O Que São Chatbots?

Há quem diga que os chatbots vão ser a maior revolução tecnológica dos últimos tempos, e talvez por isso muitas grandes empresas, incluindo Google, Microsoft e Facebook, estão apostando pesado no segmento.

O Google comprou a Api.ai, uma plataforma para cração de chatbots. O Facebook comprou a Wit.ai, uma plataforma para processamento de linguagem natural, e já abriu o Facebook Messenger para chatbots (sendo que o WhatsApp deve seguir em breve). A Microsoft lançou o Bot Framework, uma solução completa para a criação e publicação de bots.

Mas afinal, o que são chatbots?

A definição mais simples é a seguinte: chatbot é um robô virtual (ou seja, um software) que conversa com seres humanos.

O meio onde a conversa acontece não é importante. Por exemplo, os sistemas de call center automatizados podem ser considerados chatbots, ainda que com uma funcionalidade bem limitada.

Assistentes virtuais como a Siri também podem ser considerados chatbots.

A idéia principal por trás de um chatbot é possibilitar um ser humano interagir com o computador de modo natural, através de uma conversa, como ele faria com outros seres humanos.

Por exemplo, já existem chatbots de previsão do tempo no Facebook Messenger. Ao invés de baixar um app e clicar nos botões até achar a previsão que precisa, você pode simplesmente mandar uma mensagem como “qual a previsão de hoje para são paulo” e o bot vai responder com essa informação.

Com a explosão dos aplicativos de mensagem (no Brasil mais pessoas já usam o WhatsApp do que o Facebook!), a possibilidade de se oferecer serviços através de uma conversa com o usuário tem um potencial enorme!

Chatbots em Apps de Mensagem

Como mencionei acima, os chatbots já estão liberados no Facebook Messenger, e temos alguns exemplos interessantes no Brasil (os links abaixo abrem diretamente no Messenger):

1. Poupinha

Você já consegue obter informações sobre os serviços prestados e fazer um agendamento no Poupatempo de São Paulo conversando com o bot Poupinha, no Messenger. Em 3 meses o bot fez mais de 50 mil agendamentos!

2. Vivi

Esse chatbot conversa com clientes da Vivo e tenta solucionar seus problemas. É possível acompanhar as condições do plano, o gasto da fatura atual, gerar segunda via de boletos e assim por diante.

3. Correios

Um chatbot simples mas com uma funcionalidade bem útil: rastrear encomendas. Você recebe uma notificação no Facebook Messenger quando acontecer alguma mudança de status no item que você está rastreando.

Em breve o WhatsApp deve liberar bots na sua plataforma também, e ai a coisa vai tomar outras proporções no Brasil!

Chatbots em Apps Mobile

Algumas empresas disponibilizam seus chatbots dentro de aplicativos mobile. Isso acontece quando elas acreditam que a interface por mensagens de texto pode ser mais eficaz e natural. Seguem 3 exemplos (em inglês) que estão disponíveis para iOS:

1. Duolingo

Conversar com outra pessoa (ou robô!) é uma das melhores maneiras para se aprender outro idioma, e o pessoal do Duolingo sacou isso rápido. Recentemente eles adicionaram bots ao aplicativo, para permitir que os usuários treinem suas habilidades em conversas simuladas.

2. Babylon Health

Através de uma conversa, o bot deste aplicativo analisa os seus sintomas e faz recomendações de tratamentos, medicamentos, avisa sobre os possíveis efeitos colaterais e assim por diante. O plano deles é virar o médico personalizado de cada pessoa, disponível 24 horas por dia!

3. Reserve

Este aplicativo de recomendação e reserva de restaurantes tem um bot que conversa com você para entender que tipo de restaurante você está buscando. Ele oferece sugestões, e se você quiser ele já faz a reserva da mesa no horário que você preferir!

Fique atento. Muito em breve você vai estar conversando com mais bots do que imagina!

Daniel Scocco trabalha com o desenvolvimento de chatbots. Você pode ler mais a seu respeito em seu blog pessoal, DanielScocco.com