8 Dicas pra quem quer trabalhar remoto

Cada vez mais as empresas tem adotado o trabalho remoto como uma opção, um bom exemplo é a Amazon que anunciou recentemente que irá contratar 5 mil pessoas para trabalhar remoto. Com certeza ela não é a única empresa, conforme o New York Times 43% dos americanos empregados reportaram que se engajaram em empregos com opção de trabalho remoto em 2016.

Voce ficará feliz em saber que a industria financeira tem liderado em adotar o trabalho remoto. Mais informações sobre esse artigo você pode achar aqui.

Como outras pessoas já reportaram, trabalhar de casa pode aumentar a produtividade, diminui drasticamente seu comute, e oferece desenvolvimento de habilidades tanto no âmbito profissonal como no pessoal.

Na minha experiência, eu passei por um processo de adaptação a esse novo modelo. No início eu acabava trabalhando muito mais horas que teu trabalharia se eu tivesse no escritório. Respondia e-mails após o “horário” trabalho, tipo 10 pm. Marcava reuniões com outras regiões do mundo super cedo da manhã (China) e no mesmo dia super tarde da noite (Austrália), sem fazer pausa no meio do dia. Entre muitas outras coisas. E ainda sim no final da semana, achava que não tinha feito o suficiente.

Pra te ajudar a superar essa fase mais rápido, aqui vai umas dicas:

Planeje seu dia com antecedência, use e abuse a ferramenta calendário (pode ser do Gmail ou do Outlook). Além de ajudar a se organizar, é também uma forma de compartilhar com seu time seus planos pro dia. Importante, especialmente pra pessoas que tem muitas reuniões durante o dia assim elas sabem o porque da sua falta de resposta ou te chamar por chat e/ou e-mails.

Comunicação, quanto mais melhor. Uma das desvantagens de trabalhar remoto é que você se torna invisível. Portanto, é importante se fazer presente através de e-mails, chat, vídeo conferências.

Formalize ações e prazos discutindo numa vídeo conferência logo após a ligação, ou no máximo final do dia. É importante, para alinhamento das partes escrever um e-mail com os detalhes discutido caso alguém tenha tido algum problema de conexão ou em alguns casos de compreensão por causa da língua usada.

Planeje reuniões recorrentes, durante a semana para dar updates, quinzenais pra discutir assuntos que demandam mais tempo, e ainda se possível, fazer encontros trimestrias pessoais com o restante do time pra estimular o relacionemento e superar o sentimento de solidão.

Ah, de vez em quando convide um colega pra um café virtual pra falar de assuntos variados, ajuda muito a construir e manter os relacionamentos e compartilhar sentimentos.

Tenha boas ferramentas de colaboração e ótima qualidade de internet. Se sua empresa não trabalha com uma ferramenta de vídeo conferência profissional, tente Skype or Hangout e veja o que funciona melhor pra você. Você já ouviu falar de Trello? Não?!? Então não perca a chance e clique aqui. Trello é uma ótima ferramenta online de compartilhamento de trabalho.

Tenha um local apropriado de trabalho separado do restante das pessoas da sua casa. Ergonometria importa sim. Portanto, tenha uma estação de trabalho confortável. Esse vídeo tem várias dicas legais de como adaptar seu local escolhido sem gastar muito.

Confie nos membros do time! No início pode ser bem complicado trabalhar remoto e não ter idéia o que as outras pessoas estão fazendo. Se estão cumprindo os prazos, e se não estão cumprindo é porque elas tem uma boa razão pra isso. Assim como, você mesma pode se encontrar nessa situação. Portanto, o segredo é confiança. Confiar que todos estão fazendo seu melhor, que todos tem o mesmo objetivo é a única maneira de mater um time saudável.

Por último, eu acredito que tudo que escrivi acima só é possível se sua empresa e seus colegas (inclindo seu chefe) realmente acreditam em gestão por entrega em vez de horas na frente do computador. Portanto, alinhe com todos os objetivos da área e seja feliz!

Dani

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.