Aprenda em Público

Danilo Assis
3 min readMay 16, 2019

Baseando-se nesta regra de ouro, que muito vem me ajudando, é chegada a hora do ciclo girar. Que ciclo? Todo ensinamento precisa ser: aprendido, adquirido, compartilhado. Talvez a parte mais importante é a que precisamos voltar e ensinar. Porém, e os anseios e medos que batem?

Sempre que aprendemos algo novo, devemos começar a construir o pensamento de compartilhar aquilo. Caso contrário ficará trancado naquele nível. Algum tempo depois cultivando este pensamento em nossa mente, começa surgir o mais comum dos bloqueios: preciso me sentir preparado antes. Mas uma verdade aqui agora entre nós? Nunca vamos nos sentir completamente preparados.

Sempre vai haver alguma coisa que vai trazer um frio na barriga, um medo. Um exemplo é o anseio de escrever algo e alguém chegar e apontar o dedo no rosto e dizer: você fez merda. E na boa? Se eu, você, ele, ela errarmos e ainda alguém aparecer para nos corrigir, que sorte a nossa, não? Pois, acabamos de descobrir algo que nem sabíamos que não sabíamos, sacou? Mas peça para essa pessoa te mostrar o pontos no qual errou e você analisa se são aceitáveis ou não. E na real, teremos muitos medos neste sentido. Mas, precisamos nos arriscar (claro que sempre sabendo aonde estamos mirando e até onde podemos ir).

Norte

Da para começar a traçar um norte a partir de um simples exercício: pare e pense sobre o que te fez chegar até aqui. Sobre o que você não encontrou e gostaria de ter encontrado. Pronto, temos ai o primeiro passo. A partir disto comece a desenvolver. Seja textos, videos, workshops, whatever, do it! Você irá ver que uma coisa levará a outra. Algo que você não sabia hoje te conectou a uma pessoa que sabia. Essa mesma pessoa faz parte de uma comunidade, tal qual gostaria de saber sobre algo que você faz. E certamente nesta comunidade com certeza irá haver coisas das quais você se interessaria.

Consegue enxergar os nós relacionais que começam a ser criados?

Ouvir também é importante

Mas não mais, nem menos importante saiba ouvir também. Afinal foi assim que você aprendeu algo, certo? Ouça sempre dois lados de algo se possível. O pró de alguém pode ser o contra de outro e vice-versa. E com isso você pode estar um pouco mais preparado para articular sobre x situação, sobre como aprender sobre a mesma também.

O inicio é difícil, o meio também, e se um dia chegar o fim pode crer que ele será parte. Independente do estágio em que estiver, procure pessoas que possam te ajudar. Minhas DMs estarão sempre abertas, por exemplo.

Não sou especialista de nada, muito menos dono de alguma verdade. Sinto a muito tempo necessidade e vontade de ajudar meu meio. Esse é mais um dos exercícios que combinei comigo mesmo (e você pode entender melhor nesse texto).

Se você chegou até aqui, obrigado. Se tem qualquer crítica construtiva a faça. Todos estamos aqui para aprender.

--

--

Danilo Assis

Tech Lead at Woovi; twitter @daniloab_; instagram @danassis_