O incrível ninja Jiraiya

Sucessooooor de Togakure, Jiraiya!

data detox
22 min readMay 15, 2017

Dando o pontapé inicial, esse post é o começo de uma (talvez) série que eu (pretendo) vou fazer sobre os Tokusatsu que eu estou (re)assistindo recentemente. A ideia aqui não é fazer críticas e nem nada do tipo, a ideia é apenas escrever as minhas opiniões sobre as séries e falar sobre algumas curiosidades, mas apenas as que eu souber, não farei copy/paste de coisas da Wikipedia.

Estou assistindo tanto algumas coisas mais antigas que passaram aqui na época da Manchete como Jaspion, Changeman, Cybercop, Kamen Rider RX e cia., como alguns mais atuais e que não passaram aqui como Garo, Gokaiger, Kamen Rider Gaim, Ninninger, entre muitos outros, então vai ter bastante conteúdo se essa série vingar.

Antes de começar com o conteúdo relacionado ao sucessor dos Togakure, vou dar uma breve explicada sobre o que são Tokusatsu.

A palavra Tokusatsu é uma abreviação da expressão Tokushu Satsuei, que significa ‘filmes de efeitos especiais’. Dentro desse gênero existem diversas franquias, são elas:

Janperson, Jaspion e Metalder
  • Metal HeroJaspion, Jiraiya, Spielvan, Metalder, Jiban, entre outros, é a franquia produzida pela Toei que conta geralmente com um protagonista ou uma equipe pequena sendo a parte dos mocinhos. Essa foi a franquia que mais teve séries exibidas no Brasil, 10 das 17 produzidas.
Changeman e Gokaiger
  • Super SentaiChangeman, Flashman, Maskman e todos os outros times super coloridos, essa franquia está em atividade desde 1976 e todos os anos desde então uma nova equipe de heróis é apresentada.
RX, o primeiro Kamen Rider e o Wl
  • Kamen Rider — Tirando o Black e o RX que foram os únicos exibidos no Brasil, a franquia que tem mais de 40 anos é enorme, teve seu início no mangá e logo virou série e existe até hoje.
Ultraman clássico, Tiga e Saga
  • Ultraman — A Família Ultra é franquia Tokusatsu mais antiga e existe a mais de 50 anos, ela conta também com animes e quadrinhos no seu canône. No Brasil passaram apenas algumas séries como Ultraman, Tiga e Seven.
Garo e Cybercop
  • Sem categoriaCybercop, Garo, Machine Man, Patrine e diversos outros que não se encaixam nas franquias citadas acima.

Agora sim, Jiraiya!

Assisti a série completa entre Abril e Maio de 2017. Não lembrava de muitos detalhes (o que eu achei ótimo), então tive uma experiência quase que nova assistindo.

Originalmente a série estreiou no Japão em 1988 e conta com 50 episódios. Aqui no Brasil ela foi exibida pela primeira vez em 89, na finada Manchete.

Jiraiya faz parte da franquia dos Metal Hero e representa a 7ª geração do estilo, saindo completamente da linha que estava sendo traçada com os policiais espaciais e todo aquele visual metálico/futurista.

Kanin Chang Kung-Fu, Kan-nin Dragon e Rainin Wild

Aqui temos uma história voltada aos ninjas ao redor do mundo, acompanhamos mais precisamente a 34ª geração dos Togakure, uma família que não tem dinheiro e nem alunos na escola deles, mas são responsáveis por proteger metade de uma inscrição sagrada onde está guardado o paradeiro de Paco, que é explicado sendo uma cápsula do tempo que veio de outro planeta, simples assim.

O herói que nós acompanhamos nessa jornada é Touha, um jovem que foi adotado quando criança pela família Togakure. Além do padrasto Tetsuzan Yamaji, ele convive também com seus irmãos adotivos Manabu e a jovem ninja Kei.

Um ponto interessante sobre a série, é que os vilões, pelo menos a grande maioria, são humanos normais e não monstros, e mesmo assim o Jiraiya mata a grande maioria sem ressentimento algum, um verdadeiro ninja.

