De que Design estamos falando?
Relato da primeira aula de Laboratório de Design Transmídia
O que é Design hoje? Quais são suas subdivisões? Quem são as pessoas que trabalham nesta área?
Estudo Publicidade e, no início da faculdade, quando se falava de Design a única coisa que se podia imaginar era um profissional que trabalhava com artes gráficas. “Ah, mas para ser designer tem que ter conhecimento dos softwares da Adobe…”. Esse cenário mudou. O Design mudou. E as habilidades também.
Quando procuramos no dicionário o que significa design achamos tais definições:
- a concepção de um produto (máquina, utensílio, mobiliário, embalagem, publicação etc.), esp. no que se refere à sua forma física e funcionalidade.
- o produto desta concepção.
- desenho industrial
- desenho de produto
- programação visual
- desenho
E sabe o que é mais legal? É que tudo isso junto pode ser design.
Eu definiria Design como projetar uma solução para um problema. E a solução deste problema pode estar num site, aplicativo, serviço, arte gráfica, programação…ufa! Design é projeto.
Na primeira aula prática da Disciplina de Desgin Transmídia discutimos várias formas de atuação do design hoje e, entendemos o panorama desses novos profissionais. Abaixo você poderá ler um pouquinho da sopa de definições que criei a partir das nossas discussões:
- Design de Interação
Apesar de não ter apenas uma definição específica, o design de interação é a projeção da interação entre uma interface e um usuário.
Segundo Guilherme Gonzalez, da UX Collective,
O design de interação é especificamente uma disciplina que estuda a interação (através de uma interface) entre um sistema e o usuário. Ele também pode incorporar design focado em como a informação deve ser apresentada no prazo de um sistema para permitir que o usuário entenda melhor a informação, é muitas vezes considerada a disciplina separada de “design de informação” também.
Então o designer de interação pode ser visto como a pessoa que projetou suas formas de interagir com “aquele app” super legal que você ama.
No entanto, há uma outra forma de enxergar. Se falamos de design de interação abrangendo todo o universo do Design, e não só na perspectiva da existência de uma interface digital, ele pode ser o projeto de uma cadeira ergométrica. Mas não podemos parar por aí. Para entender o trabalho dessas pessoas precisamos entender também o Design de Experiência.
- Design de Experiência do Usuário (UX)
Design de experiência pode ser entendido como aquele que faz estudos e pesquisas com as pessoas para entender suas necessidades, comportamentos e vontades.
Só depois de feitas as análises, esse profissional pode projetar quais os melhores caminhos na construção do produto final. Esse trabalho é feito em conjunto com o designer de interface, que pensará nas interações. Em muitas empresas, esses profissionais podem ser a mesma pessoa.

- Design de Serviços
O Design de Serviços é o responsável por pensar na atuação de uma empresa de ponta a ponta. Desde o conhecimento da marca até a experiência do consumidor na loja, o design de serviço torna as marcas mais próximas das pessoas e os serviços mais personalizados.
Segundo a Wikipedia,
“Design de Serviços é a atividade de planejar e organizar pessoas, infraestrutura, comunicação e componentes materiais de um serviço de forma a melhorar sua qualidade e a interação entre a empresa provedora do serviço e os consumidores.”
- Design de Produto
O Designer de produto, segundo Pedro Renan, do We do Logos é o
profissional responsável por idealizar e harmonizar diversos aspectos de um produto final. Ao contrário do que muitos pensam, o design de um produto não se resume a sua estética, cores e formas. Pelo contrário, este ofício cuidadoso do designer de produtos envolve a escolha dos materiais adequados, a busca da funcionalidade, da facilidade de transporte, da ergonomia, da usabilidade e até do design da embalagem e das imagens que estarão presentes nela, assim como a diagramação de seus textos e criação de logotipo.
Então o design de produto pode ser a pessoa que vai pensar no produto físico ou virtual e em todas as suas funcionalidades.
Por fim, existem várias outras variações de design mas o que fica é que temos uma coisa em comum em todas elas: o centro agora é o usuário. Projetos de design servem hoje para tornar a vida das pessoas mais simples e divertidas.
Que venham novos aprendizados!
