O que aprendi estudando Inovação no MIT xPRO

Danilo Dantas
3 min readJul 27, 2023

Após passar pelo Microsoft Innovation Center como estagiário alguns anos atrás comecei a me interessar bastante pelo tema e agora resolvi me especializar um pouquinho mais no assunto.

Campus do Massachusetts Institute of Technology (MIT) (Foto: Massachusetts Institute of Technology (MIT)/Reprodução)

Foi no MIT que nasceu o conceito de Lean Innovation, lá também estudaram os fundadores de muitas empresas inovadoras como o DropBox, Intel, LinkedIn, Coursera e HubSpot.

O curso tem uma pegada bem objetiva e didática, baseada em cases práticos bem atuais. O curso é bem soft e a didática do professor Sanjay Sarma do MIT é sensacional. As aulas são gravadas, editadas, legendadas em português e disponibilizadas na plataforma para que possam ser assistidas de forma assíncrona.

Brochura do curso de Inovação Tecnológica: da Estratégia à Aplicação do MIT xPRO

Algumas das coisas mais valiosas que aprendi foram:

🧪 Invenção e Inovação são coisas diferentes.

💡 Existem diferentes metodologias para a inovação: Inovação disruptiva, destruição criativa, usuário líder, Design Thinking, Growth Hacking, Open Innovation e Storytelling são algumas delas.

🚚 Não é necessário caminhõõões de dinheiro para inovar. Só uma equipe talentosa, gestão capacitada a altura, CULTURA (principalmente cultura!) e ambientes adequados. As organizações mais inovadoras do mundo não são as que mais gastam.

💀 Se sua organização não inova, ou se inova tarde demais e perde o timming, alguém vai inovar em outro lugar e fazer você desaparecer, simples assim! Inovação não é mais uma atividade secundária e sim uma questão de sobrevivência.

🌎 A inovação não está mais restrita somente a países ricos e desenvolvidos, apesar desses ainda serem os mais inovadores.

🕒 Pode parecer cruel mas na grande maioria das vezes o inventor não é quem gera valor e ganha dinheiro, mas sim quem soube aplicar a invenção de outra pessoa no lugar certo, do jeito certo e no momento certo.

🤖 Nem toda inovação é baseada em tecnologia.

🖥️ Para nós desenvolvedores de software, a XP — Extreme Programming e o Pair Programming são aliados que podem contribuir bastante para melhores escolhas arquiteturais, resultando em softwares mais bem escritos, mais fáceis e rápidos de evoluir e de iterar nas metodologias Ágeis.

💣O Debito Técnico excessivo corrói a capacidade de adaptação rápida da estratégia a inovações disruptivas emergentes no timming adequado.

💲Novos modelos de negócio como por exemplo a Economia Compartilhada ou Direto ao Consumidor também são classificados como inovações.

🏭 Uma melhoria num processo interno também é inovação.

💪 A motivação intrínseca geralmente é mais poderosa do que a motivação extrínseca.

🦖 Não são somente as startups que inovam, é possível inovar também dentro de grandes organizações e através do intraempreendedoríssimo.

👨‍💼 Não são somente os gerentes e diretores que tem capacidade intelectual para inovar. Empresas altamente inovadoras como Google e Tesla estimulam a inovação em todos os níveis!

🥷 Alguns inovadores em série como o Elon Musk foram capazes de inovar de forma bem sucedida em setores muito diferentes, isso indica que inovação é uma skill que pode ser aprendida e aplicada em vários contextos diferentes.

Se você, assim como eu, está diretamente envolvido no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores e também se interessou em aprender mais sobre Inovação e como aplicá-la, a FGV e a Alura também possuem bons cursos livres sobre Inovação, Estratégia e Gestão.

Mais informações sobre o curso de Inovação Tecnológica: da Estratégia à Aplicação do MIT xPRO em português estão disponíveis em https://globalalumni.xpro.mit.edu/pt-pt/inovacao-tecnologica/

--

--

Danilo Dantas

Senior Software Engineer and Microsoft Certified Azure Developer