Design dos ninjas

Uma das coisas que eu mais curti assistindo de novo, foram os designs dos ninjas, lógico que nem todos são bons, mas a grande maioria é maravilhosa, separei aqui alguns que eu gostei muito e o porque eu gostei tanto assim deles.

Kinin Reiha, a kunoichi aliada de Touha tem o visual que eu mais gosto entre as ninjas mulheres da série, esse capacete da um visual completamente diferente do esperado para um ninja.

Rōnin Haburamu, esse visual meio gótico com um toque de BDSM me chamou a atenção logo no primeiro episódio onde vemos uma pequena cena dele. Ele não aparece muito na série, o que é uma pena.

Barão Owl, o ninja que eu mais queria ver o rosto e não ví, fiel aliado de Touha na luta contra os Feiticeiros. Por se tratar de um ninja vindo da Inglaterra, ele tem um visual bem mais puxado para um cavaleiro do que para um ninja.

Dell-Star, esse é o meu favorito, a história dele é muito boa, o visual então, quando ele apareceu a primeira vez fiquei muito feliz de não lembrar dele, o tornou essa experiência do primeiro impacto muito maior/melhor.

Algumas curiosidades

Como havia falado na introdução, não ficarei caçando curiosidades sobre a série e nem ficarei dando copy/paste em coisas da internet, vou listar apenas as coisas que eu realmente souber.

O mestre e padrasto de Touha, Tetsuzan Yamaji, é interpretado por Masaaki Hatsumi, um mestre de verdade na arte ninja.

A bruxa Aracnin Morgana é interpretada pela finada Machigo Soka, que interpretou uma série de vilãs no universo Tokusatsu no decorrer da sua vida, mas ficou conhecida no Brasil por pelo papel de ninguém menos que Rita Repulsa, dos Power Rangers. Para saber mais sobre ela, veja esse vídeo.

Tanto o Jiraiya da série quanto o de Naruto, vem de um personagem do folclore japonês chamado Jiraiya Gōketsu Monogatari.

O ninja aliado Yanin Spiker é interpretado pelo mesmo ator que fez o Blue Mask na série Maskman.

Manabu, irmão do protagonista, deu vida ao Ranger Amarelo em Zyuranger, que foi a série usada como base para o Power Rangers clássico, então a Trini (Ranger Amarela) quando estava transformada na verdade era o irmão do Jiraiya.

Jiban também participou da série, ele foi o ninja Kaminin Oruha, e justamente por esse papel ele foi chamado para dar vida ao policial Jiban na próxima temporada dos Metal Hero.

O ator que interpretou o amado/odiado Macgaren em Jaspion também participou como Kazenin Mafia. Como ele aparece apenas em alguns episódios sem a máscara, acredito que nos demais episódios ele foi interpretado apenas pelo dublê de ação do personagem.

Quem interpreta a ninja francesa Catherine, é uma equivalente a Xuxa na França, essa eu fiquei sabendo recentemente através desse vídeo.

Na versão original o tema Olimpíadas não existe, mas sabiamente a Toei aproveitou que o lançamento da série foi em 1988, o mesmo ano da edição dos Jogos Olímpicos de Seul, e usou isso a seu favor para exportar a série para outros países, por isso existe a Espada Olímpica, Consciência Olímpica e o Olimpic Laser.

Quem deu as caras na série foi ninguém menos que Kenji Ohba, um dos ícones do Tokusatsu, responsável por dar vida ao primeiro herói Metal Hero de todos, Gavan.

Encerrando as participações que eu notei, Hayate, mais conhecido como Change Griffon, participa como o ninja Janin Aman Negro.

Em 2015 Jiraiya participou de um episódio 34 do Super Sentai Ninninger. Para o episódio a abertura clássica da série foi refeita, além de uma nova versão da sua armadura. No episódio acontece mais uma coisa que eu não vou escrever aqui porque seria um spoiler muito grande em relação ao final da série.

Uma versão repaginada da maravilhosa Benikiba vai aparecer no filme Uchuu Keiji Gavan VS Tokusou Sentai Dekaranger que vai sair no segundo semestre de 2017, o mesmo longa vai contar com ninguém menos que Macgaren.

