Definições de um jogo

Jesper Juul , em seu artigo “The Game, the Player, the World: Looking for a Heart of Gameness”, analisa uma serie de autores para depois fazer sua proposta do que é um jogo, usando características encontradas em outros autores e montando sua definição.

Juul define um jogo através de seis pontos chaves. Sendo eles:

1. Regras fixas, um jogo é construído por uma serie de regras, essas regras devem ser bem definidas, de tal forma que seja possível programa-las para uso em um jogo eletrônico, mesmo no caso de algo que não seja programado eles devem ser bem definidas o suficiente para que não seja necessário discutir sobre elas a todo o momento para o jogo funcionar adequadamente.

2. Variação e resultado quantificável. Um jogo deve possibilitar diferentes resultados e em certo nível se adaptar a capacidade do jogador. Isso serve para mantê-lo interessante e para que haja variação, para evitar que se transcorra sempre da mesma forma. O resultado é algo que deve ser claro, obter algo seja uma pontuação, progressão ou outra forma de resultado definida pelo criador do jogo.

3. Valorização do resultado. O resultado podendo ser negativo, positivo ou neutro, o resultado positivo deve ser valorizado pelo jogador, podendo e normalmente sendo muito mais difícil de se obter do que o negativo.

4. Esforço do jogador. O esforço do jogador deve ser valorizado e de algum modo recompensado, sendo assim para que o esforço seja valorizado deve justamente haver esforço qualquer resultado positivo não pode ser demasiadamente fácil de ser obtido.

5. Apego do jogador pelo resultado. O jogador deve ter um apego emocional ao resultado, seja ele positivo ou negativo isso deve afetar o jogador de alguma forma. Mesmo na possibilidade do resultado não depender unicamente da habilidade.

6. Consequências negociáveis. Um jogo também se caracteriza pelo fato de poder ter consequências reais na vida da pessoa que participa dele e também consequências dentro do jogo.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Danilo DOC’s story.