Como investir na criptomoeda Ripple

Passo a passo para entrar no mercado —Última parte: operando com BRL e XRP

Os 100 Reais chegaram na sua carteira Ripple? Então siga até o fim do tutorial para aprender o resto.

Não leu as primeiras partes do tutorial? Clique aqui para lê-las:
Parte 1: cadastro em uma corretora
Parte 2: comprando Ripples

Vamos lá! Abra a sua carteira Ripple (o programa que você baixou, chamado “Ripple Desktop Wallet”) e vá na aba Trade:

Agora digite o valor 0.1 no campo “I want to buy”:

Você verá a cotação atual da moeda Ripple (chamada XRP) em Reais (chamados “BRL”). Neste momento, a Rippex está cobrando 77 centavos de Real por cada XRP que vai depositar na sua carteira. Aqui, pedimos para comprar só 10 centavos de Ripple, ou seja, um décimo de uma Ripple, então gastaríamos 0.077 Reais por isso.

Uma coisa FUNDAMENTAL a entender é que este campo “I want to buy” é MUITO PERIGOSO. Ele permitirá comprar Ripples instantaneamente, mas vai fazer todo o necessário para isso, até mesmo comprar Ripples de gente que está vendendo muito caro. Imagine o seguinte cenário: no momento atual, existem 3 pessoas querendo vender Ripples, mas cada pessoa só topa vender pelo preço que ela mesma definiu.

A primeira pessoa vende a preço de mercado, digamos 77 centavos de Real por Ripple. A segunda pessoa só aceita vender cada Ripple por 80 centavos. E a terceira pessoa está guardando para o futuro, mas decidiu que se o preço chegar a 1 Real, ela pode vender algumas das que possui. Agora imagine que a primeira pessoa está vendendo 10 Ripples (a 77 centavos cada), a segunda está vendendo 15 Ripples (a 80 centavos cada) e a terceira está vendendo 25 Ripples (a 1 Real cada). O total é de 50 Ripples à venda no momento.

Você chega neste campo “I want to buy” e diz que quer comprar 50 Ripples. O sistema vai fazer de tudo para completar essa transação rapidamente, então ele vai atrás de quem está vendendo. No momento, você consegue comprar só 10 Ripples a preço de mercado — que é o que a pessoa 1 está vendendo. Para conseguir mais 40 Ripples, o sistema vai pagar quanto precisar. Então ele compra as 15 Ripples que a pessoa 2 estava vendendo e paga 80 centavos por cada uma delas. E também compra as 25 Ripples que a pessoa 3 estava vendendo, pagando 1 Real por cada uma delas. No final das contas, você pagou 44,70 por 50 Ripples. Isso significa que cada Ripple saiu a quase 90 centavos para você. Mas o preço de mercado era 77!

Então, ao usar este campo “I want to buy” você comprou liquidez. A sua transação aconteceu na hora, mas você pagou mais caro por isso.

Faça um teste ainda sem comprar, apenas para ver a cotação: tente colocar valores mais altos no campo “I want to buy”. Enquanto houver gente vendendo Ripples pelo preço de mercado, a cotação permanecerá a mesma, porém a partir de determinado valor a cotação vai aumentar. Este aumento segue exatamente as regras que eu descrevi acima. É uma média de quanto você pagará por cada Ripple para obter instantaneamente aquela quantidade de moedas.

Repare, também, que se você colocar um valor muito alto nem haverá dinheiro suficiente, então a cotação nem aparece:

Existe uma outra maneira de comprar Ripples usando a sua carteira e ela prioriza o preço, em vez da liquidez. Ou seja, você determina quanto quer pagar por cada Ripple. Quando houver alguém vendendo por aquele valor, sua compra se concretiza. Portanto, desta forma a coisa não é instantânea, mas você garante que não vai pagar mais caro.