Sobre os episódios

Tenho o costume de fazer anotações curtas (na maioria das vezes) sobre as coisas que eu assisto, e foram essas anotações que deram início a ideia de começar a escrever sobre os Tokusatsu que eu estou (re)assistindo.

Primeira vez que Touha se apresenta como Jiraiya

01 — Paco, a cápsula miraculosa

Curto muito quando não perdem muito tempo explicando como as coisas funcionam nesse primeiro episódio da série. Em 10 minutos tudo já foi explicado, os personagens principais já foram introduzidos, incluindo os vilões. Após as introduções, o herói veste a sua armadura pela primeira vez e usa sua Espada Olímpica para fatiar alguns Karasutengus, capangas de Família dos Feiticeiros. No final somos apresentados ao Barão Owl.

02 — Barão Owl, o imperado ninja

Logo de cara o Barão Owl da uma surra no Touha, na sequência temos a primeira aparição da Reiha ❤ Para encerrar o episódio, Barão Owl dá um aparavoro no Jiraiya e vai embora.

Clássico da Toei

03 — A esmeralda

Mal começa o episódio e já temos uma das maiores pérolas da série: um boneço de pano sendo arremessado no penhasco da Toei; Aparece pela primeira vez o personagem cômico Rakuchin, o vidente meia-boca.

O ninja gótico/BDSM Rōnin Haburamu está atrás de uma esmeralda e é enganado pela Família dos Feiticeiros para atacar Jiraiya, mas no final os dois se tornam aliados.

Kei Yamaji também é Himenin Emiha!

04 — A retomada da inscrição

O ninja caquético Kanin Chang Kung-Fu aparece e usa uma espécie de jutsu para tirar a coragem do Jiraiya. Kei, sua irmã, usa pela primeira vez a sua armadura de Himenin Emiha. O vilão do episódio é o primeiro humano que Touha manda pra cova.

O lagartão dando uma surra nos Feiticeiros

05 —O roubo da Espada Olímpica

O ninja que se transforma em lagarto, Igyōnin Beni Lagarto, é um colecionador de espadas que está focado em conseguir tomar a Espada Olímpica. Momento tenso do episódio fica por conta do Manabu falando que vai fazer um harakiri/seppuku, que é uma forma de suicídio que fazia parte do código de ética dos samurais. No final o vilão falha miseravelmente se tornando também aliado do Jiraiya. Outro aliado da as caras pela primeira vez, Yanin Spiker, parceiro de Reiha.

06 — O mistério dos mistérios

Aparece o ninja Otonin Uhaya, que faz uma espécie de Genjustu usando uma flauta. Depois de enfrentar e escaparem das ilusões do flautista, Jiraiya, Reiha e Spiker mandam o vilão para a vala.

O ninja contrabandista de peles de animais

07 — O caçador da selva

Manabu fica indignado ao saber que os animais entrarão em extinção, isso serve de gancho para o tema do episódio que envolve o ninja Jūnin Makumba que trafica peles de animais em troca de armas para os guerrilheiros da Africa. Jiraiya manda mais esse para a cova.

Uma das melhores técnicas ninja da série

08 — O anjo da paz

O ninja das Arábias Gōnin Abdad aparece e encomenda a morte da sua sobrinha pelas mãos dos Feiticeiros de Dokusai. Depois do plano furado ir pelos ares, Jiraiya manda o vilão do episódio pro inferno.

Minha parte favorita do episódio é quando a Kei, irmã de Touha, usa uma técnica ninja para criar uma máscara com o rosto de uma pessoa. No final, Jiraiya carimba mais uma passagem para o inferno.

09 — A emboscada

Depois de um plano r-i-d-í-c-u-l-o, a gangue do Dokusai consegue capturar a Rei e pedem a metade da inscrição em troca da vida dela. Depois de falharem mais uma vez, a Família dos Feiticeiros levam mais uma surra. A parte triste foi que o Dokusai engana o Barão Owl e manda ele pra vala 😭

Dragão que o Kan-nin Dragon usa/transforma na luta

10 — A vingança de Kung-fu (parte 01)

Episódio polêmico em que uma criança da drogas para o Manabu e ele fica descontrolado quebrando coisas pelas ruas. Eu estava muito ansioso pra chegada dessa parte porque era uma das poucas que eu lembrava bem por ser um momento de transição da série. O ninja pé-de-cana Kan-nin Dragon aparece com ninguém menos que o filho de Kanin Chang Kung Fu 😱

Juntos eles dão uma surra no Jiraiya deixando a armadura dele quase destruída.

