Leads: Dá para gerar mais sim!

Leads: Dá para gerar mais sim! E de forma orgânica.

Você sabe quem são as pessoas que acompanham seu negócio na Internet e o que fazer para torná-las consumidoras da sua marca?

É exatamente por isso que captar os famosos leads é um dos maiores objetivos do marketing digital, se, não, o principal. E fazer isso de forma orgânica, ou seja, gastando pouco dinheiro, pode até parecer impossível, mas não é!

Um resumão, só para começar

Os leads são as pessoas que se interessam pelo seu negócio. Quem lê o seu blog, curte sua fan page ou acessa seu site. Resumindo, um cliente em potencial!

Seguindo a lógica do atrair, converter, fechar e fidelizar, os leads estão no topo do funil, são informações de contato que nos possibilitam interagir e, por fim, fidelizar.

No entanto, para algumas empresas pode parecer bastante complicado fazer essa captação e conversão, principalmente para aquelas que não possuem sites ou não podem investir em inbound marketing*. Assim, elas veem a Internet apenas como uma vitrine, via Redes Sociais, almejando no máximo por grandes números de alcance, engajamento e likes, na esperança que estes usuários decidam se converter em consumidores apenas pela propaganda.

Não dá para negar que essa é uma parte muito importante e essencial do conteúdo digital, e que pode trazer muitos resultados se trabalhada com planejamento e objetivos reais. Mas, as redes sociais e, principalmente o Facebook, podem ajudar e muito a conseguir esse leads e trabalhar de forma mais objetiva com esses usuários.

Mas, no Facebook é de graça?

A vantagem de buscar leads via Facebook está no custo e na praticidade para o usuário.

Normalmente, você cria uma landing page, oferece algum benefício para o usuário se cadastrar e, por fim, “ganha” o contato deste usuário para interagir diretamente com ele.

No entanto, para isso, você faz o usuário sair da Rede Social e ter que digitar todas as suas informações. Algo que nem sempre ele está disposto. Além de todos os custos envolvidos.

No Facebook, utilizando o recurso do Criar Anúncio, você pode optar pela opção “Adquira cadastros para o seu negócio”, que oferece as mesmas opções de cadastro de uma landing page, com a vantagem de abrir como um popup no Facebook, auto preencher as informações do usuário, buscando os dados do perfil de cada um, e tendo o apenas o custo de investimento pago no Facebook, ou seja, o quanto você quiser! Para criar um anúncio para captação de cadastros, você deve seguir os mesmos passos para criar qualquer outro tipo de anúncio. O Facebook facilitou bastante, então, não tem muito segredo!

Mas, vale lembrar que nada é de graça. Bons profissionais de marketing e campanhas precisam de investimentos. A diferença é que o custo pode ser bem interessante!

Tenho que dar algo em troca?

Algo que precisa ficar claro é que você precisa oferecer algo em troca deste cadastro.

Ninguém quer preencher formulários por diversão, então, precisa haver alguma vantagem.

Vale lembrar que a captação de leads faz parte do “Atrair”! Um e-book, uma aula grátis, algum desconto na loja virtual ou física e diversas outras opções que se encaixem no orçamento, e tenha alguma relação com seu serviço ou produto e seja atrativa. Tudo isso pode ser usado como atrativo na hora de conseguir um lead.

E faço o que com tudo isso?

Um lead é a oportunidade de estabelecer um relacionamento com o seu possível cliente. Assim, depois de atrair, você precisa pensar qual deve ser o próximo passo do usuário — finalizar uma compra, vender um imóvel, a inscrição de um curso — e o que você pode fazer para facilitar e incentivar que isso aconteça! Um e-mail, um telefonema , outros benefícios, alguma ação é preciso ser feita por você para que feche com o seu lead. Dá até para usar a própria Rede Social para interagir diretamente com esse contato.

Relacionamento é tudo quando falamos de Mídias Sociais, e para converter usuários em consumidores de uma marca, tudo se resume a planejamento e objetivos claros! E, é claro, profissionais que possam ajudar a sua empresa a conquistar tudo isso pela Internet!


*Uma estratégia de marketing digital que utiliza o funil de vendas para converter usuários em consumidores. Vai ter textinho falando mais sobre isso em breve!


Para quem quer saber mais sobre como criar campanhas de leads no Facebook ou como trabalhar o Funil de Vendas na Internet, pode falar comigo pelas redes sociais @danifnh ou pelo email dani@agenciagaragem.com