ÚLTIMAS LEITURAS

Não vou datar em que período foram feitas essas leituras pois sei que ando muito dispersa, e falhando muito enquanto leitora. Risos. Enfim, essas três foram as últimas e mais recentes desde que retomei. E lá vamos nós!

1) O Vestido: esse é o primeiro livro da Ananda, pessoa que conheci justamente por causa dos… livros! Não lembro bem, mas acho que certo dia a perturbei pelo Instagram procurando tirar algumas dúvidas sobre As Meninas (Ananda é fã de Lygia, aliás, fã é pouco). Desde então continuamos a manter contato. Sobre seu livro o que tenho a dizer é que me tocou bastante, ao ponto de chegar às lagrimas. Verdade! Certos recortes da vida da Ananda chegaram o ponto de se confundirem com o meu. Muito bom saber que somos próximas, mesmo que tão diferentes. Ficou um pouquinho de mim ali. Leitura ótima. Recomendo!

2) Lavoura Arcaica: eu nunca tinha lido Raduan, e achava que esse título remetia a algum filme estrangeiro. Eu dava pouca importância aos autores brasileiros, ou me restringia à bem poucos, ao ponto de não saber quem era Raduan Nassar. Depois pesquisando, vi que ele apenas publicou esse e mais outro (apesar de que soube recentemente de um terceiro). Lavoura Arcaica é uma leitura que eu fiz em doses homeopáticas. Fui degustando aos poucos. Não vou resenhar, vou apenas deixar aqui registrado que o Raduan é foda! No começo achei e tive um pouco de dificuldade pela escrita diferente, confesso. Mas depois ela se fez de maneira linda e fluida. Destaco o capitulo 9, com passagens lindas, e o diálogo que há quase no final do livro entre André e seu pai. É belo! Que belo!

3) Primeiro Amor: recentemente separei meus russos, e os coloquei como meta pra esse segundo semestre. Primeiro Amor foi o primeiro dessa lista, pensei em lê-lo e em seguida partir pra Pais e Filhos. Mas não, resolvi que vou dar um detox do Turguêniev antes de passar pra ele. Eu não achei ele nada romântico, pelo contrário, achei malicioso. Valdemar, que tem Zinaida como sua eleita, e logo seu primeiro amor, experimenta o misto de amor e dor que essa experiência proporciona. Zinaida, por sua vez, usa da sua malícia pra manipular todos aqueles que almejam ser seu pretendente, inclusive Valdemar. Não vou me estender, mas o final é surpreendente.

Então é isso!

Abraços

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Daniely Marques’s story.