Armadura com upgrades

11 — A vingança de Kung-fu (parte 02)

Jiraiya continua levando uma surra, mas Reiha e Spiker aparecem para salvá-lo, Os olhos dela brilham e liberam uma energia na Espada Olímpica, que deixa os inimigos atordoados e Reiha fica inconsciente.

Tetsuzan vai ao encontro de um gringo, que é seu ex-discípulo, chamado Dr. Smith, que apresenta um upgrade para a armadura despedaçada de Touha.

Com a armadura nova, que agora conta dom ombreiras, uma arma laser e um óculos moderno, Jiraiya manda os vilões pro limbo.

Apenas mais um dia na Família dos Feiticeiros

12 — A promessa do amor

História de amor envolvendo um ninja fugitivo e sua filha, e o caçador de ninjas Kaminin Oruha, ninja com técnicas envolvendo papel e origamis que lembra as coisas que a Konan de Naruto faz.

No final o ninja fugitivo morre pelas mãos dos feiticeiros, e descobrimos o amor proibido entre a filha dele e o caçador de ninjas. Jiraiya não mata ele no final e sim o faz pensar sobre o caminho ninja que ele estava seguindo.

13 — As sete sombras

A família dos Togakure partem para um vilarejo com o intuito de treinarem, mas são atacados pelo ninja Sainin Gyüma e um trupe de ninjas que sequestram a Rei, que continua sem memória. Jiraiya manda o vilão meia-bomba pro inferno e salva a Rei.

Pai, filha e um canhão

14 — O franco atirador

O ninja com a arma mais multifuncional da série aparece, Bakunin Homem-Míssil, ele usa uma bazuca que dispara um missíl enorme e ainda serve como jetpack, além de ter refil infinito.

A família dos feiticeiros está aprontando e explodindo coisas usando um canhão gigante acoplado em um carro. No final o Homem-Missíl destrói a arma dos feiticeiros e se torna aliado de Jiraiya.

Manin Luana aterrorizando a Europa na Idade Média

15 — A maldição lendária

O ninja gótico Haburamu sem querer desperta a bruxa Manin Luana (o que esse nome te lembra, hein?). A bruxa aterrorizou a Europa e havia sido aprisionada, morta e enterrada nas profundezas, agora que está de volta ela quer sangue e ataca todos sem distinção. No final Jiraiya manda ela de volta para as profundezas.

Jiraiya debaixo d’água

16 — A cruzada dos ninjas

A Família dos Feiticeiros cria a Unidade de Ninjas Especiais, que é composta por Fire, Water, Tree, Land e Stormin para liquidarem Jiraiya. Após eliminar todos, os Feiticeiros colocam todas as habilidades desses ninjas em um ciborgue que usa o corpo de Stormin e o batizam de Kazenin Mafia.
Esse é o primeiro episódio que aparece uma cena que simula o fundo d’água, eu curto muito essa solução que eles usam de colocar umas bolhas subindo na frente e um fundo azul apenas. No final o ciborgue se torna mais um aliado de Jiraiya.

17— A estrela das trevas

Somos apresentados a uma armadura demoníaca chamada Satan, quem veste ela se torna ninguém menos que Ashura (um ser demoníaco da mitologia Hindu). Um ninja chamado Yuji pretende colocar as mãos na armadura para ganhos próprios no mundo ninja e alia a Família dos Feiticeiros.

Aparece mais uma kunoichi na série, Haninin Yumeha, ela também pretende colocar as mãos na armadura, mas para fins melhores do que os de Yuji, mas no final é ele quem bota as mãos nela se Transformando em Satan Ashura :O

Jiraiya contra Satan

18 — A vingança de Agnes

Continuação direta do episódio anterior, Satan Ashura continua dando uma surra em Jiraiya e Yumeha, mas eles conseguem escapar. Depois da cena que Tetsuzan e Manabu estão tomando banhos sem roupa numa casa de banho, Jiraiya e Yumeha aparecem bolando um plano para derrotar o inimigo e no final tudo acaba bem.

