Youtubers que falam de livros ou Booktubers — 5 canais para acompanhar.

O Youtube tem um cardápio variado de temas, e dentre eles, os booktubers (ou apenas youtubers que falam de livros, como alguns gostam de se definir). São canais que além das resenhas, trazem dicas de filmes, músicas, e debates interessantes a cerca do mundo da literatura. Para os que já são amantes dos livros é uma forma de se aprofundar no tema, para os que ainda não são, serve como incentivo para começar a ler aquele livro que há tempos está encostado na cabeceira da cama.

Fiz uma lista dos cinco canais que mais acompanho, confere aí:

  1. Tiny Little Things — Tati Feltrin:

Não lembro bem como cheguei no canal da Tati, mas foi o primeiro dessa temática que eu conheci. Ela já conta com mais de 250 mil inscritos adquiridos ao longo de 10 anos do canal (feitos nesse ano). Tati sempre comenta quando gosta ou não de um livro ( tem um olhar bem crítico e sagaz), faz vários projetos de leitura (inclusive cheguei a participar do #LendoGuerraePaz), indica filmes, séries, músicas, fala de variados assuntos.

2. Ler Antes de Morrer — Isabella Lubrano

Gosto muito da forma que a Isabella fala nos seus vídeos, ela sempre usa meios de contextualizar a leitura, trazendo artifícios que façam uma ligação bacana com os livros apresentados nos vídeos, e isso ajuda a situar melhor quem talvez ande meio perdido ou afastado do mundo da leitura.

3. Literature-se — Mell Ferraz

Com quase 500 vídeos no canal, o Literature-se é outro canal que merece destaque. A Mell Ferraz vem com uma proposta bacana, além das resenhas, tem vídeos falando do futuro dos booktubers, de releituras, etc. Ou seja, ela sempre conversa de forma bacana com os inscritos no canal. Curti muito esse vídeo em que ela fala do início da vida de leitora da mãe dela:

4. Livro & Café — Francine Ramos

A Francine é fã da Virgínia Woolf (inclusive comecei a ler V.W. por causa dela que me inspirou!), no canal dela tem várias resenhas com os livros dessa autora maravilhosa. Vou deixar aqui esse vídeo que ela dá dicas por onde começar a ler Virgínia:

5. Livrada! — Yuri RA

Não poderia deixar o Livrada! de fora dessa lista, não é mesmo? Yuri já esteve aqui em Teresina, no Salipi de 2017, comandou uma conversa bacana lá, e eu tive a oportunidade de conhecê-lo(ele tem um gosto refinado, eu diria). No canal dele você vai encontrar resenhas ótimas de autores russos (caso queira começar a lê-los), e de outros autores bons que a maioria não anda resenhando por aí. Ah! E também tem entrevistas ótimas.

P.S.: Aqui o vídeo que ele fez na visita ao SALIPI (não repara em mim, hein?).

Espero que gostem das dicas!

Dani Marques

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.