Minha primeira palestra
Antes quero informar que ainda estou corrigindo os erros de ortográfica. Já publiquei porque gostaria de deixar pra vocês lerem logo :P
Eae meus queridos quanto tempo hein?.. rs. Não lembro qual foi meu último Post mas muitas coisas aconteceram desse tempo pra cá mas hoje, venho falar de uma experiência sensacional que passei recentemente, dei minha primeira palestra, e cara… foi muiiitoooooo legal! Mas quero contar tudo bem mastigado para que você possa sentir um pouco dessa adrenalina..
Meu coração tá disparado
Meu corpo tá viciado
Nessa louca adrenalina
que me faz arrepiar…
kkkk — brincadeiras a parte, se você ainda não palestrou não sabe o que esta perdendo.
Como tudo aconteceu
Por incrível que pareça estava eu com a namorada curtindo um dia normal e eis que recebo uma mensagem no meu celular de uma pessoa simpática a @Thamirys Gameiro — me convidando para palestrar no Frontend-day ela também comentou comigo que uma colega minha do trabalho havia me indicado.
Dai Logo pensei, — como assim essa pessoa só pode estar me confundindo com alguém, eu nunca palestrei, nem conheço alguém que possa ter me indicado.
Mas no final das contas uma a amiga do Trabalho me indicou, que bom que ela me indicou. :)
Não quis nem saber aceitei de cara a proposta e já fui me inscrever no Meetup.
Mau sabia eu que 230 pessoas iriam colar nesse evento, vou deixar o link para quem quiser conferir.
Dúvidas que estavam me matando
Logo que aceitei o convite comecei a indagar. O que posso falar? Mas eu não tenho um conhecimento avançado! será que vão me xingar e jogar tomate em mim? As pessoas vão perguntar coisas difíceis e vou passar vergonha… Nada disso aconteceu só coisa da minha cabeça.
Tive 18 dias pra montar um assunto bacana pra falar e pensar como eu iria me comportar.
Os preparativos
Uma das organizadoras do Evento que entrou em contato comigo criou um grupo no whatsapp — e foi dando todo o suporte necessário pra gente até o dia do evento. Quero aproveitar e agradecer por tudo @Thamirys Gameiro.
O dia do Evento
Bateu nevrosismo sai cedo de casa e me preparei como se eu fosse pra uma guerra kkkk, mas foi bem tudo correu bem tranquilo chegando lá, ao entrar no auditório já tinha uma galera de se respeitar :)
Fui direto pro palco e um rapaz super gente boa já veio de encontro a mim e perguntou: você é o Danilo? Parabéns cara pelo comprometimento e começou a me instruir a como usar as ferramentas pra palestra.
O andar da carruagem
Falei sobre GithuPages vs Heroku e o slide você acessa-lo aqui:
https://dasilva08.github.io/frontend-day-palestra/

Acho que não levou nem 20 minutos e eu já me sentia em casa e feliz por estar ali falando para pessoas que queriam aprender e a minha palestra foi a primeira de outras palestra muito boas.
Vou contar um segredo vocês escolhi ser o primeiro pelo nervosismo, não iria aguentar esperar pra subir e mandar ver. :)
Chegar cedo e ver o auditório com bastante pessoas me motivou a dar o meu melhor eu pensei: Essas pessoas saíram cedo de casa, pegaram transito passarão um dia fora com gastos.. Elas merecem sair daqui realizadas e o conteúdo pode ajuda-los no dia dia. E mano isso isso não tem preço! :)
Aprendizados
Foram tantos que eu tenho que filtrar os mais importantes. Posso começar dizendo que quebrei vários paradigmas e posso até lista-los abaixo:
- Não sei o bastante pra palestrar;
- As pessoas já sabem do que vou falar;
- Vou passar vergonha;
- Vou gaguejar e vão me xingar;
kkk, são apenas pensamentos negativos , quando eu encarei percebi que agente aprende muito falando — observei que tenho muito a passar pra alguém e há pessoas que estão no estágio que eu já estive, por isso é importante NUNCA se achar nem melhor, nem pior, que ninguém. Nessa o Mc Guime tem razão. lol
Considerações
Meu objetivo é compartilhar um pouco da minha experiencia em palestrar — agora descobri outra novas possibilidades e quero muito assim que eu tiver a oportunidade vou subir no palco e ajudar a comunidade.
Um recado pra você
Não tenho uma bola de cristal pra adivinhar quem esta lendo esse texto mas gostaria de ajuda-lo a palestrar, se esse for seu desejo. Não tenha medo — dê sua cara a tapa.
Porque nessa vida só existem dois tipos de pessoas: As que fazem acontecer e as que gostariam!
Fotos da palestra






Sucesso na vida e muita paz! :)