Conversa entre Satan e Dokusai:

De hoje em diante você vai chamará Manin Kurokiba.
Cale a boca Dokusai, eu não recebo suas ordens!
O quê???

Parchis, Touha, Barão Owl e um dos Karasutengus

19— A invasão

Kenin Parchis, o ninja mestre em disfarces (tanto de pessoas quanto de animais) aparece como parte de mais um plano furado da Família dos Feiticeiros. Depois de todas as trapalhadas envolvendo o vilão e os Feiticeiros darem errado, o vilão escapa e tudo acaba bem para os Yamaji.

Barão Owl volta magicamente a vida ❤ Sem muitas explicações, mas parece que ele voltou a vida porque falou “Senhor me daí forças!” antes de morrer.

20 — Procura-se Jiraiya

Episódio com uma pegada de Velho Oeste, onde Jiraiya é um “procurado”. No meio da história Touha inventa de transformar a academia dos Yamaji numa aula de aeróbica só para mulheres.

De quem foi essa ideia?

O ninja pistoleiro e violeiro Rainin Wild vai atrás de Jiraiya, mas no final acaba se tornando mais um aliado. A parte mais trash/tosca da série acontece nesse episódio onde os dois ninjas lutam contra um touro mecânico.

Um fato curioso, é que no episódio 1 onde é mostrado esse mesmo ninja, ele era interpretado por um ator negro e ocidental, mas nesse primeiro episódios que ele aparece de fato, ele é interpretado por um ator asiático.

21 — A ira da Lua

Misteriosamente a gasolina do mundo sumiu e descobriram que quem fez isso foi Seinin Allan, um ninja que faz parte de uma clã que vive no deserto e servem as caudas da Natureza. Mesmo sendo um dos ninjas mas fortes da série, ele é facilmente enganado pelos Feiticeiros e luta contra Jiraiya, ao descobrir que estava sendo enganado, se alia ao herói e botam a família dos vilões para correr.

22— A dimensão da amizade

Kei faz amizade com uma garota que sofre bullying das garotas da escola. Kanin Parchis aparece de novo e causa muitas confusões com a suas transformações. Durante uma confusão envolvendo os Feiticeiros, as garotas valentonas da escola e Emiha, que sozinha da um apavoro na gangue dos Feiticeiros.

No final acontece mais um embate sem solução envolvendo Dokusai, Parchis e Jiraiya onde os vilões fogem.

Entre um plano e outro, os Feiticeiros jogam uma partida de sinuca

23— O sequestro dos cientistas

Tetsunin Steel, que faz parte de um clã que quer usar a tecnologia para o mal, ataca uma convenção de tecnologia para sequestrar alguns cientistas. Depois de explicar seu plano mirabolante, se juntar aos Feiticeiros e ser deixado pra trás, Steel é derrotado por Jiraiya.

Os ninjas do bem reunidos

24 — O capitão pirata

Episódio da água, onde o ninja aquático Suinin Tubarão Mor se alia aos Feiticeiros para colocarem as mãos em um valioso tesouro. Em meio a confusão envolvendo os vilões e os mocinhos, Dokusai está prestes a eliminar a ainda inconsciente Reiha que instantes antes da morte recobra a memória e se defende do golpe fatal.

Touha não manda o vilão para o caixão, apenas destrói a sua arma e deixa ele fugir.

Altar de sacrifício dos animaizinhos para o Deus Dadáh

25 — O rapto dos animais

Junin Makumba é ressucitado pelo seu irmão gêmeo que tem o mesmo nome. Mais um episódio falando sobre a importância de salvar/cuidar dos animais. No final Touha faz aquilo que sabe de melhor: mandar o vilão para a cova.

Crucificação de crianças

26 — A primavera de Emiha

Dessa vez é o Kaminin Oruha, o ninja dos origamis, quem retorna. Episódio com direito a crucificação de crianças, capangas de terno usando máscaras de hockey e mais uma vez Dokusai fugindo de Jiraiya.

