HACKATHON: O que é, e porque vale a pena.
“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.” — John Dewey
A tecnologia hoje dita as regras dos negócios em geral. Uma empresa que busca controle, eficiência e excelência nos seus processos de trabalho está sempre disposta a investir em inovação e tecnologia. A necessidade de desenvolvimento de estratégias voltadas a captação e estimo a inovações, em especial, na área do TI são o pano-de-fundo perfeito para o surgimento de hackathons.
Hackathon, vem da união de hack, e marathon. E seu significado, dado os termos anteriores, é bem elementar. Uma competição em formato maratona, onde os participantes desenvolvem soluções, como data mining, desvendar códigos, desenvolvimento de soft e/ou hardwares, ou até mesmo soluções de de Design. Tudo isso em uma jornada ininterrupta de tempo, variando de horas até semanas.
Eventos desse tipo trazem consigo um importância que transcende questões pessoais e de organizações. O ambiente de imersão em grupo durante dias em uma ideia que traga algum benefício, seja este financeiro ou de caráter social, ajudam a formar novos empreendedores, profissionais com visão holística e acima de tudo, a cultura de desenvolvimento contínuo e democrático entre os envolvidos.
E você, já participou de um Hackathon? O que tem a dizer sobre a experiência?