Para fazer isso, vá na aba “Advanced”:

Caso o par de moedas ainda não esteja configurado, clique em “add pair”:

Agora preencha os campos como nesta imagem e clique no botão “Add”:

Você chegará aqui:

Vamos entender esta tela: o valor no campo “Ask” é preço de compra de uma Ripple no momento. Este é o preço pela Rippex, ou seja, outras corretoras podem oferecer preços diferentes. Então, se você quiser comprar uma Ripple agora por este preço na Rippex, você consegue.

O valor no campo “Bid” é o preço para venda. Ou seja, se você quiser vender uma Ripple neste momento por este preço, você consegue. Finalmente, o valor do campo “Spread” é a diferença entre o preço de compra (Ask) e o preço de venda (Bid).

Assim, nesta tela você consegue dizer exatamente quanto quer pagar por Ripple, e também consegue dizer quanto você cobra por Ripple, caso queira vender. Basicamente, você pode colocar Ripples à venda, ou comprar de quem está vendendo.

Veja que assim você também consegue explorar os preços do mercado. Você poderia, por exemplo, dizer que se uma Ripple chegar a 80 centavos, você vende 100 Ripples. E você pode dizer que se uma Ripple chegar a 70 centavos, você compra 100 Ripples. Quando o preço de mercado chegar no que você estabeleceu, a transação será ser realizada.

Na verdade, pode até acontecer antes. Imagine que alguém está comprando liquidez e decidiu pagar mais por cada moeda para tê-las instantaneamente. Você pode acabar conseguindo vender para ela a um preço acima do mercado. Outra possibilidade é a pessoa não ter ideia do que está fazendo e acabar usando campo “I want to buy” para comprar grandes quantidades de moeda, mas sem saber que está comprando liquidez assim. Ela também acabará pagando acima do preço de mercado por cada Ripple comprada.

Vale lembrar que caso você desista de uma ordem antes que ela tenha sido realizada, também é possível cancelá-la. Você pagará uma taxa, mas ela é irrisória, então não se preocupe se precisar cancelar uma ordem. É muito pouco mesmo.

Portanto, a melhor forma de comprar e vender Ripples é usando este modo avançado. A transação não acontece na hora, mas você não perde dinheiro comprando liquidez.

É claro que se você souber muito bem o que está fazendo, liquidez pode ser uma boa jogada. Não é o caso para quem está começando, seria uma furada na grande maioria das vezes. Então, não faça isso, ok?

Ótimo, vamos agora fazer uma pequena compra usando o botão “I want to buy”, para você ver como funciona. Em seguida, vamos fazer uma compra usando o modo avançado. Finalmente, aprenderemos a fazer uma transferência. Depois você segue sozinho.

Vá na aba “Simple”, coloque o valor 5 no campo “I want to buy” e clique no botão “Exchange BRL”:

Pronto! Você comprou as suas primeiras 5 Ripples! Veja seu saldo na aba “Overview”:

Ok, volte na aba “Trade” e entre no modo avançado. Copie o preço do campo “Ask” e cole no campo “Price of Each”:

Agora, escolha quantas XRPs você quer comprar (“Amount To Buy”) e veja o valor final da transação no campo “Order Value (max)”. Clique no botão azul (“Buy XRP”) para colocar a sua ordem de compra no mercado:

Você verá uma tela onde deve confirmar a sua ordem. Em seguida, a sua ordem terá sido colocada no mercado e será realizada assim que possível. Sempre que o valor não for muito alto, a transação será realizada muito rapidamente:

Pronto! Compra realizada! Caso você tenha escolhido um valor maior, pode demorar mais para que ela se concretize.

Antes de finalizar, vou compartilhar o que tenho coletado de informações sobre a expectativa das pessoas. Separei as expectativas em diversos níveis, desde catastrófica (muito pessimista) até o cenário dos sonhos (muito otimista).

Cenário Catastrófico: o preço da moeda chega a quase zero em 5 anos.
Poderia acontecer caso outras redes de pagamentos desenvolvessem um sistema melhor, que conseguisse roubar os parceiros da Ripple, ou caso acontecesse algum problema de outra natureza, como hackers e fraudes. Nenhum destes eventos parece provável no momento, então este cenário não é esperado.

