O futuro do departamento financeiro

Que o trabalho do financeiro do futuro se tornará mais estratégico e consequentemente menos operacional, já é um assunto que vemos sendo discutido em alguns artigos sobre o futuro do departamento financeiro de grandes empresas de consultoria. E com o avanço tecnológico, é bem possível que áreas inteiras sejam automatizadas e esses trabalhos desapareçam. Se por um lado isso gera incerteza, pelo outro gera uma grande oportunidade para aqueles profissionais que souberem se preparar.

E por isso convido a nós, profissionais da área, a refletir o que isso significa pra nós.

Já bem difundido no exterior, o conceito de Business Partnership (Parceiro de Negócio) será vital pra essa virada dos times financeiros.

Mas afinal o que é ser um Business Partner?

Comunicar e explicar os conceitos financeiros para pessoas não financeiras. É liderar e influenciar as tomada de decisões para além dos números. É instigar os gestores a pensar no longo prazo. É usar o conhecimento financeiro para impulsionar o negócio e gerar um impacto real na empresa.

Mas o que isso realmente significa?

É estar sempre atento a maneiras de aumentar oportunidades de crescimento de receita e lucratividade. É estar envolvido em iniciativas como avaliação de novos investimentos (impacto de caixa e retorno).

Para que todo citado acima seja possível, aqui vão algumas dicas:

  1. Entender as métricas do negócio profundamente;
  2. Sempre colocar o negócio em primeiro lugar (deixe a contabilidade de lado por um instante);
  3. Seja proativo e compartilhe análises antes de sentirem necessidade;
  4. Combine análise qualitativa e quantitativa tanto do ponto de vista operacional como financeira;
  5. Se coloque como parceiro e seja um parceiro pra realizar as ações então sugeridas.

Geralmente esse papel de parceiro de negócio é exercido pelo time de controladoria, mais especificamente pelo time de planejamento. Ainda, algumas empresas desenvolveram a função de analista comercial financeira.

E na empresa que você trabalha, você consegue identificar os Parceiros de Negócio?