27 — Jiraiya, o inimigo de Touha

No começo do episódio parece que o Joselito tá pregando peças no Touha, até aquela cena clássica do personagem onde ele enfia um cabo de vassoura na roda de uma bicicleta acontece. Mas não era ele, era um personagem X, que é vivido pela lenda Kenji Ohba, tentando roubar a armadura do Jiraiya.

Adolf Sugitani e seu visual diferentão

28 — Quem sou eu

Aparece uma vila de ninjas dos Togakure cheia de crianças treinando. Na sequência um dos vilões com o design mais diferentão aparece, é o Adolf Sugitani e pela primeira vez falam sobre a mãe do Touha.

Jiraiya manda o vilão para a cova e tuda volta ao normal.

Aliados e inimigos de Jiraiya

29 — A revolta do pequeno ninja

Manabu tem uma crise de pré-adolescente e causa vários problemas envolvendo o Kazenin Mafia e Jiraiya. Primeira aparição de Dorothée, a Xuxa francesa, como Catherine. Mais uma luta sem um final definitivo entre o nosso herói e Dokusai.

30 — O ninja solitário

Participação do Hayate, Grifon dos Changeman como Janin Aman Negro. Episódio daqueles com carga emocional lá em cima envolvendo um embate entre discípulo matando o mestre. No final Jiraiya manda mais um pra cova.

Reiha e a ninja Catherine

31 — A espada Shinguen

Os episódios estão começando a misturar vários ninjas, nesse temos Beni Largarto, Kenin Parchis e Catherine (agora como ninja) atrás de uma espada francesa. Aparementemente Parchis foi passado dessa para melhor por Jiraiya.

32 — A percepção extrasensorial

A ninjas Emiha, Reiha e Yumeha

Fantasmas assombram um internato para mulheres e a Kei vai investigar. O vilão que volta a das as caras após ter sido retalhado é Otonin Uhaya, o ninja flautista. A explicação para o seu retorno foi porque a Família dos Feiticeiros remendou ele.

Mei, uma garota com poderes adormecidos é alvo da Família dos Feiticeiros mas no final ela mesmo acaba botando Dokusai para correr e Touha elimina mais uma vez Uhaya.

33 — A guitarra cobiçada

O ninja pistoleiro Rainin Wild aparece novamente e desafia Jiraiya para uma luta. Em determinado momento ele toca ‘Ó querida, ó queriiiiida, ó querida Clementina’.

Depois de mais uma plano furado e um esconde-esconde com uma tal de chave para encontrar um projeto de uma nova arma, Jiraiya e Rainin duelam amigavelmente e firmam mais ainda a sua amizade.

Gomaz contra Deus Jirai

34 — A caveira assassina

Episódio tenso, os feiticeiros invocam um monstro gigante, cuspidor de fogo e feiticeiro chamado Gomaz. Na sequência as partes da inscrição finalmente são unidas e o paradeiro do tão falado Paco é revelado. Na busca pelo famigerado tesouro perdido, eles encontram nada menos do que um robô gigante ninja.

Deus Jirai, o robô gigante do nosso herói

35 — O desafio dos Togakure

Continuação direta do episódio anterior, Jiraiya finalmente consegue se juntar ao Deus Jirai.

Depois de destruírem o monstro Gomaz, eles botam a Família dos Feiticeiros pra correr e o sucessor dos Togakure manda pra cova dois integrantes daquele Comando Assassino.

Esses é um dos robôs gigantes com o visual mais sinistro que eu já ví, pena que não será muito usado na série pelo o que eu me lembro.

36 — O feitiço do gato preto

Episódio todo misterioso, feitiçaria, tarô, roupas espalhafatosas e um ninja com nome de Yaminin Devil Cat. O ponto alto das falas é o vilão estar indignado porque nem todas as jóias do mundo são deles e soltar um:

‘Onde já se viu, jóias para porcos…’

Para encerrar, Jiraiya manda mais esse para o caixão.

Quero ser assim quando tiver 2300 anos

37 — O homem de 2300 anos

Episódio explodidor de mentes. Eu não lembrava desse Uchinin Dell-Star, que personagem maravilhoso, tanto pelo visual quanto pela história. A bruxa Aracnin Morgana também da as caras para se juntar a Família dos Feiticeiros na empreitada tentando derrotar Jiraiya.