Cenário Pessimista: o preço da moeda chega a 1 Dólar, mas não passa disso em 5 anos.
Você ainda terá um bom lucro neste cenário, tendo multiplicado seu capital por 5, aproximadamente (considerando o preço no momento em que escrevo). Este cenário poderia acontecer caso a concorrência fosse muito forte, mas não o suficiente para destruir a Ripple. O cenário é improvável, mas pode acontecer se muita coisa der errado.

Cenário Realista: o preço da moeda alcança 10 Dólares em 5 anos.
Este cenário é bem razoável, considerando que mais Ripples serão despejadas no mercado aos poucos, controlando o valor da moeda, mas também sendo usadas para fortalecer a rede, trazendo mais parceiros. Neste caso, o seu capital estaria multiplicado por 50.

Cenário Otimista: o preço da moeda alcança 30 Dólares em 5 anos.
Uau, se isso acontecer o lucro é muito alto. Seu capital teria sido multiplicado por 150. Existe uma chance disso acontecer, mas tudo precisa dar certo com os planos da Ripple. Por exemplo, muitos outros bancos precisam entrar na rede Ripple — e alguns países também.

Cenário dos Sonhos: o preço da moeda alcança 100 Dólares em 5 anos.
Bom, aqui nem precisa falar nada, né? Porém, este cenário é improvável, uma vez que o preço da moeda será controlado. Poderia acontecer caso vários grandes países adotassem o uso da Ripple para todas as suas transações oficiais. Ainda assim, o valor parece bem alto, então o melhor é desconsiderar este cenário completamente.

Ok, voltemos à parte prática!
Vamos terminar o tutorial aprendendo a fazer uma transferência de XRPs para outra carteira. Você usará isso para passar moedas para amigos e, no futuro, efetuar pagamentos em Ripples.

Vá na aba “Send” e cole o seguinte no campo “Recipient”: raDdgz2Uanb7xJdyV52wLdb7TJeijMZUKf

Escolha um valor em Ripples e digite-o no campo “Recipient will receive”:

Ainda não clique no botão azul! Ao clicar no botão, você fará uma transferência para a carteira que possui este endereço. Veja que o endereço da sua carteira é bem parecido com isso, só é uma sequência diferente de caracteres. O endereço que passei é o da minha carteira.

Caso você tenha achado esta série especialmente útil e queira contribuir com algumas XRPs, eu ficarei muito grato! Basta clicar no botão “Send XRP” e o envio será efetuado imediatamente. Não sinta-se obrigado a fazer esta transferência, faça apenas se quiser e puder, ok?

Parabéns! Você agora é oficialmente um investidor de criptomoedas!

Espero ter ajudado neste início, que é a parte mais difícil. Você verá que o mercado inteiro segue basicamente a mesma lógica que você aprendeu aqui. Existe muito mais a aprender, mas você já tem o suficiente para pesquisar por conta própria. Agora, planeje seus investimentos, acompanhe o mercado, não se afobe e visualize uma vida mais tranquila para daqui a 5 anos!

Até mais!

PS: não pule pela janela se o preço cair, ok? Isso é normal! Procure gráficos da Bitcoin, do Ether e até do Euro para ver que todas as moedas fazem isso. O preço flutua. Segure as pontas, a aposta é boa. A meta é realizar este investimento (trocar de volta por Reais) em até 5 anos. Até lá você aprenderá a ter paciência. Se não tiver paciência, acabará perdendo dinheiro.

PPS: Como você está começando, sugiro que você não invista dinheiro demais. Não vá tirar o leite das crianças, heim?! Outras oportunidades estão sempre surgindo, então se você não ficar milionário desta vez, que seja na próxima, quando você souber melhor onde está pisando. E, é sempre bom lembrar, se tudo der muito errado você também não terá perdido todo o seu dinheiro.

Clique aqui para ler o sétimo artigo: como especular o preço futuro.