Carta para Geraldo

Dante Baptista
3 min readAug 13, 2018

--

Oi, Geraldo. Tudo bom com você?

(Tudo, ele diz)

Devo confessar que sou um admirador seu. Sério. Teve um dia que eu estava falando sobre Racionais MC’s, sabe? No último álbum deles, lançado em 2002, você era o governador de São Paulo. Eles ficaram um tempão sem um álbum de inéditas e, quando voltam a fazê-lo, em 2014, quem era o governador de São Paulo? Você! Aposto que nem você sabe há quantos anos você governa São Paulo.

Esse nariz de cera que eu fiz, citando Racionais nessa carta que eu te escrevo é para mostrar que você está há tanto tempo no governo que nem liga mais de servir o povo paulista em sua integralidade. Tanto que é a segunda vez que você abandona o cargo por alguns meses para se candidatar à corrida presidencial (aliás, que fiasco que foi a primeira, né? Meu Deus). Estamos falando de um intervalo de DOZE anos.

Inclusive, é a segunda vez que você tenta concorrer à presidência sem ao menos terminar a linha 4 do metrô. Aquela que estava prevista para 2007 (risos). Aliás, metrô que só é inaugurado a cada quatro anos, e no mês de abril, para você cortar a fita e embarcar… em alguma eleição.

Você já nos deixou, e nesse período o Cantareira voltou ao volume morto, mesmo você tendo dito que contornou a crise hídrica; as obras do Rodoanel Norte (aquelas, você sabe…) não passam perto de andar e a gente sequer vê outras movimentações no Estado que mereçam destaque.

E convenhamos: ainda faltam explicações claras sobre aquele apelido numa tal planilha e sobre o que foi feito com os valores recebidos. Sabe como é: diferente do estado de São Paulo, no resto do país não é só o empresário que é punido em casos de propina, desvios ou negociatas entre empresas e governo. Além disso, precisamos de explicações sobre os casos de problemas com a merenda, que envolveram, inclusive, o ex-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Mas, voltando ao que eu disse no começo dessa carta, eu sou um admirador seu, Sant.. ops, Geraldo! As coisas acontecem nos governos do seu partido e nada afeta sua popularidade. Você ganha eleições como o Neymar cai em campo. Sempre. Na última, você foi vencedor em todos os municípios paulistas — são 645 — exceto por UM! É muita coisa.

Sabe por que eu estou te escrevendo, Geraldo? Porque com mais de 5 minutos de TV (o PT tem pouco mais de dois), Bolsonaro e Ciro com menos de um minuto, o apoio do mercado e Lula preso, você sabe que essa é a sua chance de vestir a faixa presidencial. Se não for agora, não vai ser mais. Te escrevo porque você é, sim, o favorito a vencer as eleições. E por isso eu quero te pedir uma coisa e te lembrar de outra:

- Faça com o Brasil diferente do que você fez com São Paulo. Obras precisam terminar

- O programa de governo, que tem a popularidade de um seriado da Netflix (3%, já assistiu?) foi patrocinado pelo partido que você preside. Ou seja, você vai ter que defendê-lo, querendo ou não.

Até outubro, Geraldo. Eu sei que, de Santo, você só tem um nome numa planilha.

Um abraço.

--

--