No final Jiraiya leva uma surra de Dell-Star.

A Família dos Feiticeiros e a nova parceira Aracnin Morgana

38 — As mil e uma faces

Continuação direta do episódio anterior, o negócio começa pegando fogo, Jiraiya continua apanhando do Dell-Star e na sequência apanha de Dokusai e pra finalizar, apanha também da Morgana. Emiha e Barão Owl aparecem para salvar Touha.

Mais um embate sem solução entre o nosso herói e Dokusai, com direito a um momento maluco onde ao quebrar a máscara do vilão, vemos o rosto de Tetsuzan Yamaji, mas no final o velho explica que foi apenas um truque do vilão (será?).

39 — A conspiração de Morgana

Morgana leva um bando de crianças para omeio do mato falando que vai ensinar para elas a verdadeira arte ninja. Mas o que ela queria mesmo era recrutar eles para serem aqueles pássaros dos Feiticeiros.

Dokusai e Dell-Star conversam e se desentendem. No final rola uma lutinha entre Jiraiya e Morgana, mas sem conclusão nenhuma.

40 — A traição

Uma misteriosa ninja chamada Hōnin Jane aparece pedindo ajuda da família dis Togakure, ela da uma das explicações mais complicadas sobre Paco:

— Há 10 dias, quando praticava astrologia, encontrei-me com uma nissei do Brasil que me pediu pra ler sobre Paco, e na era de Edo, no governo de Tokugawa havia um servidor ninja de Higa, que descendia de Hatori Hanzo, e segundo ele, Tokugawa também teve sucesso na escavação de Pako.
— Como é que é?
— Mas foi como Shutoko Taishi, não conseguiu usar Paco, e desenhou o local no mapa onde novamente foi enterrado Paco.

Visual da Jane transformada

Quem retorna dos mortos dessa vez é o ninja que agora se diz imortal, Parchis. Kazenin Storm e Rainin Wild também aparecem para ajudar o nosso herói.

O design da Jane transformada é bem diferente também, é meio medieval. No final da história ela se sacrifica para tirar o sucessor dos Togakure da caverna que ela mesmo havia se com metido ele.

41 — Olímpica vs. Satã

A espada o Jiraiya começa a se mover sozinha e leva ele ao encontro da espada Satã. O colecionador de espadas Beni Lagarto aparece e é possuído pela espada Satã, depois ela é tomada pelo dono original, o Dell-Star e finalmente rola um embate sério entre as duas espadas do episódio, mas sem decisão nenhuma.

42 — Adeus, mamãe

Aperece uma mulher chamado Akiko que é extremamente parecida com a finada mãe de Manabu e Kei, que descobrimos que foi morta por ninguém menos que Dokusai. É descoberto que Akiko na verdade estava trabalhando para o ninja Sainin Gyūma, que é mais um que voltou a vida sem muita explicação.

Após destruir o inimigo, os Togakure libertam Akiko.

43 — O indomável Strover

Balde de água-fria na sequência de episódios legais. Um ninja aleatório que possui um braço mecânico chamado Strover aparece para tentar matar Jiraiya. Ele usa seu golpe e tira temporariamente a visão do nosso herói, obrigando ele a superar esse desafio e mandar o vilão pra cova sem enxergar.

Benikiba usando seu golpe pela primeira vez na série

44 — O poder do amor

A família dos feiticeiros tem um plano digno de Dick Vigarista e tenta usar o Homem Míssil para destruir o Deus Jirai. Após mais um fracasso, vemos pela primeira vez Benikiba e Jiraiya em um embate quase sério, mas no final ela e seu pai, Dokusai, conseguem escapar.

No final o Homem-Míssil tem uma crise existencial, mas logo volta a sí.

45 — A ponta da esperança

Episódio dramático envolvendo os Feiticeiros, Togakure, Kaminin Oruha e da sua amada Kazumi.

No final rola um embate mortal entre Oruha e o chefe dos Kaminin, que termina com a morte do ninja apaixonado e de sua amada, ambos sobem aos céus em um origami gigante feito pelo Deus Jirai (isso mesmo que você leu). Jiraiya aparece e manda o chefe dos Kaminin pra cova.

