblia diz que o nosso coração é enganoso! …


Image for post
Image for post

Existem fases na nossa vida em que tudo parece estar “mais ou menos”… Nada anda, nada avança, nada retrai… Fica tudo na mesma, numa monotonia, num silêncio…

A parte boa disso, é que temos bastante tempo para pensar, e é justamente isso que ando fazendo neste momento.

Após uma conturbada relação e um término bem turbulento, realmente precisava de um tempo para reorganizar os pensamentos, e consequentemente, a vida. Não vou mentir, estou ansioso para voltar a namorar, mas Deus foi tão bom comigo, que resolveu me dar esse “freio”.

E, apesar da carência, está fazendo bem… Refletir, pensar bem sobre certas atitudes, colocar “na balança” se determinadas coisas valem a pena, ou não…

O humor pode estar “mais ou menos”, mas Deus não deixa de nos auxiliar, orientar e de mudar nosso corações!!

Daniel Lopes

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store