Ripple: como especular o preço futuro

Técnicas para alcançar previsões ancoradas na realidade

Ainda não leu a última parte do tutorial para entrar no mercado?
Clique aqui para lê-la: operando com BRL e XRP.

Bem-vindo de volta, investidor! Você deve ter se perguntado de onde as pessoas tiram os valores das suas previsões de preço. Por que algumas pessoas acreditam que a Ripple pode alcançar 10 Dólares em 5 anos enquanto outras projetam o preço para 15, ou 30 Dólares? Por que existem previsões ainda mais diferentes, como 100 Dólares, ou até 1000 Dólares? Finalmente, como você pode navegar melhor nestes números para fazer a sua própria cabeça?

Muita gente deposita grande confiança em um indicador chamado “Market Cap”, que é, basicamente, quanto dinheiro existe em determinada moeda. Este valor pode ser calculado de duas maneiras, mas vamos usar a maneira corrente nas criptomoedas, que é multiplicar o valor de uma unidade pelo número de moedas em circulação. Por exemplo, cada Ripple está valendo 22 centavos de Dólar no momento em que escrevo e há em torno de 38 bilhões de moedas em circulação. Assim, o Market Cap da Ripple é de 8 bilhões de Dólares (0.22 X 38bi).

Este valor dá uma ideia da força da rede, especialmente quando comparado ao valor de outras criptomoedas. A Bitcoin atualmente possui o maior Market Cap de todas as criptomoedas: 72 bilhões de Dólares. Isso reflete o longo tempo de mercado da Bitcoin (é uma “marca” conhecida e já tem grande aceitação). Mas também reflete outro fator interessante: existem apenas 16,5 milhões de Bitcoins em circulação. Além disso, 21 milhões é o total de Bitcoins que haverá no mercado no futuro (porque foi definido assim), então enquanto a Bitcoin não morrer, ela vai se valorizar, já que haverá escassez.

Já a Ripple pretende liberar mais 1 bilhão de moedas todo mês durante 55 meses. É claro que eles sabem muito bem que não podem simplesmente jogar essas moedas no mercado, do contrário o preço iria cair bastante sempre que isso acontecesse. Então, anunciaram que vão usar as moedas e o dinheiro vindo da venda de algumas delas para reforçar a rede Ripple, atraindo mais parceiros poderosos. Estamos falando tanto de grandes bancos privados quanto de bancos centrais de países. Basicamente, o dinheiro será usado para infraestrutura e otimização da rede, enquanto algumas moedas serão dadas para grandes parceiros entrarem no jogo.

Ainda assim, é preciso levar em conta esta inflação: haverá mais moedas no mercado, então cada moeda valerá menos. Ou seja, para que o valor da moeda continue subindo, precisa haver muito mais dinheiro circulando na rede. Imagine o seguinte: ao final de 5 anos despejando moedas, caso o Market Cap da Ripple permanecesse igual ao atual, cada XRP valeria apenas 8 centavos de Dólar.

Mas isto não é nem um pouco esperado, por vários motivos. Primeiro, mais bancos devem aderir à rede. Isso aumenta o valor da rede e, consequentemente, da moeda. Segundo, a Ripple está mirando em bancos centrais de alguns países na expectativa de abocanhar boa parte dos seus mercados. Um exemplo que tem sido mencionado recentemente é o Japão. Só o Japão tem um PIB de quase 5 trilhões de Dólares, sendo a terceira economia mundial (a quarta se considerarmos a União Européia como um único país). No momento, bancos centrais não se posicionaram, mas diversos bancos privados estão entrando. Veja algumas notícias:
Japão e Ripple (em inglês)
Japão e Ripple 2 (em inglês)
Índia e Ripple (em inglês)
China e Ripple (em português)

Recentemente, houve um anúncio (em chinês) de que o banco central da China está avaliando a adoção de tecnologia baseada na blockchain para diversos usos. Entre as 4 tecnologias que estão sendo analisadas, figura a Ripple:

Plataforma de empréstimos: Prosper.
Crédito estudantil: SoFi.
Troca de moedas estrangeiras diretamente pelos consumidores: Circle.
Liquidação financeira global: Ripple.

Isso não quer dizer que o banco central da China vai adotar a rede Ripple e a XRP. Porém, é uma indicação de que algo poderia dar muito certo. Se a China entrasse na rede, aumentaria muito o preço da moeda.

