Fonte de benefícios
A comercialização de produtos caseiros como uma nova opção de lanche está sendo a solução para os problemas econômicos de muitas pessoas. A opção, que além de permitir uma alimentação mais saudável, auxilia no aumento da renda familiar, está cada vez mais presente nas ruas.


Em São Borja, já é comum ver barracas com alimentos produzidos de forma caseira à venda. A Praça XV de Novembro, por exemplo, é um ponto conhecido desse tipo alternativo de negócio. A comerciante Marta Trindade, 54 anos, comenta que “mesmo não sendo uma fonte exorbitante de renda, é uma maneira de conseguir juntar um dinheiro e auxiliar nas despesas. Através dos meus produtos, que é o que eu mais gosto de fazer, eu consigo unir o útil ao agradável”.


Consumir produtos caseiros, que são feitos de maneira mais consciente, está fazendo cada vez mais parte da rotina do cardápio da população. A venda desse tipo de produtos além de proporcionar mais benefícios à saúde, estimula o empreendedorismo, como defende o comerciante Victor Aquino, 58 anos, que com a venda ambulante, consegue sustentar toda sua família, “cada coisa que vendemos é um de nós que faz, a gente se empenha porque nosso trabalho traz uma recompensa diária. Nossa maior motivação é ter nosso próprio negócio, defender juntos o sustento de nossa família”.

*Reportagem sobre a venda de produtos caseiros realizada para a disciplina de Fotojornalismo.