Os agora amigos Barão Owl, Storm e Wild

46 — Amizade perdida

Clássico episódio para mostrar o poder da amizade. Com um plano simples, porém não tão furado quanto as anteriores, Dell-Star e os Feiticeiros se unem para afastar todos aliados de Jiraiya.

Após os aliados descobrirem que foram enganados, se voltam contra os verdadeiros vilões e tudo acaba bem. Descobrimos que até o vidente Rakuchin é ninja.

47 — Manabu e seu primeiro amor

Não esperava um episódio tão lerdo em plena reta final. Manabu está apaixonado, a Família dos Feiticeiros controla o Seinin Alan e faz ele transformar o Deus Jirai em pedra. No final Jiraya liberta Alan e o Deus Jirai corta un míssil com a espada.

O famigerado Paco

48 — O aparecimento de Paco

Paco aparece e descobrimos que ele é uma energia que veio do Planeta das Trevas com o intuito de destruir a Terra, mas se apaixonou pela beleza do nosso planeta e mudou de ideia. Jiraiya aprende o golpe da Consciência Olímpica e parte ao encontro da penca de vilões que estavam atrás do Tesouro dos Céus.

Climão de season/series finale tomando conta.

Tchau Dokusai!

49 — O último confronto

Quebra-pau entre os feiticeiros e a trupe toda dos Togakure. Jiraiya finalmente acaba com Dell-Star e sua Espada Satã. Em seguida Morgana faz um Edo Tensei e traz TODOS os ninjas mortos de volta. Dokusai usa uma magia secreta dos Feiticeiros e simplesmente fica GIGANTE do tamanho do Deus Jirai 😱

Quase todos os vilões reunidos para uma surra final

50 — Adeus, Espada Olímpica!

O gigante Dokusai leva uma surra do Deus Jirai e volta ao tamanho normal. Seguindo a recomendação de Paco, Jiraiya arremessa sua Espada Olímpica dentro do Deus Jirai, onde tanto a espada quanto o robô somem subindo aos céus.

Ele também cospe fogo por esse “portal”

Na sequência acontece o embate final entre Tetsuzan e Morgana, e o sucessor dos Togakure contra Dokusai. Mesmo sem a sua Espada Olímpica, o ninja vence usando a espada do seu mestre, em certo momento a máscara do vilão é novamente quebrada e é revelado que Dokusai não tem face, o que aparece no lugar do rosto é um tipo de portal.

No final, Retsuga e Benikiba escapam com vida.

Conclusão

Simplesmente amei a experiência de assistir algo que eu acompanhei numa época tão boa e saudosa da minha vida como final dos anos 80 e começo dos 90. Foi muito bom também não lembrar de muitas coisas da trama, o que em alguns momentos me fez assistir uma leva de episódios de uma vez porque eu precisava de qualquer jeito saber o que iria acontecer.

Reiha e Jiraiya ❤

Vejo essa série como um ponto fora da curva, ela veio logo depois de Metalder e antecedeu Jiban, que mesmo sendo diferentes, seguem uma mesma linha, mas Jiraiya foi diferente em colocar como protagonista um jovem normal sem poderes especiais, que mora numa casa que todos os vilões sabem o endereço e pra lutar quando eles, ele veste uma armadura ninja e depois volta pra casa normalmente.

Black Storm, o Nissan 300ZX 1988 customizado do herói

É um detalhe, mas achei interessante o fato da família dos ninjas do Dokusai não terem uma base oficial, em diversos momentos da série eles aparecem reunidos em locais um tanto quanto aleatórios, passando a impressão de estarem sempre em movimento.

Finalizando, pra quem curte a temática ninja, visuais espalhafatosos, pouca explicação e muitas rochas de isopor rolando, é um prato cheio e eu recomendo. Pra quem assim como eu ama Naruto, vai achar interessante e acabar fazendo algumas comparações entre coisas do mundo ninja que aparecem em ambas as séries.

O próximo será sobre Cybercop, que tem algumas histórias meio bizarras envolvidas, na sequência mas não nessa ordem, vou fazer de Changeman, Flashman, Ninninger, Jaspion, Garo, Gokaiger e Kamem Rider Gaim, por enquanto.

--

--