Outro fator que deve influenciar bastante o valor da Ripple é a sua capacidade de intermediar eficientemente trocas de moedas estrangeiras para os grandes bancos e instituições financeiras. A ideia é a seguinte: para os bancos trocarem moeda estrangeira, existem dois grandes empecilhos. O primeiro é o número de “saltos” que você precisa dar para efetuar a transação. Se você quer trocar Reais por Euros, primeiro você troca por Dólares e depois você troca estes Dólares por Euros. Porém há um custo em cada salto, tornando cara a troca de grandes valores. O outro problema é o tempo que leva para a validação destas trocas acontecer. Remessas internacionais ainda demoram dias para serem concluídas. Durante este tempo, as cotações mudam e isso faz com que você às vezes se dê bem, mas às vezes se dê muito mal.

A Ripple pretende se colocar no meio das moedas, possuindo taxas irrisórias e sendo praticamente instantânea. Isso corrige os dois problemas que mencionei, pois agora será possível trocar Reais por Ripples e em seguida pela moeda que você quer. Como a taxa é muito baixa e a velocidade é muito alta, esse é um ótimo negócio para os bancos. O mercado de troca de moeda estrangeira (Forex), que move 5 trilhões de Dólares por dia, poderia passar por uma grande transformação caso fosse mais barato fazer transações. A liquidez garantida pela XRP também desempenharia um papel enorme na troca de de moedas menos líquidas, onde é muito alta a diferença entre o preço de compra e de venda; mais liquidez reduz esta diferença, chamada “spread”.

Yoshitaka Kitao, CEO da SBI Holdings, afirmou que um banco poderia economizar 33% nos custos de transações financeiras usando a rede Ripple, e 60% se também usasse a moeda XRP para as transações.

Então vamos voltar ao Market Cap e ao despejo de novas moedas Ripple no mercado. Não sabemos quando a Ripple começará a ter mais moedas, pois as datas não foram reveladas. Vamos assumir que começaria a acontecer em 2018. Considerando que seriam despejadas 1 bilhão de moedas por mês, ao final de 2022 haveria cerca de 98 bilhões de moedas no mercado. Para que preço seja de 10 Dólares por Ripple, a capitalização de mercado da Ripple precisaria ser de quase 1 trilhão de Dólares. Ou seja, ela precisa mesmo abocanhar grandes mercados para chegar lá. Porém, é totalmente possível, caso se confirmem adoções da Ripple por mais grandes bancos e por alguns grandes países. Só a China movimenta cerca de 5 trilhões de Dólares por ano com pagamentos transfronteiriços (enviando para o exterior e recebendo do exterior).

Assim, esta é uma maneira de se ter uma ideia sobre valores: juntar a análise básica dos números com uma análise do cenário atual e das perspectivas futuras. Chamamos este tipo de análise de “análise fundamental”.

Nesta história toda, ainda existe mais um detalhe: embora esteja planejado liberar 1 bilhão de moedas por mês, isso pode ser muito dinheiro e talvez não seja possível gastar tudo eficientemente neste tempo. Neste caso, o que sobrou em moedas volta para o final da fila, sendo liberado quando todas as parcelas anteriores já tiverem sido. Se imaginarmos que seriam gastas 500 milhões de moedas por mês, em vez de 1 bilhão, ao final de 2022 seria necessário um market cap de 683 bilhões de Dólares, em vez de 1 trilhão, para dar o valor de 10 Dólares por Ripple. E isso, é claro, deixa o cenário ainda mais apetitoso (mas é muito otimista).

No final das contas, as perguntas que ficam são: qual será a parcela que a Ripple conseguirá abocanhar de cada um destes mercados? Ou seja, você acha que a Ripple pode estar movimentando 1 trilhão de Dólares em 5 anos? E também: quantos destes parceiros vão adotar não somente a rede Ripple, mas também a moeda XRP? Se a avaliação do nosso amigo Yoshitaka Kitao estiver correta, tudo indica que vale muito a pena adotar ambos.

Finalmente, uma ideia para atiçar a sua imaginação: caso a China e a Índia passassem a usar a Ripple em suas soluções financeiras, mesmo que parcialmente, haveria alguma chance de atrair o resto dos BRICS (Brasil, Rússia e África do Sul)?

Até mais!

PS: como sempre, simplifiquei um pouco alguns conceitos, mas não se preocupe: aos poucos você terá condições de entender melhor outros detalhes importantes e poderemos analisar cada coisa em maior profundidade. Você já tem bastante no prato agora! :)

PPS: para a Ripple bater 1000 Dólares em 5 anos, precisaria haver um market cap de 100 trilhões. Porém, o PIB do mundo inteiro junto é de cerca de 78 trilhões! Mesmo no cenário mais otimista, seriam necessários 68 trilhões. Ou seja, não parece nem remotamente provável, isso é MUITO dinheiro. Assim, esqueça completamente este patamar.
Você precisa mirar muitíssimo mais baixo. Mesmo!

Clique aqui para ler o oitavo artigo: Módulo Intermediário: entenda o “preço de mercado”