Existe música sem memória?

Dani Vieira
2 min readApr 18, 2020

--

Minha companhia da quarentena tem sido músicas sem passado e sem futuro!

Quando a adolescência acaba, a gente deixa de besteira e passa a ouvir todo tipo de música. Aliás, nós paramos de reclamar de música! Funk, forró, dance dos anos 70…pode tocar qualquer coisa que está tudo certo.

Gosto de ouvir de tudo. Ou quase isso. Mas tenho observado que desde o início da quarentena, as músicas que tem dominado minha playlist e me deixado feliz são músicas do Jack Johnson.

É, lembra daquele cara que tinha um clipe com um macaquinho fofo? Pois então, eu conhecia ele basicamente por essa música. Que descobri recentemente, depois de quatorze anos, que se chama Upside Down. Nunca me dei o trabalho nem de decorar o nome da música! Ouvi Banana Pancakes em um story ano passado, eu acho. Achei legal, mas pulei para o próximo story e segui minha vida.

Jack tem sido meu companheiro de quarentena. Na verdade, sabe esses artistas com músicas que poderiam servir pra passagem de tempo em filme da Sessão da Tarde? Sem ofensas, mas realmente me lembram isso. Essas músicas têm proporcionado um grande alívio - para essa mente ansiosa - em dias tão caóticos.

Sei que tem a ver com o ritmo e o meu humor. Mas me peguei pensando esses dias como essas músicas eram incrivelmente no presente. Permita-me explicar e me diga se faz algum sentido pra você!

Sabe quando você ouve uma música e ela não te alguém específico? Não te leva pra uma situação no passado e nem pra um devaneio sobre o futuro. Nada. Nada é familiar. É apenas bom de ouvir, sabe?

Sigo com outros estilos musicais e artistas que sempre gostei. Músicas carregadas de memórias afetivas e histórias. As minhas histórias. As que eu vivi e as que eu queria ter vivido. Em tempos de lives 24h no Instagram, o que não falta são estímulos para essas memórias.

Ouvir Jack e companhia parece ser uma pausa no tempo. Sem passado e nem futuro. Acho que tem sido tanta informação, medo e pensamentos incertos que acho que o respiro vem dessa pausa. A calma que se paz presente vem em não levar a mente para longe. Recomendo.

Acredito que daqui a uns meses, quando tudo isso passar, essa vai ser a memória que eu terei criado para o In Between Dreams, cd que tenho escutado do Jack. Mas deixarei que a Dani do futuro lide com esses sentimentos.

--

--

Dani Vieira

Esta é uma obra de ficção, qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência. Ou não.